sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Futebol de baixa qualidade e ausência de verdadeiros craques!

Há algum tempo que o futebol brasileiro vem deixando a desejar nos quesitos técnico e tático. Sobre valores individuais, inclusive, a situação não é diferente!! Afinal...depois de Neymar quem pode ser chamado de grande craque nascido no País?? Promessas há!! Mas, aquele jogador que podemos cravar...é ou será o “bicho”... infelizmente não temos!! Contudo, espero muito de Vinícius Júnior, atacante de 17 anos do Flamengo; Luan, 22 anos, também jogador de frente do Grêmio; Gustavo Scarpa, meia, 22 anos do Fluminense; e, também de Lucas Lima, outro meia, este do Santos...apesar de já ter 27 anos!

Infelizmente, parte do público...influenciado pela mídia e por redes sociais, acaba facilmente usando o termo “mito”, se referindo a qualquer um que faz gol ou jogada de maior efeito. Da mesma forma, lamento muito que bons jogadores, aqueles considerados diferenciados, estejam em extinção no futebol brasileiro. Culpa de quem?? No meu entendimento, vários fatores acabam por influenciar nessa escassez de craques da bola! Um deles, está “lá em baixo”...nas categorias de base onde treinadores e formadores de atletas não têm mais o mesmo cuidado e esmero, capricho mesmo, pra fazer do “moleque” um bom valor do futebol!!

Há muita pressa em “revelar” o jogador, disponibilizá-lo pra equipe principal e, em muitos casos, antes de chegar no “time de cima”, já são vendidos ou negociados para clubes de maior porte. Isso porque, o futebol é um comércio e, como tal, precisa ser movido a dinheiro!! Então...com 8, 9 ou 10 anos o garoto já tem gente “de olho”, muitos se perdem pelo caminho, outros seguem carreira passando e “pingando” em vários clubes, sem se identificar com este ou aquele em especial. Alguns, num curto espaço de tempo, conseguem bons contratos e cedo...cedo se acomodam, além de deixarem o futebol “de lado”, mesmo sendo sua atividade profissional!!

Ficaria aqui pensando, analisando e escrevendo muito mais!! E, lamento muito que a chamada “nova geração” não tenha visto CRAQUES(com letra maiúscula mesmo!) como Pelé, Zico, Maradona, Platini, Beckenbauer, Zidane, Cruyff...dentre tantos outros que faziam do futebol um verdadeiro espetáculo! Claro que os dois “Ronaldo’s” e, mais recentemente, Iniesta, Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar também estão no topo da lista! Mas, pára por aí!! Teríamos que “descer” alguns degraus pra começar a chamar alguns mais considerados “notáveis” da atualidade de grandes jogadores!! Craques, no verdadeiro sentido da palavra??? Poucos...!!! 

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Criciúma jogou pra não perder em BH. Empatou!

Simples e fácil de ser analisado! Luís Carlos Winck e comandados combinaram o seguinte: “Vamos lá pra não deixar o América jogar e tentar arrancar um pontinho!”. Proposta idealizada...missão cumprida! O que o Criciúma fez no Estádio Independência o Oeste praticou bem parecido na rodada passada, no Heriberto Hülse. Ou seja, se fechar quase que totalmente, anular as principais peças e jogadas do América e somar um ponto na tabela. Nem buscar contra-ataques com freqüência o Criciúma tentou!! Zero a zero e um “retrancasso” daqueles...!! O time assumiu sua condição de inferior ao adversário, se portou como tal e, como se diz popularmente, trouxe um pontinho “na mala”! Ora bolas...já me manifestei aqui mesmo que, quando não se tem qualificação técnica, o jeito é tentar superação sendo uma equipe obstinada e de forte marcação! Além disso, imprescindível a disciplina tática! Pois o Criciúma que jogou em Belo Horizonte conseguiu reunir todos os predicados citados e manteve-se invicto neste returno de Campeonato Brasileiro! Pelo que temos observado, fora de casa o Criciúma conquista alguns resultados razoáveis. O problema maior, até agora, é a falta do dever de casa...!!

Atuações individuais do Criciúma:
LUIZ com algumas boas defesas e seguro debaixo do gol. Mesmo com maior domínio territorial, o América não causou muito perigo ao camisa 1 tricolor. Nota 7.

DIOGO MATHEUS e suas conhecidas limitações pra buscar o jogo ofensivo. De qualquer modo, conforme o que foi proposto pelo Criciúma...não comprometeu defensivamente! Nota 6.

NINO e ÉDSON BORGES tiveram muito trabalho pra marcar o atacante Bill e demais jogadores do América que chegavam perto ou na área do Criciúma! Destaque maior pro camisa 4 que demonstrou maior segurança do que em partidas anteriores! Nota 7 pra ambos.

Outro que cumpriu bem o seu papel de marcador foi DIEGO GIARETTA. Insisto que Winck mandou o time “não sair”!! O lateral-esquerdo do Tigre foi obediente e se deu bem!! Nota 7.

A atuação dos jogadores de meio não foi das melhores! A começar pelo limitado JÔNATAN LIMA que não realizou boa cobertura, sobrecarregando a dupla de zaga! Nota 4.

O mais efetivo foi RICARDINHO. Até pelas suas características de jogador mais “pegador”...foi mais útil ao setor defensivo! Nota 6.

Já, DOUGLAS MOREIRA por sua vez, esteve discreto e parece estar ainda fora de ritmo após um período lesionado. Nota 5.

Sobre o garoto JOÃO HENRIQUE...foi escalado como titular e já entrou pressionado por causa da atuação do Criciúma que tinha sido decepcionante contra o Oeste. Como se fosse jogado “aos leões”! Ou seja, “te vira e resolve” a falta de poder de criação do meio! Não vou “crucificá-lo”! Contudo, é preciso reconhecer que não produziu bem! Nota 5.

Em relação a LUCÃO, caso o Criciúma continue jogando sem maior volume e poderio ofensivos, o “9” do Tigre vai “morrer de fome”!! O jogador luta bastante, mas fica isolado entre os zagueiros do adversário!! Vale frisar, no entanto, que neste jogo diante do América a bola poucas vezes foi no campo oponente..!! Nota 6.

Quanto a SILVINHO...alguns dribles, lançamentos e determinado na volta pra ajudar a marcação! Nota 7.

LUÍS CARLOS WINCK propôs um Criciúma no “ferrolho” e a coisa funcionou! Feio pra torcida e pra quem estava vendo o jogo? Com certeza! Mas, o importante foi somar ponto e manter-se numa posição intermediária, sem se preocupar com a parte de baixo da tabela e não deixando que os primeiros colocados “escapem muito”!! Enfim...“pro gasto”! Nota 6.