sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Chapecoense é a maior favorita pra ganhar o Catarinense/19! Meio que óbvio...!!

Alguém duvida disso?? Ora bolas!! Não tenho bola de cristal...não sei o que vai acontecer lá na frente!! Mas, qualquer um que acompanha o futebol de Santa Catarina aponta na direção de que o time do Oeste aparece como principal candidato ao título!! Afinal, hoje se trata do clube com melhor estrutura técnica e também administrativa dentre todos aqueles que fazem parte da elite barriga-verde. A Chapecoense “sobreviveu” mais um ano na Série A do Campeonato Brasileiro...vai pra sua sexta disputa consecutiva e continua sendo muito forte!! Além das questões gerenciais, bem conduzidas nos últimos anos, a Chapecoense dispõe de situação financeira mais privilegiada do que seus concorrentes. As quotas de TV e de patrocínio são mais “gordinhas” e, por consequência, dirigir com dinheiro é menos complicado do que sem...!!
Se existe um “segundo favorito”...este, pra mim, é o Avaí. Por que?? Pelo “simples” fato de estar duplamente motivado em razão do acesso que conquistou, no fim de 2.018, da Série B pra A do Brasileiro. Se, lá em Chapecó, os “caras” ficam “se achando” em razão da manutenção, outra vez, na elite do futebol nacional...na Capital o Leão subiu e ainda viu o rival, Figueirense, “brigar” na parte de baixo da tabela!! O leitor pode discordar e entender que um certame regional acirra disputas e qualquer previsão pode ir por “água abaixo” quando o torneio se inicia. Sim!! Perfeito!! Contudo, existe uma lógica e, no momento, ela indica que a Chapecoense, depois o Avaí, são os mais bem preparados para brigarem pelo título!!

Seguindo com a “escala” de favoritismo pra ganhar o próximo Campeonato Estadual, Criciúma e Figueirense...digamos, se equivalem! Ambos não terminaram o ano passado com campanha convincente na Série B. Sobre o Criciúma, importante frisar que, apesar de carregar a fama de “quase nada do que faz no futebol dá certo”, o presidente Jaime Dal Farra tem uma enorme vontade de recolocar o Criciúma no caminho das conquistas!! O mandatário tricolor prometeu investimentos mais ousados pra esta temporada. Então, resta ao torcedor ter esperanças de ver o seu Criciúma voltando a ser vencedor!!
Já, a situação no alvinegro do Estreito é mais complicada em razão dos graves problemas financeiros pelos quais o clube passa! Inclusive, o Figueirense ainda não quitou totalmente a folha de pagamento de 2.018!! Mas, a tradição e a grandeza do “Furacão” sempre acabam influenciando positivamente num certame como o Catarinense. Além disso, ver o arqui-inimigo Avaí na Série A do Brasileiro, com certeza, vai “mexer” com a turma do Orlando Scarpelli!!

Não podemos esquecer do Atlético Tubarão que, pra mim, já é a “quinta força” do futebol barriga-verde, passando até o ex-todo-poderoso Joinville!! O “Peixe” vem cumprindo bom papel nas competições que tem disputado nos últimos anos. Sem querer “dar o passo maior do que a perna”, os dirigentes Luiz Henrique Martins Ribeiro e Gilmar Negro Machado têm, nas mãos, um clube bem "arrumadinho" e sempre conseguem montar times competitivos!

O JEC, por sua vez, desde que “colecionou” seguidos descensos no Campeonato Brasileiro, não se aplumou mais!! Talvez esteja vivendo a pior crise de sua rica história!! Já mandou e desmandou no futebol estadual e, hoje, é “mais um” participante...sem meter o medo de outros tempos!! De qualquer modo, o JEC também tem tradição e não será surpresa se realizar boa campanha, brigando pelas primeiras posições na tabela.
Com todo o respeito que merecem os outros quatro que vão jogar o Catarinense deste ano, no caso de Brusque, Metropolitano, Hercílio Luz e Marcílio Dias, não creio que algum deles possa superar os considerados “grandes”!! Até coloquei o Atlético Tubarão no rol daqueles que, penso, poderão obter melhor desempenho na competição em razão do que tem feito mais recentemente. Contudo, nunca é demais lembrar que a última “surpresa” aconteceu lááááá em 1.992 quando o Brusque conseguiu o título!! Depois disso, apesar de algumas “ameaças”, Figueirense 10 vezes, Criciúma e Chapecoense com 5 conquistas cada, Avaí 4, e Joinville, em duas oportunidades, dominaram o Campeonato Catarinense!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário