sexta-feira, 5 de maio de 2017

Arbitragem de vídeo na final do Campeonato...Pernambucano!! E toda expectativa para as rivalidades regionais no RJ, RS e em SC!!

Não do Catarinense!! Atitude pioneira, sim, da Federação Pernambucana de Futebol para a decisão do estadual lá que usará recursos de vídeo! Os jogos que apontarão o campeão de 2.017 em Pernambuco serão entre Sport Recife versus Salgueiro, com o primeiro na Capital e o segundo, no interior. O sistema permitirá contatos entre uma cabine no estádio, montada e equipada eletronicamente, com os envolvidos na arbitragem dentro de campo. Todo o aparato técnico foi desenvolvido no Brasil com aprovação da CBF e da FIFA, o que é mais importante! Boa idéia? Excelente!! Contudo, faço algumas ressalvas como, por exemplo, não deixar que a partida fique parada por mais do que alguns segundos pra tirar dúvidas aqui e ali!! É preciso extrema habilidade e agilidade de todos os envolvidos porque, afinal, o jogo...a bola tem de rolar, sem que haja prejuízo pros times e para o torcedor nas arquibancadas! Também será necessário bom senso de atletas e comissões técnicas para que nem todo lance seja passível de dúvida a ponto de pedir a intervenção da arbitragem de vídeo!! De qualquer modo, vou ficar na torcida para que a primeira experiência no País seja de sucesso!!

O fim de semana promete ser recheado de opções pra quem gosta de rivalidade no futebol dos campeonatos regionais! Lembro que Chapecoense e Avaí decidiram o Catarinense de 1.977. Era tudo diferente...o torcedor de hoje deve imaginar!! Mas, o estádio da final já era o Índio Condá! Naquele dia, 30 de outubro, um torcedor atirou uma garrafa que explodiu na cabeça do lateral Orivaldo, do Avaí. Ele jogou com a cabeça toda enfaixada e suja de sangue quase o jogo inteiro! Boa parte da arquibancada era de madeira e havia uma proximidade muito grande da torcida com o gramado. José Carlos Bezerra apitou tal decisão vencida pela Chapecoense...1 a 0, gol de Jaime aos 40 minutos do 2º tempo! Times? Pra quem gosta de nostalgia, a Chapecoense atuou com Luís Carlos; Cosme, Carlos Alberto, Décio e Zé Carlos; Janga, Valdir e Sérgio Santos; Wilsinho (Jaime), Jorge e Eluzardo. O técnico era Edgar Ferreira. Já, o Avaí, treinado por Emílson Peçanha, teve Zé Carlos: Orivaldo, Chico Botelho, Marcos e Cacá; Almir, Balduíno e Renato Sá; Ademir, Otacílio(Lourival) e Lico. A Chapecoense, foto abaixo, conquistava então o primeiro título de sua história!

Sobre as outras decisões pelo País...não há como negar que Coritiba, Corínthians e Goiás estão com “faca e queijo na mão” para conquistar os títulos no Paraná, São Paulo e Goiás, respectivamente! Cada um fez 3 a 0 na “ida” e o saldo obtido muito dificilmente deverá ser recuperado por Atlético, Ponte Preta e Vila Nova. Em Minas Gerais, situação de absoluta igualdade entre Atlético e Cruzeiro! Até porque, na 1ª partida deu 0 a 0 e ambos possuem times de relativa equivalência em relação à capacidade técnica. No Rio de Janeiro, o Fla-Flu vai lotar o Maracanã!! Sem dúvida, é o campeonato estadual mais charmoso do Brasil!! Os rubro-negros abriram vantagem no 1º jogo: 1 a 0. Na verdade, uma discreta vantagem que não indica franco favoritismo! E, no Rio Grande do Sul, sem Gre-Nal na final... vamos dar uma “espiada” em Novo Hamburgo e Internacional. Como o Corpo de Bombeiros não liberou o Estádio do Vale, a final será em Caxias do Sul, no estádio Centenário. Deu 2 a 2 o primeiro confronto no Beira-Rio. Novo empate e o regulamento dita que o título seja decidido nas cobranças de tiros livres da marca penal. Também não dá pra apontar maiores chances pra este ou aquele! De qualquer modo, pra motivar mais o futebol do interior gaúcho até que seria interessante ver o “Nóia” campeão...!! Aguardemos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário