quarta-feira, 12 de maio de 2021

O mais importante é a bola no fundo da “casinha”!!

Vejo, quase todos os dias, na televisão, programas que abordam o futebol. Aliás, o futebol, pra quem me conhece, faz parte da minha vida! Nasci, cresci e já estou quase perto da chamada terceira idade...sempre acompanhando esse esporte, que é o de maior apelo popular no mundo inteiro!! Assim, ouço e tento entender as mais variadas formas de se analisar confrontos entre dois times, sejam eles de bom nível técnico ou não!! Fico cá pensando...quantas e quantas “táticas” são empregadas por treinadores espalhados pelo mundo inteiro!

Só que nada consegue o efeito desejado se a bola não entrar no gol!! Na teoria, é simples!! Jogar bonito a Seleção Brasileira o fez em 1.982 e terminou sendo eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo, na Espanha. Há quem diga, inclusive, que foi o futebol mais lindo de se ver em um torneio mundial!! Só que, já naquela época, a competitividade e a força superaram a boa qualificação técnica e a Itália, com Paolo Rossi em grande fase, tirou o favoritismo brasileiro e rumou pra conquistar a competição!!

Váááááários outros exemplos podem ser citados! Por aqui, em 1.992, lembro que o Criciúma ganhou TODAS AS ETAPAS classificatórias do Campeonato Catarinense...foi o “trem pagador” do torneio e, numa fase de mata-mata, perdeu os jogos pro Avaí e “caiu fora” do Estadual! E olha que dava gosto ver jogar aquele Criciúma que vinha da conquista da Copa do Brasil, no ano anterior; e, de uma excelente campanha na Taça Libertadores da América! Lembram??

Pois, na temporada seguinte, o Criciúma reformulou um pouco seu elenco, trouxe Sergio Ramirez pra dirigir a equipe, o time era meio “retranqueiro”...só que ganhou o Catarinense, com recorde, na época, em jogos vencidos fora de casa! Além disso, o Tigre conseguiu se manter na então 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro, equivalente à Série A de hoje, jogando um futebol sem brilhantismo, masssss...muito eficaz no aspecto competitividade!! Fica a dica: jogando feio ou bonito, o mais importante é ter intensidade de jogo e “botar a bola no fundo da casinha”!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário