domingo, 15 de junho de 2014

Ei Espanhaaa...o que foi aquilo?!

Literalmente, a Holanda atropelou a Espanha no principal jogo desta 6ª feira(13), na Fonte Nova em Salvador, pela 1ª rodada da Copa do Mundo. Uma disputa em que os espanhóis abriram o placar depois de pênalte “safadinho” cavado por Diego Costa e muito bem batido por Xabi Alonso. De novo, os espanhóis tiveram maior tempo de posse de bola, mais no 1º tempo do que no 2º, entretanto o placar foi de 1,2,3,4, 5 a 1 para os holandeses! Nas últimas copas, aquelas mais recentes, nenhuma delas apresentou uma surpresa tão grande! Time por time há certa equivalência embora eu achasse que, até pelos resultados obtidos na Copa de 2.010 e também na fase de preparação, a Espanha tivesse melhores chances de vitória. Mas, o andamento do jogo após a penalidade mostrou uma Holanda determinada e usando de muita habilidade e velocidade, aplicou goleada histórica. Os gols da virada foram marcados por Van Persie(2), Robben mais 2, e De Vrij. O placar foi justíssimo se formos considerar o volume de jogo apresentado pela chamada “Laranja Mecânica”, que aliás atuou com uniforme azul. Robben, o carrasco do Brasil no Mundial passado, jogou demais! Entendo ter sido o melhor da partida! A Holanda mostrou um belíssimo “cartão de visitas”! Já tem gente fazendo projeções de que o Brasil ficará em 1º no seu grupo e enfrentaria o Chile, provável 2º da chave B. Tais previsões excluem a Espanha que, assim, não conseguiria classificação para a próxima fase. Hummm...será???
Vi o jogo do México contra a seleção de Camarões. Prélio de alguma movimentação, mas sem grande qualificação técnica. Os mexicanos mereceram a vitória por 1 a 0. O futebol que eles apresentaram foi mais competitivo e eficiente do que o mostrado pelos africanos. Aliás, sobre o México, ele tende a ser um adversário mais complicado para o Brasil do que foi a Croácia. Os europeus marcaram muito o Brasil. O México, por sua vez, não é tão duro e incisivo no sistema de marcação como os croatas. Só que são melhores tecnicamente e com estilo de jogo mais apurado...mais consistente! Assim, a Seleção Brasileira pode ter mais dificuldades do que aquelas encontradas na 1ª partida. Há de se levar em consideração que a tensão da estréia já terá passado e, por conseqüência, o peso é menor mas a responsabilidade...a mesma!
Ainda repercute muito o pênalte sofrido por Fred na vitória do Brasil sobre a Croácia. Mas, se não fosse tal lance e conseqüente equívoco da arbitragem, o Brasil não venceria o jogo? Imagino que sim! Malandragem brasileira? Sim! Foi “esperto” também Diego Costa ao cair na área e enganar o árbitro italiano Nicola Rizzoli, de Espanha e Holanda? Claro...foi! Chegou, inclusive, a gritar no lance, como fez Fred...tudo pra ajudar na encenação. As 36 câmeras colocadas de vários ângulos para não deixar escapar nada nos jogos da Copa flagram tudo e, cada vez mais, nos mostram detalhes que antes não víamos! A arbitragem tem sofrido bastante com tal evolução tecnológica. As exigências estão ficando cada vez maiores e quem trabalha diretamente num jogo precisa se aprimorar pra não errar e ser surpreendido!
A Copa do Mundo, pelo menos até agora, tem mostrado uma situação bem diferente daquela que estamos acostumados a observar nos jogos em campeonatos aqui no País. Me refiro ao público que se mistura...entenderam? Ou seja, torcedores de Brasil e Croácia juntos, no mesmo local do estádio; e...na partida entre Espanha e Holanda da mesma forma. É algo quase utópico para acontecer aqui no Brasil! Já imaginaram? Ou alguém admitiria estar no Heriberto Hülse com a camisa do Criciúma e um cara torcendo com a camisa do Figueirense, do lado?? Assim também é entre torcedores de Corínthians e Palmeiras, Flamengo e Vasco, Grêmio e Inter e em qualquer outro jogo!! É uma questão de educação e cultura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário