quarta-feira, 3 de julho de 2013

Reforma política e penal!

Não é a minha “praia” falar ou escrever sobre política. Isso é assunto de maior conhecimento do “alemão” João Paulo Messer. Entretanto, mesmo tendo pouco conhecimento, entendo que a tal reforma política precisa e deve ser feita...sim senhor...ainda este ano para que seja válida já nas próximas eleições. Mas, o que mais me intriga é o atual código penal! As regras para aplicação das leis visando punição de infratores é ultrapassada e não tem o devido rigor que cada caso exige. Outro dia, numa entrevista ao Eldorado Total, programa que apresento na Rádio Eldorado, o Dr. Rubens Sálfer, Juiz de Direito em Criciúma, disse que é totalmente favorável à pena de morte em casos de tráfico de drogas, latrocínio(matar pra roubar) e estupro. Fecho em “gênero, número e grau” com ele! Outra situação diz respeito aos menores infratores que “deitam e rolam” e são claramente protegidos pelo tal E. C. A. (Estatuto da Criança e do Adolescente). Você que nos acompanha já leu o texto do referido estatuto? Eu já! E digo e afirmo que, na teoria, nota dez! Na prática...bem menos! Até porque não há como justificar tantos crimes cometidos por menores e praticamente nenhuma punição aplicada. O assunto é bastante abrangente e polêmico. Ficaria um bom tempo escrevendo sobre isso. Masss...as vezes...só em pensar nas injustiças que vimos a todo momento, me deixa indignado e perplexo quanto ao futuro de muitos meninos e meninas de hoje...!!
Criminalidade sem idade...hoje um problema sem solução no País!

10 comentários:

  1. GIBA....ESTÁ NA HORA DE VOLTARMOS AOS TEMPOS DE JUSTIÇA COM AS PRÓPRIAS MÃOS.NÃO FOI PUNIDO QUE SEJA FEITO PELA FAMÍLIA.ATÉ 1970 LEMBRO QUE SE ALGUEM MATASSE UM DE ALGUMA FAMÍLIA COM CERTEZA MORRIA NO MES SEGUINTE.

    ResponderExcluir
  2. Entrevista com Dr. Salfer?? Não ouvi, mas tenho certeza que perdi uma grande entrevista!
    Eu concordo com suas palavras quanto ao Código Penal, que mesmo com tantas reformas nunca é o suficiente. O texto é lindo, porém não é cumprido.
    Quanto ao E.C.A., é uma verdadeira "eca", acho o texto eca e a prática nem acho nada, pois a mesma não existe.
    Crianças e adolescentes tem consciência para engravidar, votar e se cometerem um crime (infração, no caso deles) não podem responder como adultos? É um verdadeiro absurdo!!!
    Pra mim as coisas deveriam ser como no tempo da Santa Inquisição (quem conhece história sabe), "olho por olho, dente por dente", ou seja, se roubar, corta a mão, se matar, morre.
    Sou completamente a favor da pena de morte e quem diz ser contra (há pessoas que dizem que apenas Deus pode fazer isso) é pq nunca teve a oportunidade de conhecer um pai ou uma mãe que teve um (a) filho (a) estuprado (a).
    Friso que a justiça é laica, ou seja, não tem religião, então independente da justiça de Deus, quem comete crime tem que pagar em vida para que todos vejam.

    O problema no nosso país é que, infelizmente, a justiça não pensa e não age dessa forma!

    Abraço pai!

    ResponderExcluir
  3. Gilberto
    Juiz defendendo pena de morte? o judiciário é o único poder que não temos como fiscalizar. O juiz é doutor mesmo, com doutorado defendido? O judiciário, até onde sei, é o poder para aplicação das leis, não para a criação delas. Lógico que um juiz, assim como outro cidadão brasileiro pode e deve se manifestar. Achei inusitada a manifestação de um juiz quanto a pena de morte, apenas isso. É um argumento a ser utilizado por aqueles que a defendem. A verdade de um cidadão, até mesmo um juiz qdo como cidadão e não em júdice, não é absoluta. Penas de morte são para regimes de exceção. Sou contra, e não é porque nunca tive caso conhecido, e sim porque devemos pensar antes no social, na minha opinião. Sei que será um comentário ignorado, mas fica meu registro.
    abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, tua opinião é tão válida quanto a de qualquer pessoa e acredito que deva ser a mesma da maioria, pois a maioria não defende a pena de morte.
      Quanto ao Juiz se manifestar como cidadão, ele pode sim, mas como pessoa, pois em sua profissão ele deve ser imparcial e analisar cada caso friamente sem se deixar levado pelas emoções. Concordo que seria um regime de exceção e que deveria ser aplicado contra crimes hediondos, ou seja, contra a vida, mas deveria ser aplicado.

      Se pegares os países que adotam esse regime verás que o índice de criminalidade é bem menor.

      A verdade do juiz não é absoluta, até mesmo porque nesse tipo de caso o caso seria levado à um júri popular e o povo é quem decidiria.

      Mas, cada um com sua opinião.

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Tamili

      A pena de morte nao diminuiu em paises onde ela existe. Antes pelo contrário, nos EUA, que tem a maior populacao carcerária do mundo, os estados sem pena de morte como NY, baixaram o indice. Paises como Irã e Iraque tem penas fe morte por aspectos culturais bastante antigas e são Estados teocraticos. No Brasil é bem diferente, embora o crescimento da influência das igrejas no Estado seja preocupante em questoes como a pena de morte, aborto e a chamada cura gay, o que é no mínimo risível.
      Abraço
      Ahh Tamili, eu nao preciso usar Dr na frente do meu nome para colocar consistencia nos argumentos, embora por direito pudesse fazê lo pois tenho tese defendida em banca publica há dez anos.
      Emerson Campos

      Excluir
    3. Com certeza ninguém precisa de "Dr." na frente do nome para ter ciência e consistência nos argumentos. Sou exemplo clássico e vivo disso. Até mesmo porque segundo o dicionário, Dr. é quem tem doutorado e não quem é juiz.

      Defendo esta posição, há pelo menos 8 anos, sendo 5 durante a faculdade e 3 após.
      Discordo completamente de suas opiniões, mas como disse e repito, são bem vindas, já que vivemos em um país democrático.

      Mas, o respeito existe de qualquer forma.

      Abraço!

      Excluir
    4. Tamili
      Vou deixar mais claro o que escrevi. Eu não acho adequado começar uma argumentação seja qual for, e nesse caso sobre a pena de morte, fazendo deferência ao titulo da pessoa: o Dr falou...inclusive porque em se tratando de profissionais da área do direito dificilmente são doutores de fato. Sou prof universitário há 17 anos sendo 10 deles com Dr. Falo portanto conhecendo as coisas do dentro. Mas esta não era a questão e sim a pena de morte, e discordando do que apresentei, não colocaste outros argumentos para alem do que é dito pelo senso comum. Claro que compreendo o lugar de onde falas e mesmo discordando entendo tua opinião. Obrigado pela interlocução.
      Abraço.
      Emerson Campos

      Excluir
    5. Compreendi Emerson.
      E quanto a colocar argumentações diferentes, tendo em vista que falei apenas o que é dito pelo senso comum, é justamente pq eu tenho o senso comum e a pena de morte não me sensibiliza nenhum pouco.
      Sou formada em direito e também conheço os argumentos da área.
      Quanto a ser professor universitário, doutor ou não, meus sinceros parabéns, mas pra mim não qualifica uma pessoa melhor que a outra, conforme já dito no comentário anterior. Até mesmo pq hoje em dia as opiniões são um pouco diferentes e há 17 anos atrás acredito que o crime e área penal em si não eram como hoje, só não posso te afirmar com certeza, pois eu era uma criança.

      Apesar de discordar, como já falei, tuas opiniões são bem colocadas e argumentadas.

      Abraço!

      Excluir
    6. oi Tamili
      valeu pela interlocução.
      vamos aguardar um post sobre futebol para discutirmos em outras bases..rs..
      abraço
      Emerson Campos

      Excluir
  4. Gente....já pensaram se nos países que tem a pena de morte fosse o contrário?Seria complicado,não?Agora imaginem o Brasil nas condições de hoje para o futuro?Tudo que Você fizer para diminuir a criminalidade neste país é bem vindo.O que não pode é continuar da meneira que está.Precisamos mudar e ponto.

    ResponderExcluir