terça-feira, 27 de outubro de 2015

Clubes continuam reféns da Lei Pelé!

Ela entrou em vigor na data de 24 de março de 1.998 e de lá pra cá, os clubes passaram a sofrer grandes prejuízos! Nem preciso ficar citando aqui os tantos e diversos jogadores que, simplesmente, abandonaram seus times de origem ou acabaram saindo pela “porta dos fundos”! E...quando há uma negociação dentro dos parâmetros legais, a instituição desportiva dificilmente recebe uma quantia compensatória. Claro que não vou mencionar, por exemplo, o caso que envolveu a saída de Neymar, do Santos pro Barcelona. Aí é uma outra história...bem diferente, onde, todos sabem, os envolvidos ganharam bastante dinheiro...clube, jogador  intermediadores. De qualquer modo, puxo tal assunto pra destacar o volante Barreto, do Criciúma. O atleta, revelado nas categorias de base do Clube, terá seu contrato findado em 2.016. Em setembro, procurador, atleta e Criciúma haviam chegado a um acordo já projetando uma renovação. O tempo passou, Barreto voltou à condição de titular e já havia sido mais valorizado por causa de sua passagem pela Seleção Brasileira sub-22 que esteve nos Jogos Pan Americanos, disputados no Canadá, no meio deste ano. Pois não é que o jogador resolveu voltar atrás e não aceitar a renovação??!! Ora bolas...ninguém é bôbo!! Barreto(foto abaixo) foi orientado por seu procurador porque já vislumbra ou tem encaminhada uma outra situação mais vantajosa para depois do término de seu compromisso com o Criciúma E. C. Ilegal? Não...claro que não! Afinal, a Lei Pelé possibilita isso! E assim caminha o futebol! Quem forma, investe no garoto...láááá desde “novinho”...corre risco de prejuízo, as vezes sem nenhuma indenização!!

Santa Cruz e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira(27), em Recife, com objetivos distintos no Campeonato Brasileiro da Série B. É só observar a tabela de classificação para chegar à tal conclusão. O Santa Cruz, dono de uma das maiores torcidas do Nordeste, tem 49 pontos, é sexto colocado, contra um Criciúma que ocupa a 14ª posição com 39 pontos. Os recifenses estão 5 pontos atrás do Bahia, que é o quarto colocado e, obviamente ainda pensam em acesso! Já o Tigre, por enquanto, “livra” 7 pontos da zona do rebaixamento. Dentro do que penso, o Criciúma precisa pontuar no Arruda; e o Santa necessita ganhar para se aproximar um pouco mais do G-4.  Particularmente, quero que o Criciúma se garanta o mais rápido possível na Série B do ano que vem pra começar a se projetar e planejar a próxima temporada!! Tudo bem rapidinho!!

Por outro lado, a Série A do Campeonato Brasileiro teve uma rodada com baixíssimo número de gols: 12 em 10 jogos! Nada mais, nada menos do que três jogos com placar em branco! Algumas observações...como, sobre o Corínthians que continua “imbatível”! Abriu 8 pontos do 2º colocado, o Atlético Mineiro e continua mantendo tal diferença. Com seis rodadas faltando pra se encerrar a competição...cá entre nós...ninguém vai conseguir tirar o título do Timão!! Entre os catarinenses... um “xôxo” zero a zero entre Chapecoense e Avaí; mesmo placar pra Figueirense e Santos. Por sua vez, o Joinville lutou muito e perdeu...depois de ter ido buscar duas vitórias nos jogos anteriores. Por enquanto, só o JEC está na “degola”. Os outros...perto dela...!!!

Um comentário:

  1. Gilberto
    O Barreto tem algum valor. Não é um jogador brilhante, nada disso. Mas tá numa fase pessima; inseguro, desatento. ..No começo desse ano, em vários posts aqui eu disse que fazer um time com 9 titulares da base, seja ela qual for, é pedir pra cair. Tá aí o resultado: série C bem perto. Só resta torcer pra que Cavalo consiga continuar tirando leite de pedra como fez o Pet,assim como Caio Jr. Demitido pq não é da cidade. Enquanto profissionalismo for confundido com provincianismo o time terá o tamanho limitado como seus pensadores e realizadores. Pra isso chamaram o técnico certo.. É tão difícil reconhecer que a realidade de hoje é bem diferente de 1991? Colocar Vanderley pra falar ais jogadores de uma realidade a qual a grande maioria deles sequer era nascido? Saudosismo sem resultado algum.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir