O futebol de Santa Catarina está fechando o ano com ganhos e perdas, mais ou menos, na mesma proporção. Um rápido balanço indica que o Joinville foi quem sofreu maior prejuízo. Afinal, no ano que vem, só jogará o Campeonato Estadual! Perdeu a vaga na Série D do Brasileiro e não tem lugar na Copa do Brasil! Assim, teoricamente, o clube que já foi “todo poderoso” no passado, terá, apenas, pouco mais de dois meses de calendário!!
Por sua vez, a Chapecoense viva, talvez, o pior momento de sua história! Quando parecia que iria se firmar na Série A, onde ficou por seis anos consecutivos, caiu...foi campeã da B e, na atual temporada, cumpre campanha terrível no principal torneio nacional! É lanterna, já teve seu rebaixamento confirmado com antecedência e ainda possui muitos problemas de ordem financeira! Pessoal lá do Oeste terá que TRABALHAR MUITO pra recuperar o “Verdão”!!
Massss...quem mais obteve vantagens, sem dúvida, foi o Avaí! O Leão da Ilha, conquistou, de forma dramática, seu acesso pra Série A do Campeonato Brasileiro na última rodada e nos acréscimos do jogo contra o Sampaio Correa! Importante frisar, contudo, que o Clube deve “um bom bocado” pra atletas, funcionários e fornecedores! Obviamente que, a “bolada” que receberá da CBF, em razão de voltar à elite do futebol nacional, dará um bom alívio para os dirigentes avaianos!
Claro que o Criciúma, finalmente retornando pra Série B do Campeonato Brasileiro, também acabou saindo no lucro em 2.021! Até porque, tal conquista foi recente e, todos lembram, que o maior vexame da história do Clube, ocorreu ainda durante o primeiro semestre com a queda, até então inédita, da Série A pra B do Campeonato Estadual! De outro modo, vale frisar, positivamente, ainda, a boa campanha na última edição da Copa do Brasil quando chegou até às oitavas de final!
Quanto ao Brusque, entendo ter atingido seu objetivo! Afinal, era debutante na Série B e terminou a competição “no meio da tabela” ...em 13º lugar, com 48 pontos e 42,1% de aproveitamento. Um pouco à distância, tenho entendimento de que a administração do “Bruscão êô” não costuma dar o “passo maior do que a perna¨ e, com uma política de “pés no chão”, vem cumprindo seu papel no contexto do futebol catarinense.
E...sobre o Figueirense, os “manezinhosx do Esxtreito” devem estar “p da vida”, muito mais em razão do sucesso do maior rival, Avaí, do que pelo fracasso do time na Série C do Campeonato Brasileiro. Mas, se serve como consolo, o time ganhou, há pouco tempo a Copa SC e, com isso, assegurou sua participação na próxima Copa do Brasil. No entanto, assim como outros co-irmãos, o Figueirense também tem dívidas significativas e isso pode atrapalhar seus planos futuros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário