segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O que já vi do surpreendente Botafogo.

Chama muito a atenção e é bastante curiosa esta campanha, do Botafogo, no Campeonato Brasileiro! E, isso acontece depois de um início de temporada decepcionante. O Botafogo sequer conseguiu classificar para as semifinais do Campeonato Carioca. Fora da disputa do título estadual, o Alvinegro teve de passar pelo constrangimento de disputar a Taça Rio, torneio para as equipes que ficaram do quinto ao oitavo lugar na primeira fase do Carioca. O clube precisou levar a sério a Taça Rio, que conquistou para garantir vaga na Copa do Brasil de 2024, sem depender da campanha no Brasileirão.

Depois disso, no entanto, tudo mudou! E...pra melhor! BEM MELHOR!! Líder do Brasileirão com 80% de aproveitamento, o Alvinegro está longe dos maiores índices de posse de bola. Com média de 44,7% de posse, o clube carioca é o quarto que menos tem a bola na competição – superando apenas Santos, Coritiba e América-MG. Isso não acontece por acaso. O jogo proposto por Luís Castro, que comandou a equipe em 12 rodadas antes da saída para comandar o Al Nassr, era baseado em ataques rápidos. E, agora, com Bruno Lage, o Botafogo permanece exercendo pressão sobre os adversários, sendo a ideia base pra iniciar suas jogadas. Isso é feito ocupando o campo ofensivo com muita gente. 

Assim, o objetivo é roubar a bola e aproveitar pra atacar com passes rápidos e jogadas em profundidade enquanto o adversário ainda busca se reorganizar para defender. Mesmo tendo pouco a bola, o Botafogo possui o melhor ataque do Brasileirão, com 38 gols marcados. São 16 vitórias em 21 jogos. O "Fogão" só perdeu duas partidas, para Goiás, atual 17º colocado, e Athletico-PR, nono. Quando enfrentou equipes do G-6 fez 100% de aproveitamento, vencendo os clássicos com Flamengo e Fluminense e batendo o atual campeão Palmeiras, na capital paulista. Não sei se o Botafogo vai aguentar até o fim do campeonato, assim! Mas, que, de momento, é difícil superar o líder do Brasileiro, ahhh...claro que é e MUITO!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário