domingo, 26 de janeiro de 2020

Que culpa tem a FCF pelos erros de Rafael Traci??

Caramba...não há como eximir o árbitro Rafael Traci dos erros, por ele cometidos, quando do jogo Juventus 3 Criciúma 2, pela segunda rodada do Campeonato Catarinense!! Mas, culpar a Federação Catarinense de Futebol pelo rebaixamento do ano passado e dizer que ela "é uma m****", aí já é perder a compostura e, mais do que isso, baixar BASTANTE o nível!! Minutos após acabar a partida em Jaraguá do Sul e, de cabeça quente, o presidente do Criciúma, Jaime Dal Farra, deu declarações agressivas contra a entidade que comanda o futebol do Estado! O mandatário tricolor, totalmente fora de controle, disparou: "Palhaçada! Fomos roubados de novo!! O Criciúma foi rebaixado no ano passado por causa dessa federação de m****!!". Entendo que são situações distintas. Ou seja, Traci cometeu duas falhas, praticamente inadmissíveis, em se tratando de ele ser árbitro FIFA!! Aliás, nem precisa possuir tal status pra não errar de forma tão grotesca em dois lances capitais no jogo!! 

Os pênaltis marcados contra o Criciúma, no João Marcatto, não existiram!! O primeiro ainda é passível de interpretação! Mas, na jogada que originou a segunda falta penal, o lance aconteceu FORA DA ÁREA!! O árbitro estava longe e optou por marcar o pênalti aos 49 minutos da 2ª etapa!! E, voltando ao primeiro, mesmo com a prerrogativa da interpretação, as imagens da TVNSports comprovaram que NÃO HOUVE o contato faltoso!! Por errar tanto e em lances "capitais", o correto é afastar Rafael Traci por, no mínimo, umas três rodadas como forma de punição!! Só que uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa!! A Federação não pode e não deve ser responsabilizada pelas falhas deste ou daquele integrante da arbitragem em jogo X ou Y!! Obviamente que medidas administrativas, imagino, serão tomadas pelo Depto. de Árbitros da FCF. E, até pela delicadeza do problema criado, as coisas precisam ser conduzidas com frieza...sem paixão! Dal Farra perdeu a razão quando "chutou o balde", falando aos berros, usando palavrões e, portanto, com total e absoluto destempero!!

Importante frisar, ainda, que os motivos da derrota do Criciúma também passam pelo erro de Roberto Cavalo ao tirar Victor Guilherme, sem ter, no banco, outro jogador adequado para a posição! Dentro do que vi, o Juventus conseguiu "deitar e rolar" pelo lado direito da defesa do Criciúma, no 2º tempo. Outra situação INADMISSÍVEL...o fato de o baixinho Fabinho(foto acima) ter vencido a disputa de cabeça com Bruno Oliveira, num dos gols do Juventus! Somam-se a isso o fato de a dupla de zaga só "rebater", sem saber sair jogando; além da inércia...da apatia de Adenílson, Jajá e Edinan! Outra: mesmo cansado, Alisson Taddei poderia ter continuado mais um pouco em campo. Era o mais lúcido do time até ser substituído! E, ainda, há de se levar em consideração que o time montado, até prova em contrário, tem jogadores que, na sua grande maioria, parecem ser limitados tecnicamente!! Simples assim!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário