quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Os dois lados da moeda.

É muito mais cômodo e fácil quando se está "do lado de fora do balcão"! Em oportunidades ou compromissos "do lado de dentro", a história muda completamente de figura! Digo isso pra analisar, de forma mais fria e com o mínimo de paixão, a atual situação do Criciúma no Campeonato Brasileiro. É uma espécie de IDIOTICE pensar que os dirigentes do Criciúma não gostariam de ver o Tigre na Série A do ano que vem! Caramba...a verba, no mínimo, duplicará, caso isso aconteça! Contudo, no futebol, e até na vida, de forma em geral, nem sempre sai tudo como a gente imagina e pensa!

O presidente Vilmar Guedes e seus pares de diretoria, mais os integrantes do Depto. de Futebol, confiaram no atual grupo de jogadores e projetaram que, com estes atletas, o sonho de voltar pra elite do futebol nacional poderia ou poderá se tornar realidade. Só que não contavam com uma queda considerável de rendimento de alguns dos principais jogadores. Cito, aqui, o zagueiro Rodrigo, o lateral Marcelo Hermes, os volantes Arílson e Rômulo, os meias Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel, além do atacante Fabinho. E, durante a última janela de transferências, os "reforços" Barreto e Neílton, foram as únicas aquisições pro restante da temporada. Convenhamos, nem um, nem outro, deu, ainda, uma resposta convincente! 

Sendo assim, o que resta pra torcida do Criciúma é acreditar que haja aquele sprint final que, aqui neste espaço, venho me referindo desde o início da Série B. Quem me acompanha deve ter lido isso várias vezes: que o mais importante é estar no G-4 quando do término da última rodada! De que adiantará ficar entre os quatro primeiros o campeonato todo e perder a classificação no último jogo?? No entanto, é sabido por todos que a queda, quase que coletiva, no rendimento da maioria dos titulares, e vendo os outros concorrentes subirem de produção, são fatores que fazem do Criciúma, no momento, um mero ocupante da oitava colocação na tabela. Que dá...dá!! Mas, terá que jogar bem mais, nessas últimas rodadas, com certeza, sim!!

terça-feira, 3 de outubro de 2023

As chances de acesso na Série B.

Faltam oito rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série B, e tudo caminha para que a competição deste ano tenha a 2ª maior “pontuação de corte” para o acesso da história. Desde 2006, a 2ª maior divisão de clubes do futebol brasileiro é disputada em pontos corridos. Seguindo uma projeção matemática feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, serão necessários 69 pontos para que um time alcance a porcentagem de 99,99% de chance de subir para a Série A. O número é sete pontos maior do que a média histórica de 62; e dez acima do necessário em 2022, quando o Vasco da Gama somou 59 pontos e conquistou a 4ª vaga para a Série A deste ano. O cálculo para definição desta pontuação se dá única e exclusivamente em relação ao aproveitamento dos times dentro do campeonato, e não considera os critérios de desempate como saldo de gols ou número de vitórias.

Para explicar melhor o que representa a “linha de corte”, vamos usar como exemplo o que aconteceu no ano de 2020, quando o Cuiabá foi o 4º colocado da Série B e subiu com 61 pontos. O clube poderia ter subido com 59, já que o 5º colocado da competição naquela ocasião foi o CSA, que somou 58 pontos. Por sua vez, o Campeonato Brasileiro da Série B de 2012 é considerado um dos mais disputados da história da competição. Naquele ano, o Goiás foi o campeão, tendo somado 78 pontos, em uma campanha com 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. O vice-campeão foi o Criciúma, que somou 73. Athletico Paranaense e Vitória completaram o G4 com 71 pontos. O São Caetano, 5º colocado, também terminou com 71 pontos, e por conta disso, a pontuação necessária para o acesso naquele ano foi de 72, a maior de todas até o momento. A diferença no número de vitórias fez a equipe baiana subir para a Série A em 2013, deixando o Azulão para a disputa da Série B na temporada seguinte.

A tabela da Série B está dividida em três blocos bem definidos: aqueles que ainda brigam pelo acesso, entre eles, o Criciúma; os que tentam se manter na competição; e, aqueles que lutam contra o rebaixamento. Entre os que figuram no meio do caminho estão, no momento, Ceará e Botafogo. Do Ituano até a Chapecoense, que abre a zona de rebaixamento, todos lutam para fugir da queda e alcançar os 49 pontos, mínimo necessário para escapar da Série C. Depois disso, o Londrina está bem perto de ter seu rebaixamento confirmado, e o ABC, já sem nenhuma chance de escapar! 

.

(Alguns dos dados acima foram levantados junto ao site trivela.com.br)