sexta-feira, 12 de maio de 2017

A largada...!!

Serão cinco representantes do futebol Santa Catarina estreando neste fim de semana nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Rebaixado em dois anos da Série A pra B e da B pra C, o Joinville tem um compromisso mais complicado, pois fora de casa, atuará contra o Ypiranga, em Erechim, interior gaúcho. Nesta competição os clubes foram divididos em duas chaves de 10, classificando-se os 4 primeiros de cada grupo para a etapa seguinte do torneio. Difícil esta chave em que o JEC está inserido? Sim! Mas, convenhamos que jogar qualquer campeonato em nível nacional é um caminho penoso e árduo!! O Joinville já não fez...lá...grande campanha no Catarinense. E, à distância fica a impressão de que os dirigentes do Coelho não se mostram muuuiiito preocupados com o que pode render o time neste início de Série C!!

Na Série B, outro rebaixado fará seu 1º jogo longe da torcida. O Figueirense, que se renovou bastante em relação ao plantel que até correu riscos de rebaixamento no Estadual, encara o campeão Goiás, lá no Serra Dourada. Goiás que é treinado por Sílvio Criciúma e sempre é muito forte quando atua em seus domínios! A outra estréia catarinense na Série B ocorrerá no estádio Heriberto Hülse onde o aniversariante septuagenário enfrentará o Santa Cruz que também não conseguiu chegar à final do Campeonato Pernambucano. Disputa igual...pra mim, sem favoritismo pra este ou aquele!! Obviamente que, pra nós que vivenciamos o dia a dia do Criciúma, criamos expectativa extremamente positiva quanto ao futebol a ser mostrado pelos comandados de Deivid de Souza. Até porque o Criciúma, ao menos para este primeiro compromisso no Brasileiro, terá basicamente a mesma formação que vinha sendo usada no Catarinense!! Então, não dá pra dar desculpas sobre falta de entrosamento, início de competição e outros “blá, blá, blá...”!!! Nunca é demais lembrar que largar com vitória em casa é de suma importância para se encher de autoconfiança!!!

Quanto à Série A...olha, não vou ficar em cima do muro!! Sinceramente, não tenho grande otimismo em relação ao que poderão render Chapecoense e Avaí!! Isso, não somente pra essa primeira rodada como, também, para o desenrolar do torneio!! A Chapecoense, pelo que acompanho, ainda busca uma total reconstituição de seu grupo e recuperação do bom futebol apresentado ano passado!! Ah...mas alguém pode dizer que, mesmo assim, a Chapecoense é campeã aqui em Santa Catarina!! Sim!! Contudo, todos sabemos que não dá prá comparar um campeonato nivelado por baixo como o nosso regional, com uma Série A de Campeonato Brasileiro!! Sobre o Avaí...muito mais a sua raça e entrega, uma tradição de quem joga no Leão, pra tentar motivar seu torcedor!! Na questão técnica, não “boto fé” no time do Claudinei Oliveira porque trata-se de uma equipe com limitações pra jogar de igual pra igual com os outros da elite!! Assim, tanto a “galera do Oeste” como os “manezinhos da Ilha”, se não qualificarem melhor seus respectivos plantéis, já começam a Série A correndo riscos...!!! Huuummm...!!! Só lembrando que o Avaí joga em Fpolis. contra o Vitória; e, a Chapecoense pega o Corínthians, lá na “casa deles”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário