segunda-feira, 23 de junho de 2014

Copa do Mundo: duas rodadas, seis classificados, cinco eliminados.

Temos duas rodadas completadas no Mundial que está sendo jogado no Brasil. Seis países estão já classificados para a próxima fase da competição: Argentina, Colômbia e Chile...3 sul-americanos; a Costa Rica, da América Central; e, Holanda e Bélgica, ambas européias. Por outro lado, cinco seleções só cumprem tabela na última rodada, ou seja, já estão matematicamente eliminadas: Espanha, a maior surpresa; Inglaterra...outra decepção; além de Bósnia-Herzegovina, Austrália e Camarões. Minhas projeções, dentro daquilo que tenho visto, no grupo A, o Brasil está virtualmente classificado. A outra vaga será disputada entre México e Croácia, com maiores chances para os mexicanos que parecem ter um time mais arrumado. No grupo B, Holanda e Chile, já com vaga assegurada, vão “brigar” para fugir do Brasil como adversário da etapa seguinte. A Holanda leva vantagem do empate e se a Seleção Brasileira confirmar o que se espera em relação a 1ª colocação de seu grupo, teria maiores probabilidades para pegar o Chile nas oitavas. Na chave C, com a Colômbia já garantida, entendo que a Costa do Marfim pode ter maior sorte porque na última rodada enfrenta a Grécia que ainda não mostrou bom futebol. Quanto ao Japão...tem me decepcionado e na rodada final pega os bons colombianos. No grupo D, a Costa Rica vai passar, sim! Até porque joga contra a já desclassificada Inglaterra. Briga boa será entre Itália e Uruguai...jogo, pra mim, sem prognóstico. Considero que, no grupo E, a França tem vaga assegurada. A Suiça pega a desmotivada Honduras e pode encontrar menos dificuldades para se classificar. No F, absolutamente normal a classificação já antecipada da Argentina. Aliás, este é, certamente, o grupo mais fraco da Copa, até agora. A segunda vaga fica, provavelmente, com a Nigéria, pois não acredito no Irã que, a essas alturas, corre por fora. No grupo G, Portugal ainda respira, mas não inspira confiança para uma classificação. A Alemanha, que causou boa impressão inicial, na rodada final pega Gana que também luta por vaga. Finalmente, a seleção norte-americana, que joga contra a Alemanha no fechamento desta fase, também está na briga. Aliás, esta chave é a única em que os quatro integrantes chegam com chances na última rodada. Por fim, no grupo H, os sul-coreanos parece que vão ficar pelo caminho. Com a Bélgica já classificada, Argélia e Rússia vão se enfrentar na última rodada e, pelo que observo, os africanos têm maiores possibilidades.
E o Brasil que enfrenta a seleção de Camarões nesta segunda(22)? Claro que é favorito absoluto! Com a volta de Hulk, Felipão colocará em campo o que, na sua maneira de analisar o time e suas convicções, o que tem de melhor! Contra um time que tem problemas internos e claramente não está nem aí pra Copa, só uma zebra muito grande poderá impedir uma vitória brasileira! Acho, inclusive, que o Brasil goleia e espero que se isso, acontecer, a torcida não fique achando que ta tudo certo e agora vamos ser campeões! Ganhar e até golear Camarões é bem diferente e menos complicado do que passar pelas fases seguintes até ganhar o hexa!
E o Passarinho Arrepiado tem acompanhado o atacante Zé Carlos desde sua chegada. Zé garante que pretende estar em forma adequada o mais breve possível para poder voltar a vestir a camisa do Criciúma. Dia 16 de julho, contra o Fluminense, eu gostaria muito que Zé do Gol estivesse em campo. Lembro, entretanto, que dia 14 abre a janela para transferências internacionais e o Criciúma terá de agir rapidinho. Além disso, há as questões  físicas e técnicas.Então, só nos resta esperar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário