Futebol tem dessas coisas. A legislação, anteriormente chamada de Lei Zico, reformulada e “traduzida” pra Lei Pelé, passou a valer em março de 1.998. De lá pra cá, os clubes de futebol deixaram de ter a mesma autonomia...a mesma ingerência que tinham, até então, sobre o “empregado”, no caso, o atleta profissional. A Lei do Passe foi extinta e os jogadores ficaram livres pra negociar com o clube que melhor lhe convir! Claro que, pro profissional “da bola”, tudo ficou mais claro e eles passaram a ser mais valorizados! As possíveis negociações, antes diretamente entre clubes, ganharam a inclusão do agente, empresário, atravessador ou como queiram denominar o representante geralmente escolhido ou nomeado pelo atleta.
De lá pra cá, contudo, várias artimanhas são usadas, por clubes, jogadores e empresários para que, de alguma forma, as transações proporcionem vantagens financeiras à todas as partes envolvidas. Assim, comissões ou percentuais de valores são negociados das mais diversas maneiras! Não se trata de PAGAR PRA JOGAR! Faz tempo que o futebol deixou de ser um prazer pra quem joga e diversão pra quem assiste! Os tempos mudaram...tudo em nome da dita “EVOLUÇÃO”! Todos os profissionais envolvidos são remunerados e, uma parte deles, ganha MUITO BEM!! Vez por outra são dois, três ou até mais procuradores que “comem uma fatia menor ou maior do bolo”!! E o Clube que forma o atleta? Este, que investe desde as categorias de base, às vezes bem garotinho...8 ou 9 anos, como faz pra obter lucro ou, no mínimo, a recuperação da aplicação realizada?? Quem ler, se puder faça uma reflexão sobre o tema. Fica a dica!
Mudando a prosa, Ituano, em SP; Ypiranga, em Erechim; São José, no Heriberto Hülse; Tombense...aquele jogo atrasado, lá em Minas Gerais; e, Brusque, no Augusto Bauer, as próximas partidas do Criciúma pela Série C do Campeonato Brasileiro até que termine o 1º turno. Assim, observa-se que, dos cinco jogos restantes, apenas UM será na casa tricolor! Os demais, fora! Com 8 pontos já computados na tabela, mais 15 em disputa, sendo 12 fora e 3 em casa...o que dá pra projetar até o final da primeira metade da competição?? Sendo otimista, dez... doze pontos?? Não sei!! O que sei é que, pra se autoafirmar como clube postulante ao acesso, o Criciúma precisará melhorar mais!! Tempo tem!! Até porque, só um quarto do torneio foi jogado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário