domingo, 21 de junho de 2020

Ninguém jogou mais do que eles...!!!

Vejo futebol desde que me entendo por gente! Meu pai sempre foi torcedor do Comerciário e, até hoje, simpatiza com Vasco e Santos. Claro que, nos dias atuais, é um torcedor/sofredor apaixonado pelo Criciúma E. C. Com ele, fui pela primeira vez a um campo de futebol. Até antes do primeiro título do "Bacharel" eu já frequentava o Heriberto Hülse! Época de ouro...de boas lembranças como foi a de ver pela televisão, ainda em preto e branco, mas ao vivo, o Tri do México, conquistado pela Seleção Brasileira, em 1.970. Naquele ano, com oito de idade, me encantei ao ver Félix, Carlos Alberto, Britto, Piazza, Everaldo, Clodoaldo, Gérson, Pelé, Jairzinho, Tostão, Rivelino, Paulo Cesar Caju, Marco Antônio, Fontana, Dario...dentre outros que tinham o comando do muito bom Mário Jorge Lobo Zagallo!! A galera "Nutella", que pensa que o futebol só existe a partir de C. Ronaldo, Messi e Neymar, nem imagina que os grandes e verdadeiros craques jogaram, sim, numa fase áurea do mundo do futebol!! 

Neste domingo, 21 de junho, comemora-se os 50 anos da principal conquista do futebol nacional: o tricampeonato mundial de futebol!! O que lembro daquele 21/06/1.970?? Bom...no dia nem sabia que Brasil e Itália estavam jogando debaixo de um sol escaldante, no Estádio Azteca, na capital mexicana. O Brasil fez um a zero, gol com a cabeça, genialidade e potencial físico de Pelé, a 17 minutos de partida. Ainda no 1º tempo, a defesa brasileira errou em saída de bola, e Boninsegna se aproveitou pra empatar: 1 a 1. Intervalo e um clima de certa tensão tomava conta de todos. Depois, anos mais tarde, fiquei sabendo que os mexicanos torceram pra "nós" e que houve uma espécie de sinergia entre público e jogadores em campo. Os históricos 4 a 1 foram construídos de forma natural, na segunda etapa de jogo. Pela ordem, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto completaram o placar que acabou coroando a maior e melhor seleção brasileira que eu vi jogar!!

Os caras eram todos craques em seus respectivos clubes! Aliás, sobravam bons jogadores!! Tanto que, P. C. Cajú, por exemplo, era reserva!! Zé Maria e Dario, também!! Respeitando os tempos e as gerações, masss...insisto que, dos times que vi jogar, NENHUM bate a Seleção Brasileira de 1.970!! Os mais velhos do que eu falam que a de 58 era melhor. Será?? Acho que não!! Inclusive, já vi e revi, e revi de novo umas "duzentas" vezes a história das copas, filmes, vídeos e tudo o que há disponível hoje! Mas, digo e repito: dos cinco títulos mundiais conquistados pelo Brasil, em termos de qualificação técnica, nenhum time supera o quadro formado por João Saldanha e lapidado por Zagallo!! Depois do jogo, relembrando o 21 de junho, há 50 anos, meu pai pegou o seu fusca e fomos pras ruas do centro de Criciúma, de onde acompanhamos carreata, fogos e muito papel picado que caíam do então edifício mais alto de Criciúma: o Comasa!! E... como é bom recordar coisas boas...!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário