quarta-feira, 2 de abril de 2014

Os limites dos investimentos em clubes de futebol.

Cito como exemplo o Fluminense. Só a patrocinadora oficial do clube investe 40 milhões de reais, anuais! E o presidente Celso Barros já avisou que “a torneira está fechada!”. As duas últimas aquisições com alto gasto foram Conca e Wálter. O ex-técnico Renato Gaúcho ganhava 550 mil/mês dos quais só 50 mil eram pagos pelo Fluminense. A maior parte também ficava por conta da empresa comandada por Celso Barros. No Internacional, Abel Braga tem ganhos girando em torno dos 950 mil. Rafael Moura, uma das maiores remunerações entre os jogadores do atual plantel, recebia 400 mil ano passado e aceitou redução salarial para renovar em 2.014. Mas, são só algumas situações vividas por dois dos grandes clubes do País. Quanto ao pagamento em dia como reza a cartilha...o futebol carioca continua vivendo dramas e mais dramas por causa de atrasos salariais. Os dirigentes se comprometem, mas não pagam! Nenhum dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro está cumprindo suas obrigações com atletas da forma correta...em dia! Aqui no Sul, o Paraná Clube, um dos ditos “organizados” de Curitiba, perdeu o treinador Mílton Mendes, que por sinal é de família criciumense, por causa da falta de pagamento. Mílton ficou no comando do Paraná 3 meses e não viu a cor do dinheiro! Por aqui, ainda bem, não vivenciamos tal situação. Pelo menos, no Criciúma! E...pelo que sabemos, Joinville e Figueirense também não têm atraso salarial. Já, o Avaí...este sim, não está em dia! Culpa de quem? Entendo que uma série de fatores. Mas tendo como principal os altos salários que são prometidos através de contrato assinado. Técnicos e jogadores, cfe. o que é acordado no papel, são muito bem remunerados só que boa parte dos clubes não têm condição nem orçamento para respeitar o que é colocado no papel! Solução? A curto prazo é bastante difícil de encontrá-la. Todos querem qualidade e, para tal, há necessidade de dinheiro...as vezes muito! E quem paga a conta se os clubes, por si só, vivem de pires na mão? Assim, nesse aspecto, o Criciúma é um dos pouquíssimos privilegiados no País por contar com uma empresa investidora, oferecendo estrutura e sustentabilidade necessárias!
O Criciúma vai colocar mais 195 cadeiras no estádio Heriberto Hülse. Isso ocorrerá em ambas laterais da parte que hoje é cercada e ocupada pela arquibancada. Aliás, com tais reformas, segundo cálculo de engenheiros, o estádio perderá aproximadamente mil lugares. Pode parecer estranho, mas a ampliação preencherá espaços e terá como objetivo arrecadar mais com vendas de novas cadeiras. Financeiramente uma boa opção. Mas, no visual, por certo menos gente! Até porque, o local muito raramente fica cheio! 
Passarinho arrepiado conversou com Zé Carlos, atacante que joga no Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos. A volta do goleador de 2.012 continua sendo um sonho para boa parte da torcida do Criciúma. O atleta atua desde o ano passado no futebol árabe e garante que pretende continuar jogando lá até o fim de seu contrato em maio de 2.015. Pra quem não sabe, “Zé do Gol” já marcou 14 vezes no campeonato local, ganha 300 mil reais por mês e, para tirá-lo do seu atual clube, a multa rescisória é de 2 milhões de reais! Quem se habilita?!
Olha o Zé Carlos com sua família e dirigentes do Sarjah, clube em que ele atua nos Emirados Árabes Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário