Esses dias, conversando com um dos jogadores do Criciúma que esteve naquele jogo, o zagueiro Sílvio Laguna...me contou o seguinte: "Rapaz, já tava 3 a 0 e eu pensei em dar uma "chegada" mais forte no Zico. Quando fui pra dar o "rápa" ele passou que eu nem vi(muitos risos)!!". Time daquele jogo? Bem, além de Sílvio Laguna, Luiz Henrique, Sarandi, Silva(zagueiro que veio do Brasil de Pelotas) e Itá; Jairo, Chicão e Adílson Heleno; Paulo Gaúcho, Edemílson e Vanderlei. O treinador era o velho e muito bom Zé Carlos! No Flamengo, dentre alguns nomes, destaque pra dupla de zaga formada por Aldair e Dario Pereyra; o velocíssimo Sérgio Araújo; e, claro, a dupla Zico e Bebeto. Renato Gaúcho estava no banco e entrou durante o 2º tempo. O técnico? Nada mais, nada menos do que Telê Santana!!
Outra lembrança que tenho muito viva na memória foi do jogo Atlético Mineiro 0 x 1 Criciúma, pela Copa do Brasil de 1.991. Só que não tenho bem certeza se foi a primeira vez que estive no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Do jogo, o antes e o depois, recordo cada instante!! Itá não pode jogar e, com poucas opções no plantel, o técnico Felipão escalou, de forma improvisada, o zagueiro Altair, na lateral-esquerda. Qdo chegou no estádio, "Ferrinho"(era o apelido de Altair por ter vindo do Ferroviário, de Tubarão) me disse, fora do microfone, lógico: "Pô véio, logo eu pra marcar aquele maluco do Sérgio Araújo que corre que nem um doido?!". O Galo tinha, dentre outros bons jogadores, além de Araújo, o goleiro Carlos, os laterais Alfinete e Paulo Roberto, o atacante Gérson e, no banco, o bom Mauricinho que, mais tarde jogaria no Criciúma após ter passado pelo Figueirense.
Alguns integrantes do Criciúma, que participaram da histórica campanha que culminou com o maior título conquistado em campo pelo futebol catarinense, entendem que aquele foi o jogo mais difícil!! O Tigre havia vencido a partida de ida: 1 a 0. Na "volta", o empate bastava pro Criciúma. O Atlético fez pressão o tempo todo. Mesmo assim, com um chute perfeito em cobrança de falta de Roberto Cavalo, o Criciúma alcançou a vitória e seguiu firme pra ganhar o torneio!! Equipe daquela inesquecível vitória por 1 a 0: Marola; Jairo Santos, Vilmar, Evandro e Altair(que não passou do meio-campo com medo de "levar nas costas"...rs); Roberto Cavalo, Gelson e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Entraram, ainda, Zé Roberto e Adílson Gomes. Quanta saudade, hein??? (Na foto tirada naqueles bons tempos aparecem, pela ordem, Jairo Lenzi, Felipão, Sarandi, Jairo Santos e, no alto, na janela, o zagueiro Evandro. Quem parece iniciar a descida do ônibus, o bom e velho "Jumbinho", é o zagueiro Wilsão.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário