segunda-feira, 13 de maio de 2019

Criciúma e seus 72 anos! Muito mais a comemorar...!!

Claro que sim!! Neste 13 de maio/19, ora bolas...prefiro lembrar dos 10 títulos estaduais conquistados, da Copa do Brasil, da inesquecível campanha na Taça Libertadores, da Série B de 2.002, C de 2.006, enfim, várias alegrias! Os jogos de acesso de divisão...no Heriberto Hülse ou fora dele!! As tristezas e decepções a gente deixa de lado em dia de aniversário!! É um orgulho imenso ter estado presente em todos triunfos do Criciúma!! Até a quebra do tabu(Comerciário 2 x 1 Metropol), em 1.969, eu estava lá!! A primeira vez que fui um jogo do então Comerciário?? Em 1.967, contra o Carlos Renaux, vitória do “Bacharel” por 3 a 2! Nem sabia o que significava ser “pé quente”! Mas, fui!!
Ficaria aqui contando histórias e mais histórias de momentos vividos acompanhando este clube...esta instituição que orgulha tanto o futebol de Santa Catarina! Mas, as postagens precisam ser rápidas nos dias atuais. Situações ou partidas inesquecíveis? Ixxx...! Váááárias!! Quando criança, gaseei a aula numa quarta à tarde pra assistir Comerciário x Operário, de Mafra. Pulei o muro atrás do gol do Colegião, só tinha um barranco por ali...quase me “estrepei” todo, mas, valeu a pena!! O Comerciário aplicou uma das maiores goleadas registradas no futebol profissional do Estado: 9 a 0!! O centroavante Ademir Patrício marcou 6 gols(eu disse seis!), Laerte fez 2 e Dirceu, 1!!
Outro acontecimento que me marcou muito...a eleição de Moacir Fernandes para a presidência do Clube! Era meados de outubro/ novembro de 1.985 e o Criciúma estava indo pra disputar o “Hexagonal da Morte” no Campeonato Catarinense. Tempos difíceis ...hegemonia do Joinville!! O então presidente Antenor Angeloni anunciava publicamente que não queria mais continuar no cargo! As “cabeças pensantes” do Criciúma, representando o Conselho Deliberativo, se reuniram numa noite em um cantinho da quadra do Ginásio Colombo Sales, ao redor de uma mesa de madeira e algumas cadeiras! Eu não fazia parte da imprensa, ainda! Mas, estava lá!! Sentado na arquibancada com mais outros poucos curiosos, consegui ouvir umas frases que lembro até hoje!
Guido Búrigo, que já tinha sido presidente, disse: “Eu não quero mais! É muita incomodação!”. Antenor Angeloni: “Olha...vcs arrumem alguém. Eu já tô cansado!”. Pelo que lembro ainda estavam outras figuras conhecidas como José Ijair e Pedro Izaú Conti, Domerval Zanatta, Décio Góes(o pai), Osvaldo Souza, Heitor Carvalho, Carlos Augusto Borba,Edson Gaidizinski, Aderlei Porto, Nério Spíllere, Moacir Fernandes...enfim, alguns dos nomes que estão na memória. Depois de um bom tempo de discussões e conversas sem levar a decisão qualquer sobre quem iria “pegar” o Criciúma, eis que o “Sêo” Moacir, com aquele tom de voz que quase ninguém ouviu, falou: “Olha...se vocês querem alguém pra administrar, eu “pego”. Só que, de futebol, não entendo nada!”. Guido, meio empolgado, em voz alta, disse: “Isso Moacir!! Pega tu, pega tu!”.
Moacir Fernandes era engenheiro civil de uma empresa da família Conti. Teria que se afastar um pouco de suas atividades profissionais. José Ijair e Pedro Izaú (Luli) Conti deram o maior apoio!! Moacir assumiu a presidência no dia seguinte e, juntamente com Milioli Neto e Cláudio Wágner, mais os ensinamentos da dupla Aderlei Porto e Nério Spíllere, começaram uma era de conquistas, vitórias e títulos que consolidaram a marca do Criciúma E. C. no futebol catarinense, do País e até no exterior!!

Como disse antes, ficaria aqui relembrando e contando momentos  que vivi desde que me entendo por gente, acompanhando o Criciúma E. C., bem antes do Passarinho Arrepiado nascer!! Um dia conto mais!! Agora...PARABÉNS CRICIÚMA!! Lá se vão 72 anos de uma riquíssima história!! E...que assim continue!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, Gilberto. A história é mestra da vida. Os fortes, valentes, grandes ou pequenos a fazem todos os dias com vitórias e derrotas, mas permanecem as vitórias. Quantas alegrias nos deu o Criciúma Esporte Clube, como aquela em que venceu ao grande e campeão Flamengo por 4x2 no Heriberto Hulse. Eu estava residindo em União da Vitória e foi um dia inesquecível. Parabéns aos presidentes, colaboradores, técnicos, atletas, heróis do passado e do presente, torcedores fieis, sofredores e vibrantes. Que venham as alegrias, pois torcida e amor a este clube que tão alto leva nossa cidade e região não faltarão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por nos acompanhar, Prof. Jorge Darós!! Sempre com observações e comentários inteligentes!! Forte abraço!!

      Excluir