O Criciúma está a um passo da Copa do Brasil 2023. Com os resultados da última rodada da Série A – as vitórias de Fortaleza e São Paulo e o empate do América-MG, mais a derrota do Botafogo para o Athlético-PR – o Tigre deve ficar com uma das vagas para o torneio nacional do próximo ano, através do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Porém, uma interpretação do regulamento do Paulistão pode complicar o caso. Cabe à CBF homologar as vagas, o que deve acontecer nos próximos dias.
Conforme informações preliminares, com a combinação de resultados, os cálculos apontam que o Tigre é o dono da última vaga pelo RNC. Só que o resultado necessita da confirmação da CBF. É que, ainda pode haver uma dúvida sobre a interpretação do Regulamento Específico do Campeonato Paulista de Futebol Profissional. Este, indica que uma vaga da Copa do Brasil é para o campeão do interior, que foi o Ituano. E não fala nada sobre o Ituano também poder entrar pela classificação como quinto colocado do estadual com a migração do São Paulo, Corinthians e Palmeiras para o critério um da Copa do Brasil.
Deste modo, resta saber se a vaga do campeão do interior, conforme o regulamento, é do Ituano ou se iria para o vice-campeão, que foi o Botafogo de Ribeirão Preto. O regulamento é omisso neste caso. Pode ser que a Federação Paulista de Futebol decida que a vaga vá para o vice, colocando mais um clube na Copa do Brasil. Caso isso prevaleça o São Paulo não abriria vaga para o Guarani e sim para o Ituano. Desta forma, o Guarani retornaria a se classificar pelo RNC, tirando a vaga do Criciúma.
A Copa do Brasil gera visibilidade nacional, além de um reforço no caixa do clube. Neste ano, foram quase R$ 1,5 milhão arrecadados, em premiações, com a disputa das duas primeiras fases. A competição deve começar no dia 22 de fevereiro e está programada para ir até 24 de setembro de 2023. O sorteio para a competição acontecerá em dezembro. Pela Série B deste ano, o time treinado por Cláudio Tencati precisaria ficar três posições à frente do Guarani, na tabela de classificação da Segunda Divisão, para assegurar o lugar na Copa do Brasil. Porém, isso não aconteceu: o Criciúma ficou em oitavo e o Bugre em 10º. Sendo assim, restou a esperança pelo RNC e está próximo de dar certo.
.
(Fontes de informação: Site TN SUL e ENGEPLUS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário