A situação vivida, momentaneamente, pelos clubes de futebol em Santa Catarina e até de todo o País, é, praticamente, um beco ou túnel sem, sequer, qualquer luz no fim...!! O que fazer?? Quem analisa futebol e gosta deste apaixonante esporte como eu e tantos outros colegas que militam na imprensa, estamos todos torcendo pela volta à dita normalidade!! Mas, como garantir que não ocorrerá aumento dos casos de Coronavírus se houver liberação do futebol e a consequente retomada do Campeonato Catarinense?? Recentemente, a Federação Catarinense de Futebol, em conjunto com a SCClubes, enviou um detalhadíssimo dossiê ao Governador Carlos Moisés solicitando "ordem" para que os clubes pudessem retornar aos treinamentos. Seria o primeiro passo para, posteriormente, ocorrer a retomada das disputas do certame estadual.
Mesmo que, nas 38 páginas do referido portfólio, estejam expostas com riqueza de detalhes, todas as medidas necessárias para que os clubes voltem a trabalhar, o chefe do Poder Executivo catarinense não se sensibilizou!! Carlos Moisés permanece temeroso quanto à liberar o futebol e o ajuntamento de pessoas em um campo de 105 x 68, mesmo que o estádio esteja vazio!! Importante frisar que nenhum governo dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, teve coragem de autorizar o reinício de qualquer competição esportiva de massa!! Pelo que sei, o Governador Carlos Moisés quer "dividir" tal responsabilidade com autoridades ligadas à área da saúde e, também, com o Poder Legislativo!! Ora bolas...quem terá "culhões" para partilhar tal incumbência???
De outro modo, a própria Federação e os clubes se sentem cada vez mais pressionados!! Afinal, são 10 instituições que estão inseridas no Campeonato Catarinense, mais aquelas que pretendem disputar as outras duas divisões no Estado. Em termos de Brasil, são 60 clubes, divididos entre as séries A, B e C; e, mais 68 na D!! No total, isso dá 128 clubes com atletas, integrantes de comissões técnicas, funcionários e equipes de apoio! Já imaginaram quantas pessoas envolvidas? Quantas famílias? Quantos empregos diretos e indiretos estão ligados ao futebol?? Lembrando que lá se vão quase dois meses sem qualquer atividade do futebol em Santa Catarina e depois veio um período de férias "forçadas"!! Em todos os clubes já ocorreram várias demissões de funcionários e dispensa de jogadores!!
Insisto no que venho dizendo neste espaço e em outros que ocupo na mídia. Ou seja: é preciso preservar saúde e segurança de toda a população! Mas, quem vai pagar a conta de tanto prejuízo por causa do maldito Coronavírus?? Como vai "ferver a panela" nas casas de tanta gente que, se ainda não foi, poderá ficar sem seu "ganha pão"?? No meu modesto entendimento, penso que liberar o futebol e os estádios com portões fechados, pode ser um caminho a ser tomado afim de que os estragos, em razão da pandemia, sejam minimizados!! Mas, é apenas a opinião de um cronista esportivo!! Não de um profissional de saúde ou de quem detém o poder de decisão!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário