quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Adiós Dieguito...!!

Foi o segundo melhor que vi jogar! Só ficou atrás de Pelé! Dizem que Garrincha jogou muito...os argentinos sempre falaram muito de Di Stéfano, os europeus decantam, até hoje, jogadores como Franz Beckembauer, Platini, Cruyff, Bobby Moore, Ferenc Puskás, Eusébio ...! Enfim, uma série de gênios que passaram pelo mundo do futebol! Mas, tenho orgulho de ser sul-americano, bater no peito e dizer que os dois maiores e melhores jogadores da história do futebol são “nossos”! Dos que assisti jogar, dos que tive o prazer de analisar como atletas de futebol, sem qualquer dúvida: 1º Pelé, 2º Maradona! Pois não é que Diego Armando Maradona Franco nos deixou??!!

Jogou muito!! Fez gol de mão dizendo que era a “mão de Deus”, isso no Mundial de 1.986, quando comandou a seleção argentina na conquista daquela Copa, realizada no México. Segundo dados estatísticos, marcou 346 gols em 680 jogos disputados por Argentinos Junior, Boca Junior, Barcelona, Napoli, Sevilla, Newell’s Old Boys e, é claro, pelo selecionado de seu país. Raros jogadores no mundo do futebol mostraram a habilidade com a perna esquerda que tinha Maradona! Foi-se cedo!! Sessenta anos e, recentemente, havia sido submetido a uma cirurgia no cérebro. Vá em paz!! Independentemente das questões extracampo, o mundo do futebol só tem a agradecer a Maradona!!!

Quem também nos deixou esta semana, só que este com repercussão regional, foi Nivaldo Martins. Estava com 84 anos e, infelizmente, não resistiu à Covid-19! Quem é das antigas lembra de Nivaldo como atacante do Próspera e do Comerciário. Depois que parou de jogar, Nivaldo Martins exerceu funções burocráticas nesses dois clubes e também no Hercílio Luz. Seu clube do coração? O Próspera, time do bairro onde morou por muitos anos! Aliás, Próspera que faz campanha de acesso à Série A do Campeonato Catarinense! De onde estiver, o “Sêo” Nivaldo ficará satisfeito em ver o “Prospinha”, após várias temporadas, figurar entre os considerados grandes do futebol de Santa Catarina!


Passarinho Arrepiado, do mesmo modo, também ficou comovido com a morte do jornalista Fernando Vannucci, aos 69 anos. Ele havia sofrido um infarto em abril do ano passado e que o deixou debilitado. Colocou um marcapasso, cerca de um ano atrás. Vannucci trabalhou na TV Globo, Bandeirantes, TV Record e RedeTV!. Na Globo, apresentou programas de destaque como Globo Esporte, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje e Fantástico. O jornalista esteve na cobertura de seis Copas do Mundo e cinco Olimpíadas, e ficou conhecido por seu bordão "Alô, você"!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário