domingo, 5 de janeiro de 2020

Ah...é a minha cidade, meu chão!! A terra onde nasci!!

Quem me segue aqui no Blog, em outras redes sociais ou só me conhece, sabe o quanto sou bairrista!! Eu posso falar mal ou botar defeito na minha Criciúma. Massss...ai de quem eu ouvir qualquer coisa que possa depreciar a "terrinha"!! Pois é esse chão, onde piso há quase 58 anos, que completa mais um aniversário neste 6 de janeiro!! Curto muito viajar, passear, perambular por praias e curtir outros lugares e cidades. Só que moro e amo muito essa Criciúma, quente demais no verão e fria pra caramba, no inverno! Confesso que nunca senti o tal cheiro de pirita que, principalmente os "invejosos" de fora, dizem que tem! Sou do tempo do Burriquete! O pai dizia: "fica quieto se não ele te pega!". Missa? Tinha de ir, de preferência a das 10 da manhã, no domingo, e na Matriz São José. Caso contrário não recebia um "vai" quando pedia pra ir no cinema! 
Brincar no parque? Ah...como era bom esperar as tardes de fim de semana pra ir "balançar" no Praça do Congresso e "admirar" as tartarugas do lago. Lembro o quanto a Irmã Luiza(já falecida), então diretora do Colégio São Bento, me dava castigo!! Se bem que eu merecia por ser tão "bagunceiro" e não prestar atenção nas aulas!! No Colégio Michel, já mais "crescidinho", lembro de grandes amizades com o Geraldo Góes, o Ronaldo Patrício e o Zé Carlos. Tempo bom quando não havia tanta preocupação em casa por chegar mais tarde! Tinha mais segurança, claro...com a cidade bem menor do que os dias atuais!! Me orgulho de ter visto a linha de trem se transformar na Avenida Centenário! Passar e ficar olhando quase com dor no pescoço...pro Edifício Lúcio Cavaller, um "gigante" fora dos padrões da época para o tamanho de Criciúma. O lugar onde, hoje, já é o Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, no passado foi o Aeroporto Leoberto Leal. 
É a Criciúma, da Praça Nereu Ramos, do Parque das Nações, do querido Distrito de Rio Maina que nunca "nos deixará", dos italianos, portugueses...de todas as raças!! Sofremos muito com vários e longos períodos de recessão!! Mesmo assim, é a Criciúma que sigo acreditando!! Brigas e disputas políticas?? Sempre existiram...aqui e em todo lugar!! Parabéns Criciúma!! Do Colégio Marista, da Metropolitana, da Próspera, da "Opepa", do Pinheirinho, da Quarta Linha, do Estádio Heriberto Hülse, da Seis de Janeiro, da Pedro Benedet, do Vera cruz, da Santa Luzia, da Mina do Mato, da Gruta Nossa Sra. de Lourdes, do Bairro São Luiz, do Demboski, do Morro da TV...!! Enfim, é essa Criciúma que é minha, sua, nossa...há 140 anos!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário