quinta-feira, 1 de maio de 2014

Wagner Lopes, a nova esperança do Tigre!

É o terceiro técnico do ano. O paulista Wagner Lopes, 45 anos, chega para comandar o Criciúma cercado de expectativas! Não conheço o profissional da área técnica, Wagner Lopes. Tenho vaga lembrança dos tempos em que ele jogava como atacante no futebol japonês. Aliás, naturalizou-se lá para jogar a Copa da França, em 1.998, pela seleção do Japão. Quando atleta aqui no Brasil, só jogou no São Paulo. Como técnico está no mercado desde 2.005 e, à exceção de uma passagem pelo Gamba Osaka, em 2.012 como assistente, só trabalhou em equipes do interior de São Paulo. Fez muito bom trabalho no Botafogo de Ribeirão Preto durante o Campeonato Paulista deste ano. Conseguiu levar seu time a fase semifinal da competição. Sem dúvida...é uma aposta dos dirigentes do Criciúma! Antenor e parceiros optaram por não trazer um técnico de currículo...mais gabaritado, com larga experiência em grandes clubes e participações anteriores em competições de maior porte como um Campeonato Brasileiro de Série A, por exemplo. Claramente, o Criciúma trás um técnico com perfil de quem busca espaços e quer se projetar profissionalmente. Foi a melhor opção? No meu entendimento, não! Eu gostaria que o Criciúma tivesse seguido naquele projeto anterior. Ou seja, já que demitiu Caio Júnior que tivesse contratado um treinador do mesmo nível. Mas, isso não aconteceu! Os dirigentes tricolores preferiram encarar um desafio e arriscar no nome de Wagner Lopes. Como ele trabalha? Qual sua linha de conduta? Cobra forte dos jogadores ou “passa a mão na cabeça”? É ofensivo ou mais estilo “cuidadoso”? Gosta de que esquema? È mais calmo no banco de reservas ou agitado? Empenha-se e concentra-se na parte tática? Os jogadores do plantel que ele comanda apresentam espírito de luta...são competitivos? Ou são passivos(que nem o time do Catarinense)? Só os primeiros treinamentos e jogos vão nos “apresentar” Wagner Lopes! Torço muito para que o Criciúma, finalmente, acerte no seu novo técnico! Praticamente impossível imaginar que ninguém vá dar jeito num plantel que foi projetado e formado desde o fim de 2.013 prá ser campeão catarinense em 2.014! Também se imaginou que pudesse ir mais à frente na Copa do Brasil!! As duas derrotas no Brasileiro deixaram todos preocupados e em alerta! Como sempre, não dava pra mandar todo mundo embora e sobrou pra Comissão Técnica. Agora...é tudo com Wagner Lopes!
Com o novo técnico do Criciúma, assumiram também para compor a Comissão Técnica, o auxiliar Sandro Rosa, o preparador físico Benê Lima e o analista de desempenho Rafael Cotta. Permanecem Ubiratan “Bira” de Mello, treinador de goleiros e Márcio Correa, preparador físico. Só espero que haja entrosamento entre quem chega e quem ficou! Não há espaço para “picuinhas” que possam prejudicar o bom andamento dos planos afim de recolocar o Criciúma “nos trilhos”!
E o Passarinho arrepiado? Ouviu, num canal de TV a manifestação de Caio Júnior, após sua demissão no Criciúma. Caio elogiou muito o Clube como instituição. Mas fez uma ressalva em relação ao Depto. de Futebol: “Quem comanda o futebol não é do futebol! Aí fica muito difícil, muito complicado, falar sobre futebol com quem não é do ramo!!”. Caio se referiu obviamente a Cláudio Gomes, o diretor de futebol. Também deixou claro que sentiu a ausência de um executivo da área...tipo Rodrigo Pastana ou Cícero Souza. Huummm...então ta!!
.
Esta foto é de 1.991, quando ganhou o G.P. dos Estados Unidos, uma das 41 vitórias de sua carreira. Foi tri-campeão do mundo de Fórmula Um. Dos que vi...imbatível! Ayrton Senna...01/05/94, há 20 anos, morria um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro!!

11 comentários:

  1. Acho lamentável a Demissão de Caio Jr. Ainda mais, sob meu ponto de vista, que o time estava evoluindo. Como torcedor quero o sucesso do novo técnico, mas acho que Caio Jr. tem muitas razões no que falou na Arena Sportv. O time deveria ser mais democrático e respeitar mais a torcida e as decisões não deveriam, principalmente na área do futebol, ficar na mão de uma pessoa só, mesmo que esta seja muito competente. Daí Giba alguma novidade com novas contratações? Abs. Everton Silveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto Custódio2 de maio de 2014 às 18:51

      Sobre contratações...aquelas que deverão chamar mais a atenção, pelo que sei, só para depois da Copa.

      Excluir
    2. Obrigado Giba! Ressalvo aqui, sem "puxassaquismo" que foste o único da Eldorado que apoiavas a permanência de Caio Jr. Ass:Everton Silveira

      Excluir
    3. Opa! sem ser injusto, penso que o competente Denis Luciano também! Abs, Everton Silveira

      Excluir
  2. Lamentavel a demissão do Caio Jr. Ele tem muita razão em afirmar que na direção falta alguem do futebol. E por favor, Giba, não venha com essa de dizer que Guto Silva é essa pessoa do futebol. Agora a coisa ficou completa: um time de serie A, com direção de futebol de série D com um técnico fora de série! Sobre W Lopes não alimento ?expectativa alguma. E vamos combinar, treinar Botafogo de RP não é algo animador ou que demonstre experiência acumulada. E qdo ele perder tres ou quatro seguidas, quem será o próximo? Assim, sem continuidade de trabalho a serie B fica bem pertinho.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Acredito que trazer um treinador em busca de espaço foi uma boa decisão, o Criciúma é um clube que tradicionalmente lança jogadores para o futebol, é um clube que lança treinadores para o futebol. Não podemos querer sempre trazer jogadores renomados, treinadores de primeira linha, até por que jogador que é craque e que está no auge de sua forma, que já tem seu espaço no futebol vai querer estar em grandes centros ou na europa e o mesmo se aplica aos treinadores, treinador de ponta já está empregado, Caio Junior por exemplo, faz tempo que não treina uma grande equipe, não estou dizendo que seja mal treinador, mas estou dizendo que o Criciúma tem que trazer um treinador com os mesmos objetivos que o proprio clube tem, que é matar um leão por dia e se consolidar cada vez mais como um clube de maior expressão nacional e isso com certeza o Wagner Lopes está querendo fazer. Boa sorte e conte com a nossa torcida.

    ResponderExcluir
  4. Afonso
    entendo teus argumentos, mas permita me fazer algumas observações por favor. Nós em geral acabamos introjetando algumas falas que ouvimos, que de tanto repetir acabam se tornando verdades incontestes. No time campeão de 1991 da Copa do Brasil, apenas dois jogadores eram da base, sendo um deles reserva. De fato o técnico acabou ganhando projeção nacional a partir do Criciuma. Depois disso, o time de 2002, campeão da serie B, outro bom time e vitorioso, tinha apenas dois jogadores da base, e novamente, um deles reserva. O técnico, Edson Gaucho não ganhou projeção nacional, e até hoje luta por isso. Funcionou somente aqui e apenas em 2002, visto que voltou em outra duas ou tres oportunidades e não rendeu sucesso. O time de 2012, vitorioso no acesso a serie A, tinha um jogador da base e Paulo Comelli não é propriamente uma grande expressão de treinador no Brasil. O que quero dizer com isso? tomando como explicação o argumento da direção de futebol do CEC, Futebol é momento e resultado e que é necessário revelar novos valores, há uma dissonancia nisto percebes? Tecnico de expressão a cada 10 ou 11 anos e base que há muito, muito tempo não revela jogadores bons, como permanecer na serie A? Não é mudando os planos a cada dois ou tres meses. Se permanece na série A usando ferramentas da série A: jogadores e técnicos. A base do Criciuma já mostrou que não tem jogadores de nivel e/ou preparados para serie A, e tiveram suas chances: Bruno, Ezequiel, Romulo, Michels, Joilson, Bruno Lopes, Mazuchello, Gava, e por aí afora...Treinador de nivel de serie A que tivemos foram Vadão e Caio Jr. Ambos rejeitados pelas respectivas direções de futebol, pela midia e por parte da torcida, ressalva feita ao Caio Jr que a torcida nunca pediu sua saída. Eu acredito que a saída era mesmo investir em outro tecnico de serie A, uma vez tendo feito a besteira de demitirem o Caio Jr. A administração provinciana e intuitiva do presidente tem tirado o time do buraco e nos colcoado no cenário nacional. Mas algumas coisas é ncessário mostrarmos ao presidente com maior vigor: deve cuidar do futebol quem entende dele. O Criciuma precisa com urgencia de um diretor de futebol rodado e com autonomia para trabalhar, se quisermos ficar na série A. Caso contrario, devemos saber que poderemos ser sempre um bom time de série B. Enquanto isso qualquer tecnico serve para cumprir aquilo que "dá na telha" da direção, a exemplo de Wagner Lopes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Gostei da personalidade dele e penso se era p mudar, o Tigre mudou no momento certo.. Boa sorte ao Wagner e Daá leh tigre... sempre!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não teria trazido o caio há dois meses, mas não o teria demitido neste momento, apesar das ressalvas que tenho em relação ao trabalho realizado. Porém, todos concordamos que as declarações do caio foram perfeitas. Realmente os ex companheiros de empresa do Gilberto pouco entendem e nao tem experiência alguma. Nem me falem em experiência do tal guto, porque Prospera e Esportivo não significam absolutamente nada no universo da série A. Quanto ao Wagner Lopes, não foi um escolha adequada. Muito inexperiente. Não precisa ser um vencedor, mas precisaria de rodagem. Só como exemplo, edson gaúcho e comelli já tunham 20 anos de carreira quando aqui chegaram em 2002 e 2012. Rodolfo.

    ResponderExcluir