domingo, 21 de abril de 2019

A bola entrou, sim senhor!!


Caramba!! Por que o Sr. Bráulio da Silva Machado, não consultou o vídeo, à beira do gramado, pra obter maior transparência sobre a decisão tomada no jogo Avaí x Chapecoense, final do Catarinense /2.019??? Na foto ao lado, ampliada, fica MAIS DO QUE CLARO que a bola chutada por Bruno Pacheco, atleta da Chapecoense, na decisão por pênaltis, ultrapassou a linha!! Erraram feio todos os envolvidos!! A equipe da arbitragem de vídeo, o bandeirinha que estava na linha de fundo e, claro, o responsável pelo comando do apito: Bráulio da Silva Machado!

Aliás, o cidadão de Imbituba vem numa crescente dentro da arbitragem no Estado e até no País! Já é, inclusive, árbitro do quadro da FIFA!! Sem dúvida alguma, o que a Federação Catarinense de Futebol tem de melhor na sua equipe arbitral!! Mas, errou!! Cometeu falha grave e, em razão disso, penso que deva ser punido com os rigores da lei!! Ele, o auxiliar que estava na linha do gol e TODA a equipe do tal “VAR”!! Afinal, tratava-se de decisão de um Campeonato Catarinense!!

Há de se levar em conta que o Avaí já havia convertido quatro penalidades e a Chapecoense errado uma. Ou seja, era necessário fazer o terceiro gol, torcer pro Avaí errar o último chute da primeira série e ainda ela, Chapecoense, confirmar a quinta cobrança!! Talvez uma situação pouco provável naquela altura dos acontecimentos, com circunstâncias mais favoráveis ao Avaí!!
Além disso, precisamos separar as coisas!! Não há o que contestar em relação ao melhor futebol apresentado, durante todo o campeonato, pelo Avaí! Quem acompanha meus espaços de divulgação deve lembrar que, desde o início do Estadual/2.019, venho destacando a superioridade do time treinado pelo bom técnico Geninho! Foi o primeiro colocado, com méritos, na fase de classificação; e, no jogo final perante a boa equipe da Chapecoense, confirmou tal favoritismo!! Lembrando que, no tempo normal deu 1 a 1, e, nas cobranças de tiros livres da marca penal: 4 a 2 pro Avaí.

Fica manchado o título avaiano?? Não!! Em absoluto!! Ele, Avaí, só precisa ser repreendido porque “permitiu” que torcedores invadissem o gramado quando as cobranças de pênaltis estavam terminando!! Culpar quem?? Somente os árbitros envolvidos, os de campo e os de “cabine”, mostrando que todos necessitam aprender bem mais em relação à utilização de tal ferramenta tecnológica!! No mais, parabéns ao Avaí que, ao longo de todo o torneio demonstrou estar mais bem preparado que os demais concorrentes!!

Um comentário:

  1. Ola Giba!
    Eu não teria tanta convicção sobra a bola ter entrado totalmente. O VAR- Assistente de Vídeo não pode afirmar com precisão sobre o lance polêmico, pois não havia uma câmera posicionada exatamentena linha do gol. A visão do lance é diagonal e isso altera a visão. O correto, além do posicionamento exato do VAR, seria o “chip” na bola para sinalizar a passagem completa pela linha da risca, o que não havia no jogo. E o Braulio errou em não ver a imagem. Mesmo que fosse para dizer ( o que fez sem olhar) que a bola não entrou totalmente.
    Abraço
    Emerson Campos

    ResponderExcluir