domingo, 5 de abril de 2020

Lembranças...2!!

Em tempos sem futebol e qualquer outro esporte, em geral, seguimos lembrando das coisas boas que a profissão nos proporcionou e, na verdade, ainda possibilita. E, não é só o Blog, aqui, que também está na "seca" de assuntos mais atualizados! Vários sites e redes sociais também vivem momento de relembrar muito o que passou! Por aqui, Criciúma, outros times de Santa Catarina e o esporte regional ganham maior espaço!


Pois bem...quem lembra do time formado pelo Comerciário, em 1.976 e que foi "lapidado" pra jogar o Campeonato Catarinense de 1.977? Isso, quando da volta ao futebol profissional em Criciúma, após a recessão do próprio "Bacharel", Metropol e Próspera. O então presidente David Conti passou o "bolim" pra Osvaldo de Souza. Técnico, primeiro Pedro Figueiró...depois Joel Castro Flores. O time base que, naquela temporada, viria a ser 3º colocado no Campeonato Estadual tinha Cabral, goleiro que mais tarde passou a se chamar Roberto Costa, jogou no Vasco e chegou à Seleção Brasileira; Lúcio, depois foi pro Internacional e ganhou certa notoriedade; Otávio...zagueiro que, pós futebol, trabalhou como mineiro em Criciúma; Claudio, também na zaga e "mais clássico"; além de Valdeci, um carioca estilo "malandro e boa praça" que tinha boa técnica e depois, inclusive, chegou a atuar no Próspera. No meio de campo, Serrano, que aliava boa técnica com uma pegada muito forte; Doriva... de bom toque de bola; e, o ventríloquo Takito, um mineiro de boa movimentação no setor. Na frente, Serginho, ponta rápido e arisco; Ademir Patrício...um dos melhores centroavantes que vi jogar pelo Criciúma; e Dirceu, ponta daqueles que ajudava a "fechar" pelo meio e que, depois de encerrar a carreira de jogador, foi delegado e acabou assassinado!! 


Dentre outros, não posso deixar de citar o goleiro Catito, o zagueiro Déda e o atacante Laerte, baixinho "entisicado" que perturbava muito os zagueiros adversários!! Sobre Ademir Patrício, o "Pezão"(na foto com Zé Carlos), impossível não reverenciar um artilheiro nato...que por onde passou deixou saudades! Natural de Criciúma mesmo, hoje com 64 anos, era meu "ídolo" quando criança!! Dava gosto vê-lo jogar e, com certeza, jogador de muita entrega e dedicação, além de competência na hora de "botar a bola pra dentro do gol"!! Num jogo só FEZ SEIS GOLS!! Foi contra o Operário, de Mafra, em goleada histórica de 9 a 0 que o Comerciário impôs numa quarta-feira, à tarde, porque o Heriberto Hülse ainda não possuía iluminação artificial! Dirceu e Laerte, duas vezes, completaram o placar!


Assim como outros "feras" daqueles tempos, bola seca era pesada; molhada, então, nem se fala!! A "redondinha" impermeável veio bem depois! Gramados? Os piores possíveis e, na sua grande maioria, só daquele tipo de "grama de jardim"!! Esmeralda, Bermuda...ou daquelas de folha fina pra bola deslizar melhor?? Nada disso!! Buraco? Não faltava ele nem os tais "morrinhos artilheiros"!! Aquecimento? Uns 20 minutinhos antes e o "pau já pegava"!! Vestiário? Bom quando tinha chuveiro quente! Concentração? Um dia antes, muito baralho pra passar o tempo, palestra do "professor" e "vâmu" pro jogo!! Ah gente...quanta saudade!! Muita!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário