sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

As vitórias e as derrotas de 2.016.

É a última postagem do ano! Portanto, relembrando que o Criciúma, nosso principal produto esportivo, não teve uma temporada em que causou tantas alegrias assim a seus simpatizantes e torcedores. Afinal, foi eliminado na fase inicial da Primeira Liga; participação discreta na Copa do  Brasil; acabou o Catarinense em 3º lugar e em 8º na Série B do Campeonato Brasileiro. Vale destacar, de outro modo, que o presidente Jaime Dal Farra com sua “G. A.”, conseguiu manter uma boa estrutura administrativa e financeira viabilizando assim o Clube! Nessas competições em que o Tigre jogou, deu Fluminense como campeão da Primeira Liga; Grêmio, com Douglas comandando o time e sendo aquele camisa dez que todos os treinadores sonham em ter, ganhando a Copa do Brasil; o Atlético de Goiás cresceu bastante no returno e foi o 1º colocado na Série B; e...a Chapecoense que, com toda justiça, “papou” o título Estadual. Cá entre nós...quase que o Vasco não sobe, hein?? Que coisa!! O time liderou boa parte da competição e, na reta final, encontrou problemas pra confirmar seu retorno à Série A!

Pois, na Série A, o Palmeiras mostrou futebol mais vistoso do torneio! O técnico Cuca, com o plantel na mão, levou o alviverde a uma conquista que não acontecia desde 1.994...há 22 anos! Não dá pra contestar!! Gabriel Jesus, o veteranissimo Zé Roberto, mais Tchê Tchê e também Roger Guedes, que foi do Criciúma pra lá, foram alguns dos nomes mais importantes na conquista palmeirense! Ainda sobre a chamada elite do futebol nacional, quem decepcionou mesmo foi o Internacional. Sempre ostentou sua condição de nunca ter caído pra 2ª Divisão do Brasileiro...masssss, desta feita, com um time comum e algumas trocas de técnico sem resultado positivo, o colorado gaúcho vai fazer cia. a Criciúma e Figueirense, este que também foi rebaixado, na Série B em 2.017!

Aliás, sobre os catarinenses, vale destacar a tradicional raça avaiana!! Os “manezinhos” do Sul da Ilha tiveram um “sprint final” impressionante e, com jogadores sem grande qualificação técnica, exceção a Marquinhos, claro...o Leão, dentro daquele “sobe/desce”, volta pra Série A. Sobre o Joinville, lembro que há alguns anos “brigava” pra arranjar uma vaga na Série D! Subiu todos os “degraus” necessários, chegou na Série A, ficou um ano, caiu pra B, mais um ano e, na próxima temporada estará na 3ª Divisão! 

Por sua vez, a Chapecoense vinha sendo a grande sensação do futebol catarinense! Não sei como o Clube, sua torcida e a cidade de Chapecó irão reagir depois de tudo o que aconteceu! A distância, fico na torcida para que consiga ser forte e continuar sendo grande em âmbito estadual e nacional! Assim como, também, vou desejar muito para que Rubens Angelotti consiga sucesso como novo comandante da Federação Catarinense de Futebol, substituindo a Delfim Peixoto, infelizmente falecido na tragédia de Medellin!

Ah...não dá pra deixar passar “em branco” a mudança radical na forma de jogar da Seleção Brasileira fazendo com que o time, agora dirigido por Tite, viesse a reconquistar prestígio e carinho de uma torcida que andava pra lá de revoltada!! E...méritos pra quem defendeu o País nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Bem do jeito brasileiro, com algumas situações adversas e outras até surpreendentes no aspecto positivo, conseguimos sediar uma edição de Jogos Olímpicos. Foram 19 medalhas e a 13ª colocação final, o melhor resultado do Brasil na história das Olimpíadas!! Inclusive, finalmente, o futebol ganhou o ouro!! Muito bom!!

Então...valeu galera!! Bom 2.017 pra todos nós que somos do bem e queremos que Deus nos abençoe...sempre!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário