quarta-feira, 26 de março de 2014

Joinville é mais forte do que todos quando joga em casa!

O retrospecto recente em relação aos jogos do Joinville na Arena comprova que o time agora treinado por Hémerson Maria tem muitos recursos quando atua em casa. Contra o Criciúma então...nem se fala ou se discute! Estamos visitando o referido estádio há 7 anos em partidas do Criciúma e voltamos com derrota ou empate! Vitória? Naaada!!! O tempo vai passando...os campeonatos se sucedendo e cada vez mais o JEC se fortalece quando joga lá contra equipes do Estado, na chamada disputa regional. Segredo? Nada de especial! O torcedor comparece, faz uma pressão danada...mas o principal vem de dentro do campo. O time dá resposta adequada e hoje eu não tenho dúvidas em afirmar que o Joinville é o mais competitivo do Estadual/2.014. O JEC dos tempos atuais joga com raça, determinação e um espírito de luta invejável! Tecnicamente até considero Criciúma e Figueirense mais qualificados. Mas só técnica e toque de bola nunca foram e não são suficientes prá se ganhar um torneio aqui em Santa Catarina. O Catarinense sempre foi diferente. Aliás, no estado vizinho, o Rio Grande do Sul, também é assim. Ou seja, há necessidade de aliar uma boa técnica e ser competitivo com garra! Nem Criciúma, nem Figueirense conseguiram isso. Tenho certeza de que o Joinville está se superando na vontade e, com razoável qualidade e alguns bons valores individuais, faz a diferença neste Campeonato Catarinense. Entre as boas peças do time presidido pelo sideropolitano Nereu Martinelli destaco o goleiro Ivan, o zagueiro Rafael, o volante Naldo, o meia Marcelo Costa e os atacantes Edgar Junio e Jael. A equipe em campo é disposta taticamente de forma compacta, marca forte e mostra eficiência no ataque. Masss...ei... calma!! Estamos falando do Joinville, não do Barcelona! Tais atributos aqui observados não fazem do Joinville um time imbatível. Criciúma ou Figueirense têm plenas condições de conquistar o título também. Entretanto, asseguro que tal objetivo será menos complicado para ser alcançado se o campeonato for decidido no Heriberto Hülse ou no Orlando Scarpélli. Para que isso aconteça e a decisão seja em Criciúma, o Joinville não pode ganhar do Metropolitano e o Tigre, obviamente, precisa vencer o Figueirense. Já, para o alvinegro jogar a 2ª partida no Estreito, ele, Figueirense terá de empatar aqui e torcer pro Metropolitano “fazer o serviço” em Blumenau. Ou então, derrota do Criciúma e não vitória do Joinville...combinação que também favorece os “manezinhos”...esxtão compreendendo?


Por que o Criciúma não é raçudo com foi em 2.012, por exemplo? A característica do atual plantel não é essa! Os jogadores que fazem parte do grupo são de boa qualidade técnica mas não aqueles do tipo “sangue nos olhos”...como destacava o ex-técnico Argel Fucks na reta final do Brasileiro do ano passado. Argel era assim...o atacante Zé Carlos também! Hoje, quem tem essa característica? Ninguém...pelo menos que tenha mostrado até agora! Ah...então, tchau campeonato? Não, em absoluto! O Criciúma é grande e por ser o maior do Estado pode mostrar sua verdadeira “cara” nessa reta final. O investimento feito e o que foi planejado exigem melhor resposta!

Passarinho arrepiado fica em Criciúma e não me acompanha até João Pessoa, na Paraíba, onde vou participar do 40º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. Evento vai até o fim de semana e reunirá representantes de todos os estados brasileiros. Na qualidade de vice-presidente, tive a honra de ser convidado pelo presidente da ACESC, J. B. Telles, e lá vamos discutir muitos assuntos referentes à classe. Afinal, será que estamos mesmo preparados para receber uma Copa do Mundo? Por que a FIFA tem todo esse poder? Será muito bom falar e discutir sobre estes e outros temas!

Um comentário:

  1. óiíóió daís um banho, ô estimado, és um monstro! mofas com a pomba na balaia!

    ResponderExcluir