sexta-feira, 28 de março de 2014

Campeonato Catarinense...entre os mais conhecidos por aqui, o mais disputado!

Os anos vão passando e não surge nenhuma novidade no que diz respeito a clubes que possam desbancar os considerados grandes nos diversos campeonatos regionais. Pelo menos, entre os mais conhecidos...são sempre os mesmos! No Rio Grande do Sul, Caxias, Juventude e Brasil de Pelotas as vezes dão uma “beliscadinha”...mas Grêmio e Inter continuam mandando e inclusive, vão decidir mais um Camp Gaúcho. No Paraná, Coritiba e Atlético são sempre os favoritos mesmo que as vezes o Paraná ou até Londrina “incomodem”. Subindo, em São Paulo a surpresa este ano ficou por conta do Corínthians que nem classificação alcançou pras quartas. Já o São Paulo não vai a semi final. Santos e Palmeiras continuam brigando contra alguns de menor porte que, em princípio, não acredito que possam ganhar o título. No Rio de Janeiro, o Botafogo fez campanha ridícula durante a Taça Guanabara pois ficou em 9º numa competição de 16 participantes! Entre Flamengo, Vasco e Fluminense saem os finalistas. Em Minas Gerais, adivinha em quem dá aposta certa? Cruzeiro x Atlético, claro! E na Bahia? Tem alguém mais além de “Baêa” e Vitória? E, chegamos enfim, ao nosso “barriga verde”! Sem dúvida que Chapecoense e Avaí decepcionaram bastante. Estão jogando o hexagonal da “morte” e, tenho certeza, nenhum dos dois imaginava tal situação quando do início da temporada. Mais uma vez o Metropolitano quis chegar mas ficou no meio do caminho. Assim, os outros grandes, Criciúma, Joinville e Figueirense, seguem firmes na briga pela conquista da taça. A grande verdade é que fica comprovado mais uma vez que quem tem tradição, estrutura e competência, chega para decidir! São três fatores que, obrigatoriamente, caminham juntos. Só tradição não leva! Outra situação que está bastante evidenciada no futebol brasileiro de hoje é a questão financeira. Vários clubes continuam de pires na mão aqui e ali, mendigando patrocinadores e investidores para poder se manter. Assim mesmo, grandes marcas do cenário, como Vasco, Flamengo, Fluminense...entre outros, passam muita dificuldade financeira. Quem paga em dia dá passo importante prá poder obter resultado prático. Ainda bem e graças ao reaparecimento da dupla Antenor/Arnaldo Angeloni, com a criação da G. A., o Criciúma dispõe de situação invejada por muitos co-irmãos. Conselheiros, sócios e torcedores devem fazer o possível para a preservação desta parceria afim de que a instituição Criciúma Esporte Clube não corra riscos de virar um time qualquer!!
Sigo aqui em João Pessoa onde a temperatura durante o dia chega a 32 graus, um calor abaixo da média pra eles aqui. Com praias e locais paradisíacos, o turista está presente em bom número. O congresso de cronistas do qual estou participando, representando a ACESC juntamente com J. B. Telles e José Mira, tem sido bastante proveitoso para que as questões envolvendo o trabalho dos radialistas seja bastante discutido. Estamos constatando que não há renovação na classe. Por incrível que possa parecer, com 51 anos de idade e chegando perto dos 28 de profissão, sou um dos mais “inexperientes” por aqui! A galera já é bem rodada!! Um companheiro de Belém do Pará me falou que sua rádio, a Clube, pagou 700 mil reais para poder adquirir os direitos de transmissão da Copa! Ficamos sabendo que a FIFA não tem como credenciar todos os jornalistas que querem estar nos estádios durante o Mundial. A média prevista é de 1.500 por jogo...isso de todo o mundo, claro! Já imaginaram? Não tem lugar pra tanta gente! Será a Copa com a maior cobertura jornalística da história...sem dúvida!
Trio representando a ACESC no Congresso da ABRACE, em João Pessoa: José Mira, J. B. Telles e o blogueiro.
.
Passarinho arrepiado, com amigos em Joinville, apurou que a maioria dos torcedores jequianos prefere não enfrentar o Criciúma como adversário, na final. A justificativa é de que o Figueirense permite mais o toque de bola. Além disso, há receio de que o Tigre, com jogadores qualificados tecnicamente, possa crescer na hora de decidir. Aliás, eu também espero que tais melhoras sejam observadas no Criciúma nessa reta final do Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário