sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Futebol brasileiro regredindo, cada vez mais...!!

Tenho observado jogos envolvendo times de outros países, da América do Sul e da Europa, e é impossível não admitir que “os caras”, lá fora, estão jogando mais do que nós!! Recentemente tivemos uma disputa envolvendo dois times brasileiros, um argentino e outro equatoriano quando das semifinais da Copa Sul-Americana. Grande parte da mídia nacional e mais ainda o público, por aqui, imaginava que Atlético Mineiro e Corínthians chegariam “fácil” à finalíssima! Ledo engano! Deu Colón x Independiente del Valle que, novamente, superaram as equipes do Brasil!!

Na Taça Libertadores, o resultado dentro de campo é que vai importar e confirmar a conquista do título. Claro...óbvio!! Contudo, não tenho nenhuma dúvida pra afirmar que River Plate e Boca Junior são mais competitivos do que Flamengo e Grêmio. O rubro-negro, que está jogando o melhor futebol do País, no momento, mesmo assim, é inferior aos outros dois argentinos semifinalistas do torneio! O Grêmio, que tem uma rica história em competições continentais, pode até passar pelo Flamengo e ser campeão. Só que, reconhecidamente, é o menos qualificado!

Da mesma forma, acompanhei algumas partidas nessas duas primeiras rodadas da Liga dos Campeões da Europa e constatei que, por lá, está se jogando um futebol mais compacto, de melhor domínio de bola, maior agilidade e rapidez! Vou mais longe e digo que, ainda bem, a Copa do Mundo será só em 2.022!! Até lá, dá tempo de realizar um trabalho pra, pelo menos, tentar recuperar um pouco desse espaço perdido pelo nosso futebol em nível mundial! Todos sabemos que a camisa da Seleção Brasileira pesa, que tem história e outros “blá, blá, blá” já sabidos!! Mas, por enquanto, tirando o Flamengo que, com méritos, lidera o Campeonato Brasileiro; e, alguns bons jogadores “nossos” que estão atuando no “velho continente”, o que se tem visto por aqui é preocupante em termos de qualidade e intensidade de jogo!!

A verdade é que, quem trabalha com o futebol no Brasil, quer, o quanto antes, revelar bons jogadores, “entregar” para os europeus, asiáticos ou do mundo árabe, e receber milhares ou milhões de dólares ou euros!! Só que, pra isso ocorrer com sucesso, é necessário fazer o jogador lá na base, com o devido carinho e capricho, afim de que despontem verdadeiros atletas com potencial elevado e que possam ser chamados de craques!! O que, convenhamos, é algo raro aqui na “terrinha verde-amarela”!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário