quinta-feira, 27 de junho de 2013

Não consigo torcer contra!

O mundo mudou muito e os pensamentos, por conseqüência, também! O nacionalismo é um sentimento cada vez menos identificado entre os brasileiros. Por quê? Não sei! Não conheço nenhum motivo ou resposta convincente. Mas a verdade é que, com o passar dos anos, o sentimento de amor pelo que “é nosso” fica cada vez menor. Depois do advento da internet... as tais redes sociais...diversas maneiras de agir e pensar estão cada vez mais expostas. Conheço pessoas que, por exemplo, são de Criciúma, nasceram e se criaram aqui...e não gostam do Criciúma E. C. Assim é também em outras cidades. Situação idêntica ocorre também com a seleção brasileira de futebol. Há quem goste...vejam só...da Argentina e não do Brasil! Existem também os que preferem o Flamengo, o Corínthians, o Inter...e Criciúma, Avaí ou Figueirense...nem pensar! Sei que a democracia impera e que cada um torce pra quem quer ou tem suas preferências. Masss...com muito orgulho...bato no peito e digo que sou de outro tempo! Em hipótese alguma e em qualquer situação consigo “secar” o que é da minha cidade, meu estado ou meu país! Seja no campo esportivo, econômico, político ou administrativo. Quero duplicação da 101, via rápida, aeroporto, Hospital Sta. Catarina em boas condições, ruas e estradas transitáveis, melhor qualidade de vida...tudo aqui pro “esquecido” Sul, onde nasci, cresci e vivo há 51 anos. Assim é também com o futebol: Criciúma...Brasil...sempre!!! Contra o próprio patrimônio? Não...nunca! Parece coisa de doido...!! E...não trata-se de ufanismo. É sentimento de amor próprio mesmo!

8 comentários:

  1. Pq essa revolta??
    Apesar de achar vc revoltado, sigo tua linha de pensamento!! Nasci, cresci, vivi e ainda vivo aqui... São 26 anos de história e não há como torcer contra.
    Acho que quem torce contra ou é recalcado, ou é invejoso ou simplesmente não merecia ter tido esse presente de Deus que é ter nascido aqui!

    Post forte, mas é assim que tem que ser!

    Abraço pai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é revolta, filha! Mas eu vejo, ouço e observo cada depoimento, opinião ou postagem aqui e ali que...sinceramente...me decepciono muito! Boa parte do povo brasileiro, felizmente não é a maioria, não tem patriotismo ou amor pelo seu chão! Abração!

      Excluir
  2. Não entendi o que futebol e a seleção, comandada por uma entidade privada, tem a ver com patriotismo.

    Quem nos induziu a pensar desta forma foram regimes nacionalistas do passado.

    Como é que o torcedor vai engolir uma seleção que é comandada por José Maria Marin (passado negro) e que recebe ordens do exilado Ricardo Teixeira? Que faz contratos extremamente vantajosos e pouquíssimo repassada aos clubes afiliados, ou pior, que mantém uma bancada de Deputados tentando abortar qualquer tipo de medida legislativa que tente moralizar o futebol?

    Ok, digamos que o torcedor seja menos politizado e releve a questão ideológica. Partimos então para a questão técnica: como é que vais convencer os mais exigentes a aceitarem um treinador retrógrado, ultrapassado e apegado a conceitos de 30 anos atrás? Que insiste em jogadores sem pedigree como Hulk e Luiz Gustavo.

    Só os "apaixonados" mesmo para apoiarem esta seleção.



    Rodolfo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena que vc pense dessa forma!

      Tua frase: "Não entendi o que futebol e a seleção, comandada por uma entidade privada, tem a ver com patriotismo."
      O que uma entidade privada tem a ver com isso? Teriam que ser comandados por uma entidade Pública, que daria o sustento adequado à seleção?

      Bom, cada um com sua opinião. E outra coisa, conta quantos título, vitória e méritos possui o treinador retrógrado.

      Sem te conhecer, pra mim é uma pena que tenhas esse pensamento.

      Abraço e fique com Deus!

      Excluir
  3. Nacionalismo exarcebado produziu duas guerras. Quem busca raiz acaba chafurdando na lama. É bem possivel amar as pessoas e uma cidade e/ou país e não cair na ladainha patriótica, excludente e conservadora. Ainda bem que vivemos num país livre. Liberdade, aliás, conseguida com muita luta.
    Hulk e Luiz Gustavo são versões pioradas de Gilberto Silva e Damião.
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
  4. Giba,acredito e penso que deve ser uma forma de expressar um sentimento de abandono por aqueles que deveriam proteger e ajudar pessoas a evoluirem no contesto de cada povo.Ninguém defende um indivíduo que lhe serve um café temperado com sal ou que lhe de um remédio para dor qdo se sabe que vai lhe matar.Assim é a seleção.Como poço defender ou proteger uma entidade que só nos faz sofrer?Que escolhe um treinador que dirige seus comandados dentro daquilo que pensa ser ele o "sabe tudo",abusando da falta de respeito ao povo brasileiro na sua falta de educação.Como poço defender uma seleção que tem um comandante(presidente)corrupto .O Escolari já comandou a seleção de Portugal e nem por isto qdo diante do jogo com o Brasil ficou torcendo p/ o Brasil.Hoje fala em torcida que canta o Hino,que é patrióta qdo ele um dia virou as costas para nós.Giba,hoje o patriotismo morreu pela forma que se conduz o futebol brasileiro e não pq o brasileiro quiz deixar de ser.O futebol,movido pelos corruptos,abusos financeiros foram os que fizeram perder o que tinhamos de bom.NINGUÉM GOSTA DAQUILO QUE O FAZ SOFRER.

    ResponderExcluir
  5. Mílton...corrupção existe e sempre existiu. E em praticamente TODOS os setores das nossas vidas...no nosso dia à dia! No futebol existe, sim! Mas culpá-lo sozinho, não! Já vi no face gente oferecendo a carteirinha de sócio do Criciúma por alguma quantia em dinheiro! E não foi só um ou dois...hein?! Inclusive um que já participou aqui do blog e as vezes prega "moral"!!!! As vezes precisamos olhar para o nosso umbigo...entende? O nacionalismo ou patriotismo que me refiro...e se tu leu o post pode constatar...é sobre tudo o que nos cerca. Muitos preferem e fazem questão, inclusive, de valorizar o que é dos outros em prejuízo do que é nosso. Eu sempre fui, sou e continuarei a ser assim. Ou seja, quero o que é nosso sempre vencendo...ganhando, independente de ser no aspecto esportivo, político ou econômico! Masss...como destaquei no começo...o mundo e os pensamentos mudaram muito! Assim, cada um...cada um! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Te entendo e ao mesmo tempo dou razão ao povo que fica contra a seleção nos momentos como estes.O povo brasileiro é carente,talvez,esteja aí o motivo e que se voltando aos bons tempos tudo recomeça e assim poderemos ser um país mais feliz com o que temos.

    ResponderExcluir