sexta-feira, 9 de junho de 2017

Valeu (¨só¨) pela vitória!!

Até porque o futebol mostrado pelo Criciúma no 1 a 0 pra cima do CRB foi, novamente, de baixa qualidade!! Pelo que vi, o time de Luís Carlos Winck rendeu menos do que contra o Luverdense e até na derrota para o Juventude. Massss...desta feita, ganhou uma partida que dá discreto alívio na situação ruím em que se encontra o Criciúma na tabela do Campeonato Brasileiro. Se o importante é vencer, os três pontos foram conquistados e ressurgem esperanças de que as coisas passem a ser diferentes! Importante frisar, contudo, que a vitória não pode esconder as conhecidas deficiências do time! O Criciúma continua demonstrando problemas no sistema defensivo, no setor de armação do meio-campo e também na parte ofensiva! E, mesmo assim, há jeito para que a equipe entre numa fase de crescimento dentro da competição?? Com esses jogadores acho pouco provável!! A não ser que venham reforços pontuais ou Winck consiga a fórmula ideal para tirar “mais leite dessa pedra”!!

Avaliações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ teve pouco trabalho. Mesmo que o CRB tivesse até ficado mais tempo com a bola e mostrado volume de jogo, não ameaçou com perigo a meta tricolor! Nota 6.

DIOGO MATHEUS atacou pouco...e o jogo pedia isso!! E, numa das poucas investidas ofensivas, cruzou pra área aos 9 minutos do 1º tempo. A zaga do CRB afastou mal e Caio Rangel aproveitou pra marcar o gol da vitória! Nota 5.

Outra vez gostei do comportamento de RAPHAEL SILVA. É o tipo do jogador que sabe dos seus limites técnicos, mas sempre demonstra raça e espírito de luta!! Com certeza, um dos melhores do Criciúma em campo! Nota 7.

O zagueiro EDSON BORGES parecia preocupado com o fato de estar estreando. No início da partida, inclusive, errou algumas bolas fáceis! Tem porte físico e bom currículo!! Espero que jogue mais!! Pelo primeiro jogo...nota 6.

De novo, DIEGO GIARETTA foi usado na lateral-esquerda e, dentro da proposta de se preocupar mais em marcar do que atacar... esteve bem! Mas, claro, “ficou devendo” no quesito das jogadas ofensivas! Nota 6.

No meio, BARRETO foi o melhor do setor! Segurança pra zaga, acertando passes e bom sentido de cobertura! Nota 7.

JOCINEI voltou a ser muito discreto. Teve função de jogar mais pelo lado esquerdo e pouco apareceu! Saiu machucado no começo da 2ª etapa. Nota 5.

ALEX MARANHÃO, com altos e baixos durante o período inicial, foi substituído no intervalo. Seu melhor fundamento, a bola parada, não funcionou! Nota 5.

No ataque, FABINHO ALVES realizou poucas jogadas de velocidade, uma característica sua. Em contrapartida, ajudou bastante na recomposição do sistema de marcação! Na média, nota 6.

O centroavante ZÉ ROBERTO tem sido muito esforçado! Se mexe, procura o jogo...mas “não acha”!! Pela vontade, nota 6.

CAIO RANGEL voltou a ser o que o Criciúma teve de melhor!! Dribles com velocidade e, finalmente, um gol!! Nota 7.

Entraram DOUGLAS MOREIRA que pra mim é bem mais útil e melhor do que Jocinei, nota 6; RICARDINHO, com função de marcar e congestionar o meio pra dificultar as ações do CRB, nota 6; e, JHÊIMY que, em razão do pouco tempo em campo, prefiro deixar sem nota.

Em relação ao treinador LUÍS CARLOS WINCK, tem méritos nessa tentativa de reerguer o Criciúma. No entanto, entendo que necessita rever conceitos quanto às duas laterais. Afinal, não é possível que Maicon Silva jogue menos do que Diogo Matheus! E, se tem dois da posição na esquerda, qual o motivo pra continuar usando Diego Giaretta?? Outra...é que está mais do que evidente que Douglas Moreira, no momento, tem melhores condições pra ser aproveitado no time titular do que Jocinei!! De qualquer modo, pela 1ª vitória alcançada na Série B deste ano...nota 6!

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Edson Gaúcho não pode ser o "salvador da pátria"!!

A informação foi antecipada aqui neste espaço pelo esperto Passarinho Arrepiado!! Sabedor dos bastidores do Criciúma E. C., o “bichinho” acabou “dando com a língua nos dentes” usando toda a mídia do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br. Obrigado a ele pela notícia dada e que foi confirmada pela direção do Criciúma E. C. quase no meio da tarde desta quinta-feira(08). O E. J. V., Edson Gaúcho chega pra AJUDAR e não pra ser o cara que vai dar jeito em tudo! Ora bolas...Edson usará sua experiência e estilo mais duro de comandar para, como diretor executivo, orientar os atletas e integrantes da comissão técnica afim de que, o mais rápido possível, o Tigre saia desta situação incômoda em que se encontra no Campeonato Brasileiro da Série B. Tarefa, por sinal, nada fácil!!
E, por isso, o presidente Jaime Dal Farra o convidou para tal função! Edson Gaúcho tem perfil mais “pulso firme”...estilo que agrada qualquer torcedor!! Tenho certeza de que, se depender do novo dirigente, os jogadores terão mais garra, vontade, determinação, espírito de luta e o tão desejado “sangue nos olhos”!! Todos lembram que, quando treinador do Criciúma de uma época ainda muito lembrada pela torcida tricolor...em 2.002 e o título do Brasileiro da “B” daquela temporada, o time de então era extremamente comprometido em todos os jogos!! Quem sabe, sua forma de trabalhar e “conduzir o vestiário” contagie todos internamente e, finalmente, tenhamos o Tigre sendo uma verdadeira “fera” a partir de agora!!

Sobre o jogo desta sexta-feira(09) diante do CRB, time confirmado com Luiz; Diogo Matheus, Raphael Silva, Edson Borges e Diego Giaretta; Barreto, Jocinei e Alex Maranhão; Caio Rangel, Zé Roberto e Fabinho Alves. O técnico Luís Carlos Winck escala novamente Diego Giaretta na lateral-esquerda. Estranho porque tem Marlon e Yuri, este recentemente contratado, que são da posição!! Giaretta joga na lateral, mas todos sabem que é zagueiro de ofício! Na zaga, mesmo que Nino não tenha jogado mal nas últimas apresentações, observaremos a estréia de Edson Borges. Quanto à lateral-direita, Maicon Silva fica no banco...mesmo com as reconhecidas limitações do “titular” Diogo Matheus. No meio, insisto na idéia de que Douglas Moreira mostrou mais bola, até agora, do que Jocinei. Nas demais posições...é o que “temos para o momento”!!

Última do Passarinho Arrepiado...


....o novo diretor executivo do Criciúma é: E. J. V.! Será anunciado dentro de instantes pelo próprio pres. Jaime Dal Farra!
(Essa é a única informação que o Arrepiado garante ter para preservar a fonte...só as iniciais!!)

terça-feira, 6 de junho de 2017

O pior dentre os piores!!

O Criciúma tem conseguido ser mais do que péssimo em suas apresentações neste começo de Campeonato Brasileiro!! A derrota para o Juventude, 1 a 0, foi resultado de um futebol abaixo da linha de mediocridade!! Gente...de uma forma geral o grupo de atletas  disposto em campo, seja antes por Deivid de Souza ou, agora, pelo recém chegado Luís Carlos Winck, é LIMITADÍSSIMO!! Do novo treinador, sejamos justos, não dá pra cobrar nada!! O “cara” está conhecendo o que lhe colocaram na mão!! Aliás, convenhamos, uma bomba daquelas!! Como vai proceder Winck? Se não houver reforços pontuais há uma forte tendência para que o Criciúma cumpra campanha desesperadora nos 33 jogos que faltam para o Tigre encerrar sua participação no atual Campeonato Brasileiro!! Se contra o Luverdense o time pelo menos empatou, perante o Juventude resistiu até os 41 minutos do 2º tempo! Depois de um escanteio, houve falha de marcação e o zagueiro Vinícius nem precisou subir pra cabecear de forma certeira contra a meta do goleiro Luiz. Nitidamente, o Criciúma jogou pra se defender e tentar “beliscar” um pontinho em Caxias do Sul. Sem poder de criação e muito menos força ofensiva, restou ao Tigre ficar todo encolhido!! Jogou pouco...muito pouco mesmo! E...apesar da aparente tranqüilidade demonstrada por quem comanda, a torcida já fala em sério risco de rebaixamento!!! Ai, ai, ai...!!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ, sem culpa no gol e algumas poucas intervenções! Mesmo porque, apesar de ficar mais com a bola...o Juventude criou poucas situações de real perigo contra a meta adversária! Nota 6.

DIOGO MATEUS, novamente, voltou a jogar muito mal...tanto na parte defensiva quanto nas raras vezes em que foi à frente!! Já sabemos que é lateral de baixíssima qualificação técnica e sem condições pra ser titular numa equipe que aspira “algo mais” em qualquer competição que dispute!! Nota 2.

RAPHAEL SILVA foi um dos poucos que se salvou na ridícula atuação tricolor!! A segurança e o comprometimento de sempre!! Nota 7.

NINO teve o azar de “rabar” em bola na jogada que originou o escanteio e o conseqüente gol do Juventude. No mais, razoável rendimento! Nota 6.

DIEGO GIARETTA jogou na lateral-esquerda só pra marcar! Foram raros os momentos em que apareceu no ataque. Nota 5.

BARRETO, de boa atuação...mas, também, com funções de marcação e cobertura. Nota 6.

JOCINEI...discreto e sem sair pro jogo na busca de trocar passes de forma mais agressiva. Nota 5

ALEX MARANHÃO e suas boas bolas paradas! Só! Nota 5.

CAIO RANGEL jogou revezando funções de atacante de lado ou até como meia. Particularmente, não gostei! Driblador sem ser objetivo!! Nota 5.

ZÉ ROBERTO...tecnicamente, de rendimento mediano! Mas, demonstrando muita vontade de acertar! Nota 6.

FABIHO ALVES lutou bastante...correu muito e produziu pouco!! Nota 5.

Entraram PITBUL, nota 4; JHÊIMY e SILVINHO...deixemos sem nota.

Quanto a LUÍS CARLOS WINCK ainda vai precisar de mais tempo pra poder mostrar seu trabalho e prováveis virtudes como técnico. Mesmo assim, entendo que suas idéias e formas de jogar são bem diferentes de Deivid de Souza! Winck prioriza a defesa e vai ter que arrumar MUITO  a casa pra poder tirar o Criciúma desse buraco cada vez mais fundo em que se encontra...!!!

domingo, 4 de junho de 2017

Sem surpresas, Luverdense e Criciúma mostram futebol de times que estão na zona do rebaixamento!!

Pra mim, nada de novo! Os dois que se enfrentaram neste sábado (03), para 713 pessoas num estádio onde cabem mais de 40 mil expectadores, protagonizaram um jogo de futebol com baixa qualidade técnica! E, convenhamos, não dava pra esperar muito mais, não!! Nem Luverdense, nem Criciúma têm bola suficiente pra mostrar algo que possa empolgar seus torcedores!! O Criciúma mudou de técnico e passou a marcar mais forte, mais de perto...não dando muito espaço pro adversário. Pelo que observei, a única real modificação no comportamento do Criciúma! E, só com dois treinos comandados pelo novo treinador Luís Carlos Winck, nem poderíamos esperar um Criciúma com grandes evoluções!! Mesmo assim, considero que o Tigre poderia ter vencido a partida realizada na Arena Pantanal! Inclusive, a maior chance de gol foi criada pelo Criciúma quando Fabinho Alves entrou em velocidade pelo lado esquerdo e serviu a Caio Rangel que, na corrida e quase debaixo do gol, chutou pra fora! O tipo do lance que o torcedor assistindo, diria “até eu faria”! Isso a 42 minutos da 1ª etapa! O lance foi um dos mais bizarros que vimos nos últimos jogos do Criciúma! Outra situação incomum...esta criada pelo atacante Pitbul, já no 2º tempo, quando chutou tão mal que a bola bateu na ambulância médica perto da bandeirinha de escanteio!! Olha gente...tomara que eu “queime a língua” ou os dedos no teclado...massss, pelo que tenho notado, este é um dos piores times já montados pelo Criciúma nos últimos anos!! De doer...!!!

Avaliações individuais dos jogadores do Criciúma:
LUIZ, à exceção de um erro “bôbo” quando tinha a bola dominada e cedeu escanteio, nas demais situações sem grandes problemas...até pela inércia do ataque adversário! Nota 6.

DIOGO MATEUS com baixo rendimento ofensivo. Pelo fato de o Luverdense também ser uma equipe comum, o lateral-direito do Tigre poderia ter ousado mais no ataque. Nota 5.

Na zaga, muito bem os defensores RAPHAEL SILVA e NINO. Seguros, levaram vantagem em quase todas as bolas disputadas contra os atacantes do Luverdense. Nino, inclusive em alguns lances, saiu jogando com tranquilidade!! Nota 7 pra ambos!!

MARLON voltou a ser discreto! Sabemos do seu potencial que, de momento, anda “sumido”!! Quem conhece o “camisa 6” do Criciúma tem certeza de que ele pode produzir bem mais...!! Nota 4.

No meio, BARRETO voltou a ser o “cara” de proteção à zaga com propriedade e autoridade! Bom futebol!! Nota 7.

JOCINEI, talvez por orientação do novo técnico, esteve mais recuado e com melhor toque de bola. Quem sabe as próximas atuações justifiquem sua contratação! Nota 6.

ALEX MARANHÃO fez razoável jogo! Na pobreza técnica que tem o time, em alguns momentos ele consegue alguns bons lançamentos e até finalizações! Nota 6.

No setor de frente, CAIO RANGEL...que perdeu o gol “imperdível”, ainda é a melhor opção para contra-ataques. Tem boa velocidade e dribla fácil!! Iria dar 7...contudo, pela oportunidade desperdiçada de forma “imperdoável”...nota 6!

ZÉ ROBERTO...desta feita com baixa produtividade! As bolas não chegaram na área e ele “passou em branco”! Nota 5.

FABINHO ALVES, por sua vez, conseguiu boas jogadas pelo lado esquerdo. Talvez, tendo sequência de partidas, poderá deslanchar! Nota 7.

Entraram PITBUL...o do chute na ambulância e atuação discreta, nota 4; RICARDINHO...pra “fechar” o meio, nota 5; e, JHÊIMY que prefiro deixar sem nota pelo fato de ter ficado pouco tempo em campo.

Quanto ao técnico estreante LUÍS CARLOS WINCK...ele e todos que acompanham o Criciúma sabem que terá muito trabalho pra atingir o objetivo de colocar o Tigre na “primeira página “ da tabela de classificação na Série B do Campeonato Brasileiro. Talvez peça contratações e não sei se terá seu pedido atendido pela direção do Clube!! Pelo jogo e em razão do ponto conquistado, o 1º do Criciúma na competição...nota 7.