quinta-feira, 17 de abril de 2014

F. M. E. faz “milagre”!

Com o dinheiro que é investido pelo poder público municipal a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma tem conseguido resultados além de qualquer previsão mais otimista. O ápice de conquista mais expressiva veio em 2.011 com um histórico 2º lugar na competição que foi realizada aqui mesmo em Criciúma. A verba destinada pela Prefeitura ao nosso considerado esporte amador é de 2 milhões de reais/ano. Para o leitor ter uma idéia, Itajaí abriu os cofres e destinou 12 milhões para 2.014, pois vai sediar os Jogos Abertos durante o mês de novembro. Diferentemente do futebol, quando o assunto é JASC quem gasta mais quase sempre vence! O segundo maior investimento do Estado é de Blumenau: 9.800.000,00. Depois vem Joinville, 6.500.000; Florianópolis, 5 milhões; e, Chapecó com 4.000.000,00. Criciúma é nono nesse ranking. O calendário da FESPORTE para 2.014 prevê, pela ordem, Jogos Abertos da Terceira Idade(JASTI) para maio em Canoinhas; também em maio, os Parajasc, em Chapecó; depois os Joguinhos Abertos em Caçador, no mês de julho; OLESC, aqui em Criciúma, programado para setembro; e, JASC, em Itajaí, novembro. Segundo Renato Valvassori, presidente; e, Márcio da Silva, diretor técnico, ambos da FME/Criciúma, a previsão é de que o município conquiste o título da OLESC, fique entre os 3 primeiros nos Joguinhos e no meio dos 10 melhores, nos Jogos Abertos. Para sediar a Olimpíada Estudantil, Criciúma receberá 300 mil reais de ajuda do Governo Estadual. Temos na cidade algumas modalidades que chamam bastante atenção. O ciclismo, comandado pelo Gustavo Freitas, o “Maninho”, é inclusive campeão sul-americano. O tênis de mesa, através do prof. Alexandre Ghisi, conseguiu revelar talentos e mostrou considerável evolução nos últimos anos. O handebol feminino, inclusive com título estadual, com os professores Luís Carlos e Maura, também chegam a empolgar os amantes do referido esporte. E o atletismo? Sandro Araújo e Roberto Bortolotto são os principais responsáveis por um dos nomes consagrados do revezamento 4x100 , 100 e 200 metros em nível mundial...a atleta Ana Cláudia Lemos! Temos ainda a natação que consegue frequentemente resultados bastante expressivos. O tiro ao prato com uma turma que ganha títulos e eleva o nome do município! Claro que precisamos melhorar o rendimento em outras modalidades. Mesmo assim, de um modo geral, há muito mais o que comemorar do que lamentar! Insisto, pelo dinheiro que temos pra trabalhar...tá bom demais!!
Tênis de mesa...uma das modalidades de destaque na F. M. E. / Criciúma. Na foto, de azul, a filhota Tamili Custódio, ainda nos bons tempos como atleta jogando e ganhando medalhas! (Pai coruja, hein?!)
.
É preciso ressaltar ainda que, quando assumiu a Prefeitura, Márcio Búrigo deixou bem claro que as prioridades da Fundação Municipal de Esportes estão relacionadas às questões sociais. Ou seja, o rendimento e o esporte de resultados fica em segundo ou terceiro plano. Discurso político e já adiantando que a verba pra “tocar” a FME seria reduzida. Na verdade, há exageros em dinheiro gasto com o dito esporte amador. Itajaí...12 milhões ou Blumenau quase 10...são valores absurdos que poderiam ser investidos em outras áreas. Mas, os 2 milhões aplicados em Criciúma também estão abaixo do necessário. Não precisa importar atletas com alto custo. Entretanto, realizar um trabalho social sólido e, ao mesmo tempo, conseguir bons resultados em jogos ou competições oficiais em nome do município é o ideal para um bom administrador. Ah...antes que critiquem...fazer esporte é necessário, sim! A vida da população de qualquer cidade é feita de saúde, educação, cultura e também esporte! Sou partidário da idéia de que criança ou adolescente praticando esporte ou se envolvendo em atividades culturais, tem bem menos chances estar nas drogas, no tráfico ou na criminalidade!! Alguém contesta?
Passarinho arrepiado ficou sabendo que Borges, atacante do Cruzeiro, não quis vir para o Criciúma. Segundo o que conseguiu ouvir em uma de suas sobrevoadas pelo Heriberto Hülse, alguém lá na Toca da Raposa, a pedido do Tigre, perguntou: “Borges...que tal o Criciúma, lá em Santa Catarina? É Série A!”. Resposta do jogador: “Não! Deixa quieto. Tem o Bahia aí...”. De qualquer modo, o torcedor do Criciúma ainda aguarda com bastante expectativa as contratações “de peso” prometidas pelos dirigentes do Futebol!

5 comentários:

  1. Sem dúvidas... o momento para a FME é muito bom....Temos atletas ótimos....
    Me orgulho por 10 anos da minha vida ter defendido essa cidade. Sinto muita, muita falta... Mas a vida segue e da voltas...
    Essa foto foi um estadual aqui em Criciúma em 2008 em que eu e a Ana nos cruzamos na semi final...
    Mais que um esporte, foi uma vida... E eu amei fazer parte disso...
    :)

    Quanto ao Criciúma, nenhuma contratação, até o momento, me agradou. Ta na hora de investir mais ne?

    Abraço pai....

    ResponderExcluir
  2. Filha, sobre os tempos de atleta da FME...sim, dá saudade! Qto ao Tigre ainda sou daqueles que penso que, as vezes por linhas tortas ou mesmo que demoradamente, as melancias vão se ajeitando...táisx compreendendo? Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melancias se ajeitando...??!! Rsrsrsrsrs
      Tomara... Enquanto isso, fico na fé! Série A ta aí..

      Bjo!!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. BORGES ENTROU ONTEM E N JOGOU NADA..Ele n quer vir p Tigrão??? Nós q n queremos ..deve ser mais um mau carater por ai longe do tigre então...ano passado fez pco caso da robalheira lá no minerÃo.. deve ser um sinal.. criciuma é mto maior q tu guri.. e vamos p Libertadores.. escreve ai Gilberto e domingo toda a SC em peso no HH p incentivar o time do nosso estado e maior do Sul do Brasil a figurar entre os melhores do Brasil no ano da Copa.. mesmo a distância sócio torcedor apaixonado e sempre em dia.. abração

    ResponderExcluir