sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O Criciúma não pode viver só do passado!! Vamos acordar...!!!

Na postagem anterior relembrei uma pesquisa que fiz em maio deste ano querendo saber de amigos, leitores e internautas sobre o melhor Criciúma de todos os tempos. Ei...gente!! Vamos acordar!! Chega de ficar só relembrando coisas da Copa do Brasil, da Libertadores de 92, do Brasileiro de 2.002...enfim, das grandes conquistas que o Tigre teve em épocas que muitos já nem lembram mais e outros sequer haviam nascido!! Foi inédito? Sensacional? Contagiou a todos? Nos encheu de orgulho e alegria? Tivemos reconhecimento em todo o País e fora dele? Sim pra todas as perguntas!! Masss... passou!! Fica na lembrança e nos arquivos dos maiores feitos do futebol catarinense e...deu! Bola pra frente!!
Observe o leitor que, no “Criciúma de todos os tempos” só tem gente bem das antigas!! O presidente mais votado foi Moacir Fernandes, o técnico...Levir Culpi. Gente...o Levir passou aqui em 1.992, há 24 anos!! Quanto a Moacir, a última vez que ele foi dirigente do Clube em 2.007...nove anos atrás!! Sobre os jogadores mais “badalados”...os melhores da história: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; Roberto Cavalo, Mabília e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Destes jogadores, só o Luciano, zagueiro, que tem 38 anos e encerrou 2.016 atuando pelo Goianésia, do interior de Goiás, ainda está na ativa! O restante já se aposentou!! Exceção feita ao goleiro Alexandre que, infelizmente, já faleceu!!
Assim, de 2.007 pra cá fica constatado que ninguém mais “encantou” a ponto de fazer história com a camisa do Criciúma!! Claro que podemos lembrar a última passagem de Paulo Baier, em 2.014, mas considerando que seu destaque mesmo se deu em 2.002! Vale também destacar o goleiro Agenor, o atacante Zé Carlos? Talvez! Mas, com certeza longe de qualquer comparação com os citados anteriormente!! Faça-se uma ressalva ao trabalho social, patrimonial e estrutural que proporcionou o ex-presidente Antenor Angeloni ao Criciúma!! Massss...bola rolando, alegrias pra torcida, títulos, conquistas?? Ah...faz muito tempo que não sentimos aquele “gostinho” tão prazeroso! Por isso, insisto na tese de buscar vitórias...ganhar, sob qualquer pretexto!! E, pra isso, há necessidade de se olhar pra frente objetivando sempre glórias e triunfos!!
Reitero minhas idéias em relação à necessidade que o Criciúma tem de voltar a crescer!! Está claro que há alguns anos perdemos espaços no cenário estadual e nacional para clubes como Figueirense, Avaí e, principalmente, Chapecoense! Faz tempo que o Tigre não ruge alto... dentro e fora de sua casa!! Sou “cinqüentão” e do tempo em que os caras vinham jogar no Heriberto Hülse e muitos chegavam “tremendo”!! Da mesma forma, longe de seu chão, o Criciúma era MUITO respeitado!! Hoje...ou melhor, há anos já que a camisa preta, amarela e branca não é temida como antes!! Tudo mudou e há incondicional imposição de uma união entre clube, torcida e mídia para que o Criciúma volte a ser grande!! Caso contrário, temo pela mesmice!! Ou seja...série B, as vezes com risco de cair pra C; jogar Copa do Brasil querendo ganhar um “dinheirinho” por passar uma ou duas fases; Catarinense...se der pra chegar, tudo bem, caso contrário...fica em 3º, 4º ou 5º lugar que ta bom assim!! Não!! Decididamente não!! O Criciúma que eu vi nascer e chegar onde chegou, com certeza, não é esse...!!!

BOM NATAL A TODOS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário