quarta-feira, 5 de março de 2014

O começo do quadrangular e o “patinho feio”.

O mais fanático torcedor, se movido pelo bom senso, não aponta favorito para a 1ª rodada do quadrangular da 2ª fase do Campeonato Estadual. Jogam em Floriaópolis, Figueirense x Criciúma; e, em Joinville, Joinville x Metropolitano. Por ordem de classificação na etapa anterior, o Metrô fez melhor campanha mas não apresentou futebol empolgante. O Criciúma, por sua vez, só convenceu na última rodada quando aplicou 3 à 0 no vice lanterna Atlético. Depois, entrou em 3º o Joinville que também mostrou certa irregularidade. Aliás, o Figueirense, 4º, também ficou abaixo da expectativa criada por seu torcedor. De qualquer modo, há uma clara e evidente situação notada a partir do fato de termos 3 considerados “grandes” e um “intermediário”. Afinal, o Metropolitano pode ser consdierado o “patinho feio”…o intruso do quadrangular. Está no meio de clubes vencedores e de tradição na história do futebol de Santa Catarina. As cidades de Florianópolis, Joinville e Criciúma são “papa títulos”. Blumenau, não! Aliás, o último campeonato estadual vencido por um time de lá foi em 1.964 com o já extinto Olímpico. Depois disso, somente o Blumenau em 1.988 chegou ao vice. Tal detalhe, entretanto, não descredibiliza o Metropolitano nem dá maior força para os demais. Entendo que há igualdade de prognóstico para os dois jogos…pelo menos nessa 1ª rodada. Sob o ponto de vista técnico, quem joga fora de casa,casos de Criciúma e Metropolitano, será muito importante pontuar na casa do adversário. O Tigre, por exemplo, inicia no Scarpélli e, na sequência, terá duas partidas no Heriberto Hülse, respectivamete diante de Joinville e Metropolitano. Claro que tudo deve ser projetado para 9 pontos o que deixaria o time em excelentes condições de alcançar classificação pra final. Mas, convenhamos, um empate no 1º jogo e fazendo valer o fator campo na 2ª e 3ª rodadas, também poderá ser considerado como quase meio caminho andado. Vamos conferir tudo com muita atenção!
A Federação Catarinense de Futebol dá mostras de evolução e modernização ao escalar árbitros adicionais durante o quadrangular. Situação igual observamos no Brasileiro do ano passado…lembram? Isso, no entanto, não isenta o quinteto de erros. É apenas uma segurança a mais para o árbitro principal. No caso do jogo Figueirense e Criciúma, Rodrigo D’Alonso apita, auxiliado por Nadine S. C. Bastos e Éder Alexandre; com Carlos E. V. Arêas e Evandro T. Bender sendo os adicionais. Bom trabalho pra eles!
Passarinho arrepiado informa que Luizinho Vieira e Caio Júior conversaram por mais de uma hora. E conversa também não faltou entre os integrantes do Depto. de Futebol e o novo treinador do Criciúma.Todas as informações pertinentes ao Tigre, o rendimento coletivo do time…o desempenho individual de cada um dos atletas…tudo foi minuciosamente levado a conhecimento de Caio Júnior. Quem participou do encontro garante que idéias novas e promissoras foram ouvidas. Aguardemos, então, as coisas acontecerem dentro de campo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário