sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Todo clube de futebol é movido a títulos!

Alguém contesta? Se apertar a tecla “confirma”, dentro do que penso, está absolutamente equivocado! Qualquer time de futebol precisa ganhar, conquistar, alcançar objetivos e, por conseqüência, levantar troféus. No caso do Criciúma sei que há quem defenda a idéia de que manter-se numa Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, é muito mais importante do que vencer um certame regional. Mas não há como programar ou planejar isso de forma certeira. Quem garante que, priorizando um Brasileiro, em detrimento do Catarinense, a meta será alcançada? Não há como ter certeza de nada! Claro que todos têm,sim, “espelho em casa” e sabem até onde podem chegar. Digo isso porque, no contexto do tamanho de Criciúma, Avaí, Joinville, Figueirense e nos últimos anos, também da Chapecoense, a única real chance de ganhar um campeonato é na disputa do Estadual! Ou, em sã consciência, o torcedor acha que dá pra ganhar uma competição de elite, como a Série A? Ah, Gilberto! Mas assim é pensar pequeno...falta de ambição! Não, não! Nada disso! É ser realista!!

Entretanto, pra se chegar a algum lugar é preciso, obrigatoriamente, de planejamento! Por acaso...nada acontece! Os projetos podem ser colocados em prática a curto, médio ou longo prazo e, às vezes, até tais previsões não se confirmam nem no momento imaginado. Só que “levar empurrando com a barriga” não é o caminho mais adequado pra se chegar a algum lugar!! Contudo, quando se tem estrutura e condição apropriadas pode-se, pelo menos, sonhar com “vôos mais altos”. Mesmo com o fato de o futebol brasileiro estar nivelado por baixo, alguns clubes ainda se destacam nos quesitos necessários para brigar lá em cima na tabela.

Na chamada era dos pontos corridos, só seis clubes ganharam o Campeonato Brasileiro. Lembro que o atual modelo de disputa foi colocado em prática a partir de 2.003. De lá pra cá os campeões foram, pela ordem: Cruzeiro; Santos em 2.004; Corínthians em 2.005; São Paulo, tri-campeão em 2.006, 07 e 08; Flamengo em 2.009; Fluminense em 2.010; Corínthians em 2.011; de novo o Flu em 2.012; e, nas duas últimas temporadas, a superioridade escancarada do Cruzeiro. Com raras exceções, clubes como Goiás, Sport, Náutico, Atlético Paranaense, Coritiba, Bahia, Vitória e os nossos catarinenses, tendem a lutar, no máximo, pra alcançar uma vaga na Copa Sul Americana e, obviamente, se manter na Série A. Mas pra isso também há necessidade de se saber fazer futebol! É preciso ter conhecimento do assunto! Entenderam bem?
Cruzeiro ainda conta com o título da Taça Brasil de 1.966 e se considera tetra-campeão brasileiro.
.
Sei que muitas pessoas ao lerem esta postagem podem questionar, por exemplo, lembrando que o Coritiba já foi campeão brasileiro, o Atlético Paranaense, o Bahia...dentre outros considerados de menor expressão. Só que essas conquistas aconteceram lá atrás...antes dos pontos corridos. Nos moldes de hoje, é bem mais complicado pra um clube de porte pequeno ou médio querer brigar de igual para igual com alguns dos considerados grandes!

Já, na Copa do Brasil, aumentam um pouco as oportunidades para clubes menores. O formato de disputa permite isso! É o “mata-mata” onde, às vezes, em duas partidas, lá e cá, o pequeno elimina o grande. O Criciúma foi o primeiro a conseguir tal feito. A Copa do Brasil começou a ser jogada em 1.989 e, nos dois primeiros anos, Grêmio e Flamengo levaram a taça. Pois em 1.991 o Tigre surpreendeu o Brasil! Depois, outros clubes de porte menor também atingiram tal êxito. Casos de Juventude, em 1.999; Santo André, em 2.004; Paulista, em 2.005; e, Sport,em 2.008. Pelo menos na Copa do Brasil dá pra, pelo menos, tentar! E, tentar não custa nada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário