quinta-feira, 20 de junho de 2019

Pra quem gosta de futebol...


...opções não vão faltar neste fim de semana! Afinal, tem Brasil nos dois naipes; Messi e sua Argentina meio que desesperada; Chile, Colômbia...além do Uruguai, este em campo, na segunda-feira. Ninguém tem bola de cristal ou é “pitonisa” pra saber o que vai acontecer. Mas, de qualquer modo, no caso do futebol feminino, claro que a Seleção Brasileira é o time “franco atirador” pra encarar a anfitriã França, na Copa do Mundo! Se compararmos o atual grupo do Brasil, treinado por Vadão(foto), com aquele que em 1.999 foi terceiro colocado no Mundial, realizado nos Estados Unidos; e, vice, na China, em 2.007, chegaremos a conclusão de que houve decréscimo técnico considerável!!

Marta, Cristiane(ambas na foto ao lado) e Formiga são as principais remanescentes de uma equipe de maior qualificação técnica que o nosso futebol possuía há anos atrás! Há de se levar em conta que o futebol feminino na Europa, na América do Norte e na Ásia está mais evoluído do que na América do Sul! Aliás, por aqui, estamos SÓ próximos de algo mais profissional!! Então...será necessário muita raça, força e superação pra poder passar pela boa seleção francesa. O jogo é no domingo (23), 16 horas.

A título de informação, seleções de Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra, Holanda e, depois, a Itália... acabaram em primeiro nos seus respectivos grupos. O Brasil se classificou através do índice técnico como uma das três melhores colocadas. Favoritismo pra chegar às finais? Olha...se não ocorrer nenhuma surpresa, norte-americanas e alemãs são as principais! É duro dizer, mas, o Brasil é azarão no meio destas!! Depende muito de Marta e Cristiane. Mas, como se diz popularmente, “o futebol é jogado e o lambari, pescado”!

Entre os “meninos”, não consigo imaginar que a Seleção Brasileira fique, por exemplo, em terceiro lugar no seu grupo da Copa América. A não ser que dê “zebra”, o Brasil deverá confirmar vitória pra cima dos peruanos e se classificar pro “mata-mata” da segunda fase. Claro que Neymar está fazendo falta!! Impressionante como tem gente que fala e escreve em cima de resultados!! Ganhou o primeiro jogo da Bolívia...ouvi e li: “Tá vendo como é melhor sem Neymar?!”. Empatou com a Venezuela...: “Éééé...o Neymar faz falta, mesmo!”.

Coisa mais burra e ridícula imaginar que, na pobreza técnica que anda nosso futebol, é melhor uma Seleção Brasileira sem seu principal jogador!! Assim, como aconteceu com Pelé, em 1.962, 66 e 74, ou Romário em 2.002, quando a Seleção sentiu muito estas ausências! De outro modo, no caso de Neymar, é preciso que seu protagonismo não o atrapalhe e muito menos incomode seus parceiros de time! Além disso, há cobrança intensa em cima do trabalho de Tite e dos jogadores! Contudo, com a experiência que todos têm, não podem deixar se abalar! A responsabilidade é grande pra manter a escrita de que Copa América no Brasil quem ganha é o Brasil, como ocorreu nas edições anteriores! Aguardemos e sigamos ...!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário