quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Sócio, mesmo, na A ou na B!!

O apelo do presidente do Criciúma, Antenor Angeloni, para que os sócios não deixem de apoiar o Clube vem em boa hora! Afinal, é justamente num momento como esse que quem verdadeiramente é Criciúma deve mostrar sua cara! Na hora boa, Série A...grandes jogos, muita gente aproveita para virar sócio e se dizer torcedor. Mas, quem gosta mesmo do Criciúma não olha para que divisão o clube está! Lembro que o Corínthians ficou 24 anos sem conquistar um título sequer e a torcida não abandonou! Pelo contrário! O amor do corinthiano para com seu clube do coração aumentou ainda mais. Tanto que, hoje, o Corínthians é um dos clubes de maior torcida do Brasil e, quiçá, do mundo! O Criciúma beirou os 15 mil sócios este ano. A queda pra Série B, de certa forma, desmotiva o torcedor que deixa de pagar e dá a entender que haverá uma debandada em parte do quadro associativo. Mesmo com toda revolta e frustração creio que o número de sócios não baixe dos 8 mil. Penso ser uma questão de tempo para estabilizar nessa quantia.

De outro modo não concordo com o mandatário maior da Gestão de Ativos e do Criciúma quando ele fala que o torcedor poderá ter de esperar um pouco mais pra ver o Clube de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo que, internamente, “sêo” Antenor pense assim...a torcida, de uma forma geral, pensa bem diferente! E não se trata de ambição exagerada! Sei que cidade e região são menores em população do que Joinville e grande Florianópolis. Economicamente, então, somos inferiores até em relação a Chapecó! Mas, historicamente, nossa capacidade de fazer futebol é a maior e melhor do Estado! O que nós, criciumenses, já produzimos e mostramos com Metropol e Criciúma confirma que aqui há inteligência suficiente para pôr de volta o Tigre na elite do futebol nacional imediatamente!

Neste fim de temporada os grandes clubes de futebol do Brasil falam bastante em redução de custos. O Grêmio não renovou com o bom e velho Zé Roberto por causa dos altos salários. Joel Santana também não ficou no Vasco pelo mesmo motivo. Outros clubes como Corínthians, Internacional, Cruzeiro e até o estabilizado São Paulo garantem que em 2.015 os custos terão, obrigatoriamente, que ser diminuídos! Gestores e, principalmente, técnicos e jogadores precisarão rever seus planos financeiros. Ou isso acontece...ou teremos, cada vez mais, clubes indo à beira da falência e se tornando inviáveis. Aliás, no meu entendimento, os dirigentes deveriam se unir e estipular teto ou parâmetros máximos quanto a questões econômicas. Na verdade, dentro de campo, estamos vendo cada vez mais jogadores de futebol ganhando fortunas. Entretanto, a “bola” jogada é de qualidade duvidosa!!

Passarinho Arrepiado me “cutuca” e lembra que acabou a parceria entre a Unimed e o Fluminense F. C. O contrato de apoio e patrocínio durou 15 anos e, neste período, o Flu conquistou três títulos estaduais carioca, uma Copa do Brasil(em cima do Figueirense, lembram?), um Campeonato Brasileiro da Série C e mais dois da Série A. Na recente história do futebol brasileiro é o contrato de patrocínio mais longo mantido até então. Pelo acordo, agora já encerrado, a Unimed investia, por ano, algo entre 15 e 20 milhões de reais em salários, premiações e direitos de imagem de atletas. Mas, em 2.014, este valor teria chegado a 25 milhões! Duas das grandes feras do atual time tricolor só foram viabilizadas em razão da Unimed: Fred e Conca. O relacionamento entre Celso Barros, presidente da Unimed-Rio, e Peter Siemsen, atual presidente do Fluminense, já andava estremecido há algum tempo. Sem a Unimed, o Flu busca um novo parceiro à altura ou o clube pode voltar a ser daqueles de “pires na mão” como tantos outros espalhados pelo Brasil!!

Um comentário:

  1. Boa Giba.. apoiar sempre...agora é deixar a revolta passar e repensar a melhor maneira continuar contribuindo p um projeto maior que é o bem do MAIOR de SC.. a Instituição do CRICIUMA ESPORTE CLUBE..

    ResponderExcluir