terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Há 13 anos...!!

Mais uma história pra revivermos a “seção memória” aqui neste espaço. Fim de dezembro de 2.001 e o Criciúma passou um sufoco danado pra se manter na Série B do Campeonato Brasileiro. Lembram? Como tem problemas o Tigre pra se dar bem em competições nacionais como o Brasileiro, não é mesmo??? Pois bem, era fim de ano...todo mundo já projetando a temporada seguinte e o Criciúma “se lascando” pra poder ficar na 2ª Divisão Nacional! Jogou uma fase de repescagem com o Sergipe que, daquele ano pra cá, “sumiu do mapa” no contexto do futebol brasileiro!

Foi uma espécie de “mata-mata” contra a equipe sergipana. Dois jogos, sendo o primeiro aqui e o segundo no nordeste brasileiro. Na ida, o Tigre se deu bem e meteu 3 a 1, gols de Cristian, Mahicon Librelato e Ernestina, isso no dia 27 de dezembro. Na volta...0 a 0, dia 30, no estádio Lourival Batista, em Aracajú. Quem perdesse dos dois ia ser rebaixado para a Série C!! Todo cuidado era pouco! Mas o Criciúma, treinado por Cuca e, com algumas manobras políticas conseguiu seus objetivos.

Time base daquele dia de sufoco e tensão, em 30 de dezembro de 2.001: Roberto... inexplicavelmente dispensado pela Ponte Preta e não “querido” pelos atuais dirigentes do Criciúma; Robson, primo do Maicon Sisenando, hoje joga futebol amador quando a “barriga” deixa; Lúcio Surubim, atual comentarista do Sportv/Recife; Luciano, hoje com 36 anos e ainda joga por campos do nordeste e centro-oeste do País; Dione, um volante descoberto no futebol de Pelotas, trazido por Moacir Fernandes, mas que por aqui, jogou muito pouco. Depois ainda colocou o clube na justiça para ser liberado sem ônus!! Seguindo com a escalação, daquela partida contra o Sergipe...André Gheller, volante que veio do Inter e também não mostrou grande coisa; Juliano...da casa e as vezes atrapalhado por problemas familiares que prejudicaram sua carreira; Paulo César...outro que veio do colorado gaúcho e jogou bem mais no ano seguinte quando da conquista do Brasileiro da Série B; Jéfferson Feijão...trazido do Cruzeiro com razoável aproveitamento aqui e outro que “aprontou” pra sair de graça, através de ação judicial; Ernestina...atacante de alguma qualidade oriundo do futebol gaúcho; e, Crístian, outro centroavante que jogou pouco no Criciúma. Foram aproveitados, ainda, Bruno, filho do Geraldo Pereira, ex-ponta do Joinville, que tinha boa técnica, mas o diabetes o atrapalhava bastante; João Miguel, zagueiro “durão” que foi emprestado pelo Internacional; e, Roberto Diniz, outro jogador para o setor de frente que produziu bem menos do que se esperava! O Criciúma acabou aquela disputa como 22º colocado na classificação geral. O último que não rebaixou. O torneio teve 28 participantes e, a partir do 23º, os clubes sofreram descenso!!

O Passarinho Arrepiado refresca minha memória pra lembrar que, na mesma competição, o Figueirense foi um dos que subiu! Aliás, o regulamento previa dois clubes conquistando o acesso pra série A de 2.002 e, além do alvinegro do Estreito, o Payssandú  também obteve conquista! Ainda sobre o Figueirense, subiu em 2.001 e, de 2.002 até 2.008, permaneceu na Série A do Campeonato Brasileiro. Sete anos...recorde catarinense em participações seguidas na 1ª Divisão!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário