sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Futebol de baixa qualidade e ausência de verdadeiros craques!

Há algum tempo que o futebol brasileiro vem deixando a desejar nos quesitos técnico e tático. Sobre valores individuais, inclusive, a situação não é diferente!! Afinal...depois de Neymar quem pode ser chamado de grande craque nascido no País?? Promessas há!! Mas, aquele jogador que podemos cravar...é ou será o “bicho”... infelizmente não temos!! Contudo, espero muito de Vinícius Júnior, atacante de 17 anos do Flamengo; Luan, 22 anos, também jogador de frente do Grêmio; Gustavo Scarpa, meia, 22 anos do Fluminense; e, também de Lucas Lima, outro meia, este do Santos...apesar de já ter 27 anos!

Infelizmente, parte do público...influenciado pela mídia e por redes sociais, acaba facilmente usando o termo “mito”, se referindo a qualquer um que faz gol ou jogada de maior efeito. Da mesma forma, lamento muito que bons jogadores, aqueles considerados diferenciados, estejam em extinção no futebol brasileiro. Culpa de quem?? No meu entendimento, vários fatores acabam por influenciar nessa escassez de craques da bola! Um deles, está “lá em baixo”...nas categorias de base onde treinadores e formadores de atletas não têm mais o mesmo cuidado e esmero, capricho mesmo, pra fazer do “moleque” um bom valor do futebol!!

Há muita pressa em “revelar” o jogador, disponibilizá-lo pra equipe principal e, em muitos casos, antes de chegar no “time de cima”, já são vendidos ou negociados para clubes de maior porte. Isso porque, o futebol é um comércio e, como tal, precisa ser movido a dinheiro!! Então...com 8, 9 ou 10 anos o garoto já tem gente “de olho”, muitos se perdem pelo caminho, outros seguem carreira passando e “pingando” em vários clubes, sem se identificar com este ou aquele em especial. Alguns, num curto espaço de tempo, conseguem bons contratos e cedo...cedo se acomodam, além de deixarem o futebol “de lado”, mesmo sendo sua atividade profissional!!

Ficaria aqui pensando, analisando e escrevendo muito mais!! E, lamento muito que a chamada “nova geração” não tenha visto CRAQUES(com letra maiúscula mesmo!) como Pelé, Zico, Maradona, Platini, Beckenbauer, Zidane, Cruyff...dentre tantos outros que faziam do futebol um verdadeiro espetáculo! Claro que os dois “Ronaldo’s” e, mais recentemente, Iniesta, Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar também estão no topo da lista! Mas, pára por aí!! Teríamos que “descer” alguns degraus pra começar a chamar alguns mais considerados “notáveis” da atualidade de grandes jogadores!! Craques, no verdadeiro sentido da palavra??? Poucos...!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário