quinta-feira, 10 de maio de 2012

Três zagueiros...dois volantes...

...ou três volantes e dois zagueiros? É quase uma cultura do futebol brasileiro comentar e discutir sobre esquema tático deste ou daquele treinador. Assim como também opinar sobre a escalação desta ou daquela melhor formação. No atual momento do Criciúma, prestes a estrear no Campeonato Brasileiro da Série B com um time quase que totalmente modificado em relação ao que disputou o Catarinense, o assunto é bastante pertinente. Particularmente, me agrada uma formatação tática com três zagueiros e dois volantes. Entretanto, desde que sejam usados dois alas de boa ofensividade, dois meias agressivos e dois atacantes de nível diferenciado. Outra coisa que me chama a atenção num time de futebol é o comprometimento dos atletas escalados em campo. No mundo do futebol de hoje, onde os interesses financeiros ou de negócios estão acima...e muito acima...daquilo que o torcedor quer, a dedicação ao futebol que é praticado dentro de campo fica, as vezes, em segundo plano. Nos últimos anos, inclusive, isso tem sido comum no Criciúma E. C. Mas considero que tal "fiscalização" deva ser conduzida pelo Depto. de Futebol. Então...trabalho pra Rodrigo Pastana e principalmente...Waldecy Rampinelli!

9 comentários:

  1. Poise Gilberto, acho para a equipe que jogou o catarinense jogar com 3 zagueiros tbem era a melhor opçao, ai sim..., o xerifao ozeia poderia estar no miolo da zaga, tal como nossos dois "ALAS" que tinhamos aqui, afinal ambos jogavam muito bem no ataque mas nao sabiam marcar (minha opiniao), masss..., agora e tarde. O negocio agora e torcer p/ o comelli fazer o melhor trabalho possivel e surpreender.

    Buenas!

    ResponderExcluir
  2. Giba
    o time, salvo engano, manteve apenas o Zé Carlos. Assim, temos um time totalmente reformulado. Não gosto de tres volantes, muito menos de tres zagueiro. Técnicos brasileiros aprenderam isso com Europeus na década de 1990 e não abrem mão disso. Acontece que na Europa time bom algum joga mais dessa forma, com tres zagueiros ou tres volantes. E quando fazem não se compara a qualidade dos volantes e zagueiros. Porque será que na lista de técnicos renomados mundo afora não figuram brasileiros?
    Estou na Itália a trabalho por duas semanas e os italianos me perguntam diariamente porque fizemos isso com nosso futebol. Para italianos sempre foi normal e eficiente o jogo na defensiva. Para nós, isso só passou a valer quando técnicos começaram a fazer estágios por aqui e a acreditar que deveriam fazer igual no Brasil. Veja os treinamentos. Ninguem mais faz coletivo, isso passou a ser sinonimo de atraso, e assim se fica com essa coisa inadequada para nós de treino com campo reduzido, condicionamento com bola, etc. E aí já se fala que o time terá condicionamento lá pela terceira partida e tudo mais. Enfim.. de tudo, como disse Jackson aí acima, agora é torcer para que o Comelli faça acontecer.
    abraço

    ResponderExcluir
  3. comentário acima é meu.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  4. Gilberto, três zageiros + dois volantes + dois alas + dois meias ofensivos + dois atacantes, como você gosta, a regra nao deixa, tem que ter apenas 10 jogadores na linha. Regis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez tenha me expressado mal Régis. Mas citei como opções. De qq forma, obrigado pela obs.

      Excluir
  5. pahhh esse Briciuma da B vai fazer um fiasco nessa séri B meu deuuuus do céu. só quero ver.
    inquanto isso o Figueira vai lotar o calderão, o tlemplo do futebol catarina, eita time do povão!

    ResponderExcluir
  6. Fiasco é ser arrogante, e levar 3 CRÉUS do açaí, vai levar mais um saco no chiqueirinho scarpodre.
    Chora agmbá!

    1 CRÉU

    2 CRÉU

    3 CRÉU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. AS COISAS TÃO AGITADAS PELO LADO DA JAGUATIRICA.
    MESMO ASSIM O COMERSSIÁRIO VAI PERDER.
    FIGUEIRA É O MAIÓ!

    ResponderExcluir
  8. FIGAYRA É O MAIÓ, MAIÓ SACO DE PANCADAS, MAIÓ VERGONHA E MAIÓ PEIXE-BOI DOENTE, OU ATÉ MEMSO O MAIÓ CAVALO-PARAGUAIO.

    AGORA QUESTÃO DE TIME, KKKKKKKKK, PIADA!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir