sábado, 11 de maio de 2019

No lance do Lúcio Flávio lembrei do Soares...!!


Conseguir jogadas em que laterais ou atacantes de “beirada” cheguem à linha de fundo é uma raridade nos dias atuais! No Criciúma, então...uma dificuldade imensa!! Chego a pensar, às vezes, que o campo a ser usado pelo Criciúma poderia ter desenho de um losango! Sim!! Afinal, se as extremas próximas às bandeirinhas de escanteio não são utilizadas, pra que “existir”?? Pois não é que, na ÚNICA vez em que isso foi “arduamente conquistado” durante o jogo contra o América, o centroavante Lúcio Flávio cabeceou  a bola contra o travessão superior!! Houve uma combinação pela direita, Maicon cruzou certinho na cabeça do “18” do Criciúma e, COMPLETAMENTE LIVRE  de marcação, o atacante tricolor desperdiçou tal oportunidade!!

Eram 15 minutos do 1º tempo e foi exatamente neste momento que lembrei do artilheiro Soares! Rememorei o lance, segundos depois imaginando o Soares subindo, com seu estilo peculiar, e “escolhendo o canto” pra fazer o gol! Masssss...acho que foi só um momento de “delírio” nos pouco mais de 90 minutos assistindo Criciúma 0 América(MG) 0. De novo, não gostei do que vi do time de Gilson Kleina!! O adversário se mostrou mais coeso, entrosado e, claramente, com melhor toque de bola! Além disso, o sistema de marcação do Coelho esteve quase que perfeito!! O Criciúma ainda chutou outra bola contra a trave em lance individual de Wesley, o melhor do Tigre em campo! De outro modo, o goleiro Paulo Gianezini  também teve algum trabalho em contra-ataques do América. E, em contrapartida, ele mesmo cometeu falha grave ao tentar dar uma “cavadinha” dentro da área, errou, e por pouco o América não marcou seu gol!!

Num todo, MAIS UMA VEZ JOGANDO EM CASA, o Criciúma foi muito lento!! Os setores não estiveram aproximados, pouco foi criado e o time continua carecendo de meias e atacantes mais objetivos!! Jogando desse jeito, com esse nível, o Criciúma vai brigar o campeonato todo na “2ª página” da tabela!! Sem querer ser repetitivo e, já sendo, falta MUITO pro Tigre em termos de qualidade técnica! Reafirmo minha opinião de que Kleina permanece sendo teimoso ao insistir com Sandro na zaga, pelo lado esquerdo. Ou ele volta pra direita ou sai do time! Na hora em que pegar um ataque adversário com jogadores mais habilidosos, o Criciúma vai levar gol em razão disso!!

Outra situação que preciso destacar é a falta de, pelo menos, tentar obter maior intensidade de jogo!! O “sono” do Criciúma em campo, e não é de hoje, trata-se de algo que não consigo entender!! Depois da partida, Kleina falou em cansaço!! Caramba...o Criciúma havia jogado na quinta-feira da semana passada contra a Ponte Preta, há NOVE DIAS!! Há de se entender, contudo, que o treinador está cumprindo seu papel ao “blindar” os atletas!! Entretanto, não tem como negar que a fragilidade técnica do plantel e algumas questões relacionadas à área física estão atrapalhando o trabalho e os objetivos do Executivo, João Carlos Maringá e, principalmente, do próprio Gilson Kleina!!

quinta-feira, 9 de maio de 2019

O que estaria levando Gilson Kleina a insistir com Caíque?? E...a final improvável da Champions League!!


Não que Marlon seja craque como lateral-esquerdo! Mas, com absoluta certeza, é melhor do que Caíque (foto)!! Alguém duvida?? Creio que não!! Só que o técnico do Criciúma, que trabalha com os jogadores, diariamente, entende que o atleta, vindo do São Paulo por empréstimo até fim do ano por indicação do então Executivo, Ricardo Rocha, é melhor pra atender suas ideias de modelo tático pro time jogar! Tal justificativa não me convence! Mas, dentro das suas convicções, tenho a certeza de que Kleina está tentando o melhor possível pro rendimento da equipe em campo, sem interferência de qualquer outro fator que não seja, no seu entendimento, quesito técnico!!

Contudo, a nossa visão...e de quem acompanha os jogos da arquibancada, é diferente do treinador que fica na área técnica. Marlon(foto) foi escolhido o segundo melhor lateral-esquerdo do último Campeonato Catarinense e, reconhecidamente, possui melhor qualificação técnica do que Caíque! Não vai tanto à linha de fundo?? Não!! É uma característica sua procurar as jogadas em diagonal. No entanto, dentro do que já vi de um e de outro, sou mais favorável à utilização de Marlon! Conclui mais a gol, tem mais “cara” de lateral ...com bom sentido de marcação e apoio nos momentos mais adequados. Lembro, ainda, que Caíque teve oportunidades e realizou UM bom jogo: aquele contra a Chapecoense, lá em Chapecó, pela Copa do Brasil!! No mais, ficou devendo e bastante!!

Outra situação que chama a atenção...o fato de Gilson Kleina(foto) preterir o futebol de Derlan! É defensor canhoto e o comandante tricolor persiste na utilização de Sandro no lado esquerdo da zaga! Assim, o indicado por ele, Léo Santos, permanece sendo usado como  “zagueirão” de área, aquele que a gente diz “o central” e, Sandro, mantido na esquerda, mesmo sendo destro! Assim como Marlon, Derlan terminou muito bem o Estadual e considero outra teimosia desnecessária de Kleina! Masssss...nunca é demais dizer que é o treinador quem trabalha e convive com os atletas!! Nós, integrantes da imprensa ou torcedores, analisamos de “fora”! Entenderam bem?

Passarinho Arrepiado ficou encantado com o que viu em relação aos dois jogos que decidiram os finalistas da Liga dos Campeões da Europa! Messi só jogou bem mesmo a partida de ida entre Barcelona e Liverpool. Com certeza, o mais fanático torcedor inglês não imaginaria ser possível os 4 a 0 depois de levar 3 do melhor time do mundo!! No outro confronto, o Ajax havia vencido por 1 a 0 o Tottenham, em Londres. E...saiu ganhando em casa por 2 a 0! Pois não é que o adversário virou pra 3 a 2 com atuação de gala do brasileiro Lucas Moura, ele carimbando um “hat-trick”???!!! Assim, a final será entre dois ingleses: Liverpool e Tottenham, dia 01/06, no Estádio Metropolitano, em Madrid. Imperdível!! (Esfregando as mãos!)

segunda-feira, 6 de maio de 2019

VAR...por enquanto, mais trapalhadas do que evoluções!! E, a absolvição do Avaí!!


Não me agradou, ainda, o que tenho visto do tal V. A. R. (Vídeo Assistant Referee), na atual temporada do nosso futebol. A nova técnica já foi usada em alguns jogos decisivos de certames regionais e está presente em todas as partidas da Série A do Campeonato Brasileiro. Nem há necessidade de pontuar. Mas, as reclamações em relação à arbitragem continuam em todo lugar...com ou sem VAR!! Claro que, sob o ponto de vista técnico, é um avanço considerável no esporte!! Mas, que tirou um pouco da graça...do charme do futebol, sem a menor sombra de dúvida!!

Já vi “neguinho e branquinho” sair comemorando gol, torcida festejando e, de repente, o VAR manda parar tudo! Aí...o maior problema que tenho observado: a “demooooora” pra ver se o cara estava impedido, se houve falta no lance e, enquanto isso, todo um clima de suspense no estádio e em quem assiste pela TV! Além disso, o árbitro central também reluta muito até ir à beira do campo pra constatar a apontada irregularidade ou não!! Mas, importante frisar que não só a equipe de arbitragem ainda não se “familiarizou” com a nova ferramenta! Atletas e treinadores, penso desta forma, estão reclamando e pressionando demais por qualquer lance que entendam ser duvidoso! Enfim, todos precisamos aprender mais, procurar aperfeiçoamento e tentar, realmente, contribuir para o crescimento do produto futebol!!

Falando em arbitragem de vídeo...lembram que, na decisão do Campeonato Catarinense, entre Avaí e Chapecoense, os “caras” não conseguiram ver que a bola do pênalti chutada pelo Bruno Pacheco realmente ultrapassou a linha, se caracterizando em gol, mas que não foi confirmado pela turma do VAR??? Pois então!!! Todos estão lembrados que a torcida do Avaí invadiu o campo antes e tal...!! Refrescaram a memória?? Pois não é que o Avaí foi absolvido?? Como são bons esses advogados do Avaí, hein “ô da penca”??!! Aliás, por ter colocado em súmula que a invasão de torcedores se deu após o fim do jogo, os punidos acabaram sendo o árbitro da final, Bráulio da Silva Machado(de costas na foto ao lado); e, o delegado da partida, Manoel de Paula Machado! Bráulio terá de pagar multa de 400 reais e pegou 60 dias de suspensão!! “Pois é, pois é, pois é...”, assim diria aquela personagem do seriado Chaves, Chiquinha!!

Sendo assim, o atleta da Chapecoense fez o gol, o VAR  não viu ou entendeu que a bola não entrou “totalmente”; o time do Oeste perdeu o título; a torcida invadiu o campo(foto), mas o Avaí não foi punido; e, cfe. a conclusão do T. J. D., o árbitro ainda passou por mentiroso!! Ou...digamos que teria se enganado!! Ah...importante frisar que todas as decisões tomadas pela Comissão Disciplinar do Tribunal são passíveis de recursos!! Portanto, poderemos ter novos “capítulos”!! Vejam que, em virtude de tudo isso e da bola que entrou e o VAR “não viu”, a Chapecoense quer anulação do jogo! Sabem quando vão conseguir isso?? No próximo dia 30 de fevereiro!! Esxtão compreendendo??