sexta-feira, 29 de maio de 2015

Libertadores: de 5 só sobrou 1!!

Apenas um brasileiro segue na Taça Libertadores da América para tentar o título: o Internacional de Porto Alegre. Tudo começou com Cruzeiro, Atlético Mineiro, Corínthians, São Paulo e o próprio Inter. Pelo que vi e pude acompanhar, além de observar bem a capacidade de cada um deles, o colorado gaúcho é quem está jogando o futebol mais competitivo no País. Pra mim, nem São Paulo, nem Atlético conseguiram empolgar e passar confiança a seus torcedores; o Corínthians decepcionou e o Cruzeiro deu uma “bela bobeada”! Depois de ganhar na Argentina, do River Plate, 1 a 0 semana passada, acabou perdendo de 3 a 0 no Mineirão na última quarta(27), num dos jogos da volta pelas quartas de final. Os argentinos provocaram mais um “mineiraço”...imitando o que a Alemanha fez com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do ano passado, naquele inesquecível 7 a 1!!! Nitidamente, o Cruzeiro calçou “sapato alto” e se deu mal!! O River mostrou raça, foi mais competitivo e se classificou para a fase semifinal!

Quanto ao Internacional...vive um momento muito bom! Dá pra ver que os caras estão todos por demais focados no propósito de ganhar a Libertadores. Sua torcida, os dirigentes e principalmente comissão técnica e jogadores demonstram que o clube quer de novo uma conquista internacional. Técnica e fisicamente o Inter vive grande momento com os atletas assimilando muito bem o que expõe o comandante Diego Aguirre. Além de tais virtudes, sobram no Internacional alto nível de competitividade, garra e espírito de luta, fatores essenciais para uma boa campanha em qualquer torneio.

Faço tal referência para chegar ao Criciúma. Se foi o tempo em que outras equipes pisavam no Heriberto Hülse e “tremiam”! Hoje todo mundo chega, deita e rola e o Tigre não esboça nenhuma reação! Falta alguém dentro de campo que ponha o “dedo na ferida” e chame a responsabilidade! Num primeiro momento, imaginei que Cléber Santana poderia ser esse “cara”. Ledo engano!! O ex-Avaí não tem tal característica. Talvez, no atual plantel, dentro do que já vimos, o goleiro Luiz seja o jogador mais indicado para tal função. E, o comportamento do time em campo, de certa forma, também reflete o que quer o treinador...o que ele exige! Ou seja, técnico passivo, quieto à beira do gramado ou com poucas atitudes, time do mesmo jeito em campo! Claro que isso não é uma regra! Masss...quando não se tem ninguém que “chacoalhe” dentro e fora das 4 linhas, os objetivos ficam mais difíceis de serem alcançados!!

Os dois últimos treinadores do Criciúma não têm esse perfil. Nem Luizinho Vieira...nem Moacir Júnior são “agitadores”, no bom sentido, que possam mexer com os brios dos atletas. O último que passou por aqui e até hoje é bastante ativo...Argel Fucks, atualmente no Figueirense. Entretanto, é preciso destacar que só ter raça e determinação não são suficientes para se chegar a algum lugar em determinada competição! É preciso aliar um bom condicionamento físico e, pelo menos, uma razoável técnica!! Por isso que me referi à maneira como o Internacional está jogando. E, resguardadas as devidas proporções, era o que o Criciúma mostrava nos bons tempos!! Aqui quem mandava era o Tigre e não tinha pra mais ninguém!! Nos dias atuais, entretanto, as coisas mudaram e não há essa imposição pelo fato de jogar em casa, ao lado de seu torcedor! De onde vem isso? De cima! Desde a presidência até quem está na linha de frente para projetar e montar um grupo de trabalho com tais características! Entenderam??

Nenhum comentário:

Postar um comentário