quinta-feira, 14 de maio de 2015

Lembranças de uma vida!!

São 68 anos de evolução bastante considerável! Afinal, quando alguns jovens...lá em 13 de maio de 1.947 resolveram fundar o então Comerciário Esporte Clube jamais imaginavam que a instituição chegaria onde chegou!! No começo eram só jogos amistosos e depois a disputa de competições organizadas pela Liga Atlética da Região Mineira. O primeiro título veio em 1.949, aqui...regional! Naquela época era tudo diferente! Até pelo menos metade da década de 60...um pouco mais, pra chegar a jogar um campeonato estadual havia necessidade de se classificar conforme posição obtida no certame da L. A. R. M.! E, por aqui, além dos times de cidades vizinhas, havia uma rivalidade bastante acentuada com Metropol, Atlético Operário e Próspera!
Depois de ver várias vezes o Metropol “deitar e rolar”...veio a primeiro conquista em nível estadual do então Comerciário. Por questões de calendário e problemas estruturais da época, o campeonato vencido pelo “Bacharel” se refere a 1.968, mas só acabou no ano seguinte. Ainda assim, o jogo final, diante do Caxias de Joinville não aconteceu no estádio Heriberto Hülse. Foi realizado em Florianópolis, no Adolfo Konder. Pra quem gosta de recordar... aqui vai o time base daquele ano: Batista; Alemão, Lili, Conti e Tôco; Bita, Ivanzinho e Sado; Valdomiro, Chiquinho e Bossinha. Técnico: Ítalo Arpino.

A partir daí o Comerciário e o próprio futebol de Criciúma mergulharam em seguidas crises financeiras. Tanto que o Comerciário pediu licença junto à Federação Catarinense de Futebol em 1.970 e só retornaria ao futebol profissional em 1.976 para jogar amistosos. No ano de 77 voltou a disputar o Campeonato Catarinense. Em março de 1.978, a mudança de nome, idéia de alguns liderados pelo então presidente Antenor Angeloni. O Comerciário deixaria de existir para dar lugar ao Criciúma Esporte Clube. Não havia disputas nacionais e o objetivo era ganhar o Estadual...única competição que participava. Muito foi feito e poucos resultados práticos obtidos. Até que em 1.984, uma mudança mais radical: a troca das cores!!
Pois no dia do aniversário do Clube, em jogo do Catarinense contra o Joinville, um placar de “2 a 2” marcou a substituição do azul e branco no uniforme, passando a ser usado o amarelo, o preto e o branco. Apesar do apelo popular ter aumentado e a união de forças locais também, o Criciúma continuava “na fila” para conseguir ganhar novamente um título! E...isso só foi acontecer em 1.986 quando verdadeiramente “passou por cima de todos os adversários”!! Finalmente o jejum estava quebrado e começava naquele ano uma série de 10 triunfos, em termos de Campeonato Estadual. Time do 1º Catarinense vencido? Luiz Henrique; Sarandi, Sílvio Laguna, Solis e Itá; Jairo, Carlos Alberto e Rached; Vanderlei, Edmílson e Jorge Veras. Técnico: Zé Carlos.
O Passarinho Arrepiado, aqui do lado, me “cutucando” e querendo colaborar com sua rica memória, completando a coluna com suas histórias até os dias de hoje. Pois bem...o “bichinho” conta que depois de se consagrar em nível estadual, veio a maior conquista para o futebol de Santa Catarina...a Copa do Brasil! Aliás, importante frisar que chegar a decisão “bateu na trave” um ano antes com uma eliminação nos pênaltes, para o Goiás. Entretanto, o Tigre fez bonito demais em 1.991 e conseguiu ganhar a competição em cima do Grêmio. Após tal feito, o direito de jogar a Taça Libertadores de 92 e, todos lembram que o Criciúma, pro seu tamanho, fez excelente campanha!! Time base daqueles anos? Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro e Itá: Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi. Claro que atletas como Jairo Santos, Wílson, Vanderlei, Adílson Gomes, Everaldo e Émerson Almeida não podem ser esquecidos!! Mais tarde, vieram outros grandes êxitos alcançados como o Brasileiro da Série B de 2.002, o da “C” de 2.006, e tantos outros títulos, quedas e acessos que fazem parte da riquíssima história do Criciúma!! Como integrante da crônica esportiva e tendo trabalhado no próprio Clube por 4 anos, o Arrepiado e eu temos orgulho de fazer parte da história e ter acompanhado tudo bem de pertinho e ao vivo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário