sexta-feira, 21 de março de 2014

Instabilidade que preocupa!

O Criciúma não consegue ter uma sequência de boas apresentações na atual temporada. Lá se vão 14 partidas, 6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Ataque com 15 gols e a defesa que sofreu 11. As estatísticas não mentem!! Mas o que temos observado nos jogos é um Criciúma que joga bem num domingo e na quarta dá vexame. E tal exemplo não serve só para o momento... Metropolitano 4 à 0 à favor; Londrina 2 à 0, contra. Durante a primeira fase do Campeonato Estadual o Criciúma teve mais momentos ruins do que bons ou promissores! Tal constatação ainda se verifica e é difícil de “engolir”! Como pode jogar com autoridade e postura contra o Metrô e depois dar vexame na Copa do Brasil? Isso é um claro sinal de instabilidade. O ponto ideal ainda não foi alcançado e talvez seja este o principal dilema do técnico Caio Júnior. É importante destacar que, nos dois últimos jogos, os adversários criaram várias oportunidades e só o Londrina teve competência pra meter bola pra dentro. E, sobre a tal vulnerabilidade, principalmente do setor defensivo, penso que causa bastante preocupação. Como vamos fazer projeções otimistas se o próprio Criciúma não nos passa confiança para tal?? Ainda em relação à Copa do Brasil, sempre tem gostinho especial. O Tigre cravou seu nome na história do certame quando ganhou o título de 1.991. Então...normal que os torcedores mais saudosistas olhem para a Copa do Brasil imaginando viver nova realidade de um sonho que já foi real! O técnico Cláudio Tencati, do Londrina, ainda pouco conhecido no mercado do futebol, deve ter até se surpreendido com as facilidades encontradas pelos seus jogadores para entrar na defesa do Criciúma. Mais uma vez houve falhas coletivas, comportamento não competitivo e, com merecimento, derrota do Criciúma por 2 à 0. Entretanto, é preciso ressaltar que as dificuldades para um clube de médio/pequeno porte aumentaram consideravelmente com o passar dos anos. Ir passando de fase na Copa do Brasil está cada vez mais complicado! Além disso, a Taça Libertadores é um “filé” extremamente cobiçado por todos e o caminho para chegar até ela é bem mais curto via Copa do Brasil. Sonhar, imaginar ou “viajar” não custa nada! Na partida de volta, dia 10/04, só 3 à 0 ou 3 gols de diferença servem, no tempo normal. Há ainda a opção de ganhar de 2 à 0 e “matar” nos pênaltes.
Uma constatação que, infelizmente tenho observado, diz respeito a desvalorização dos campeonatos regionais. Claramente, os clubes não estão dando mais a mesma importância aos estaduais como há anos atrás. Em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, por exemplo, os grandes Cruzeiro, Atlético, Internacional e Grêmio estão jogando com equipes reservas ou até mistas. Em São Paulo, a imprensa está dando mais valor à desclassificação prematura do Corínthians do que o próprio clube! Este ano, por causa da Copa, o calendário do futebol brasileiro teve que ser reduzido e sobrou para os torneios estaduais. Aos poucos essas competições vão perdendo força e interesse.  Como bairrista que sou lamento que isto ocorra! Continuo insistindo que é a maior chance de clubes medianos conquistarem algo. Ou há dúvida?
Passarinho arrepiado ficou sabendo que o volante Serginho pode até ser poupado também no jogo de domingo, em Joinville. Ora bolas...”poupar”?? Mas é um jogo decisivo! Não é a última carroça que passa, mas tem semelhanças com uma decisão. Ganhando na Arena, o Tigre vai garantir sua vaga na final. E, se por acaso o Figueirense não ganhar do Metropolitano, sábado, combinando com uma vitória dos visitantes no domingo, o Criciúma não somente se classifica pra final como também trás o segundo jogo pro Heriberto Hülse. A atenção deve ser redobrada!!

Um comentário: