terça-feira, 3 de outubro de 2023

As chances de acesso na Série B.

Faltam oito rodadas para o término do Campeonato Brasileiro da Série B, e tudo caminha para que a competição deste ano tenha a 2ª maior “pontuação de corte” para o acesso da história. Desde 2006, a 2ª maior divisão de clubes do futebol brasileiro é disputada em pontos corridos. Seguindo uma projeção matemática feita pela Universidade Federal de Minas Gerais, serão necessários 69 pontos para que um time alcance a porcentagem de 99,99% de chance de subir para a Série A. O número é sete pontos maior do que a média histórica de 62; e dez acima do necessário em 2022, quando o Vasco da Gama somou 59 pontos e conquistou a 4ª vaga para a Série A deste ano. O cálculo para definição desta pontuação se dá única e exclusivamente em relação ao aproveitamento dos times dentro do campeonato, e não considera os critérios de desempate como saldo de gols ou número de vitórias.

Para explicar melhor o que representa a “linha de corte”, vamos usar como exemplo o que aconteceu no ano de 2020, quando o Cuiabá foi o 4º colocado da Série B e subiu com 61 pontos. O clube poderia ter subido com 59, já que o 5º colocado da competição naquela ocasião foi o CSA, que somou 58 pontos. Por sua vez, o Campeonato Brasileiro da Série B de 2012 é considerado um dos mais disputados da história da competição. Naquele ano, o Goiás foi o campeão, tendo somado 78 pontos, em uma campanha com 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. O vice-campeão foi o Criciúma, que somou 73. Athletico Paranaense e Vitória completaram o G4 com 71 pontos. O São Caetano, 5º colocado, também terminou com 71 pontos, e por conta disso, a pontuação necessária para o acesso naquele ano foi de 72, a maior de todas até o momento. A diferença no número de vitórias fez a equipe baiana subir para a Série A em 2013, deixando o Azulão para a disputa da Série B na temporada seguinte.

A tabela da Série B está dividida em três blocos bem definidos: aqueles que ainda brigam pelo acesso, entre eles, o Criciúma; os que tentam se manter na competição; e, aqueles que lutam contra o rebaixamento. Entre os que figuram no meio do caminho estão, no momento, Ceará e Botafogo. Do Ituano até a Chapecoense, que abre a zona de rebaixamento, todos lutam para fugir da queda e alcançar os 49 pontos, mínimo necessário para escapar da Série C. Depois disso, o Londrina está bem perto de ter seu rebaixamento confirmado, e o ABC, já sem nenhuma chance de escapar! 

.

(Alguns dos dados acima foram levantados junto ao site trivela.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário