sexta-feira, 24 de abril de 2020

Os dois lados da moeda...!

É necessário ter discernimento e bom senso pra afirmar que se deve ficar em casa ou sair pra trabalhar, seja em que atividade for!! Caramba...não é nada fácil se colocar no lugar de um e de outro!! Afinal, o mais correto seria a manutenção do isolamento social para prevenir, o máximo possível, a progressão da pandemia do Coronavírus. Alguns países, ditos como de "1º mundo", possuem condições estruturais e financeiras pra bancar o cidadão em casa!! Mas, isso está muito distante da nossa realidade!! Estamos no Brasil, país continental com diferentes costumes entre seus mais de 220 milhões de habitantes!! Ora bolas...o que é viável, indicado e bom pra população aqui em Santa Catarina pode não ser na Bahia, no Pará, no Amazonas ou em Goiás!! 
O vírus da Covid-19, por exemplo, está causando caos em Fortaleza, Manaus e Recife. Nos grandes centros, aqueles mais populosos como São Paulo e Rio, as preocupações aumentam dia após dia!! E, como proceder diante de tantas incertezas e insegurança física/emocional ?? Afinal, é algo absolutamente inusitado, pois nós nunca havíamos nos deparado com uma situação sequer parecida!! Acredito, contudo, que confiar em Deus, acima de tudo e de todos, juntamente com a valiosa contribuição dos profissionais da área médica, é o caminho mais adequado!! No entanto, como subsidiar tudo isso?? Não temos estrutura hospitalar na rede pública em nenhum lugar do País, pra atender de forma conveniente, todas as pessoas infectadas!! E olha que ainda podemos contar com o Sistema Único de Saúde, mesmo que lento e deficitário!! Até porque, é o que temos!! 
Importante frisar que, na questão econômica, TODOS estão sendo afetados!! Empregado e patrão, em todos os setores, vem sofrendo bastante as consequências!! O comerciante quer abrir seu estabelecimento, os mesmos ocorrem com donos de restaurantes, bares e similares, mais shoppings e outros vários segmentos pretendendo retornar à dita normalidade!! Mas, e a segurança para tal?? Quem garante que aglomerar ou as inevitáveis aproximações entre pessoas não vai influenciar, negativamente, na atual conjuntura que envolve o Coronavírus?? De outro modo, o retorno ao trabalho não tivesse sido autorizado pelo Governador Carlos Moisés, quem pagaria as contas de empresas, principalmente, aquelas de menor porte?? São perguntas que ficam "no ar", sem certeza de qualquer resposta convincente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário