terça-feira, 25 de agosto de 2015

Criciúma não consegue ser estável no Brasileiro.

Talvez este seja o principal desafio do técnico Petkovíc: proporcionar ao time que ele comanda uma certa firmeza e solidez! Claro que, se desde o começo da competição o Criciúma tivesse demonstrado esta sonhada regularidade, a situação na tabela seria outra...com certeza! Na verdade, e nem dá pra esconder...o Criciúma mostrou futebol convincente em duas partidas este ano: diante do Grêmio, lá em Porto Alegre, dia 14 de julho; e, em 18 do mesmo mês, contra o Bahia. No primeiro, vitória por 1 a 0 e, depois outro resultado positivo, 2 a 1. Em nenhuma outra oportunidade o Criciúma foi tão equilibrado em 2.015. Vale lembrar que o jogo contra o Grêmio ocorreu pela Copa do Brasil e, no embalo, quatro dias após...pegou o Bahia, em casa.
Massss...será que o técnico Dejan Petkovíc ainda conseguirá fazer com que o Criciúma apresente um padrão verdadeiramente competitivo e uniforme de jogo ?? Tenho minhas duvidas!! Todos nós que acompanhamos o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual comissão técnica temos de reconhecer algumas situações que precisam ser expostas. Primeiro...Petkovíc tem algum conhecimento, pouca experiência e méritos pelo fato de estar “tirando leite de pedra” do atual plantel. Pet não é nenhum “professor” na real acepção do termo! No entanto, foi depois de sua chegada que o Criciúma melhorou um pouco a campanha no Brasileiro. E, segundo...o grupo de jogadores que ele, Pet, tem na mão é de baixa qualidade! Pra mim e pelo que vi até agora, dá pra destacar, tecnicamente, o goleiro Luiz e o zagueiro Fábio Ferreira. Os demais...”tudo japonês”! Quando foi contratado o atacante Neto Baiano imaginei que o Criciúma teria acréscimos na parte ofensiva. Ledo engano! O esquema não colabora e o próprio jogador reconhece que não está num bom momento. Além dele, eu também esperava e ainda espero mais de Lucca.  De um modo geral o time é tão medíocre que, mesmo sem estar no melhor de sua forma, depois de consecutivas cirurgias, Lucca ainda é esperança de boas jogadas!!

Sobre o esquema de jogo que está sendo usado, acho que continua sendo uma insistência desnecessária do treinador o tal 4-2-3-1!! E problema, na verdade, não é o estilo de jogo escolhido por Petkovíc. Ocorre que Maurinho, por exemplo, não sabe fazer esta função e teimosamente continua sendo escalado pra fazer uma tarefa que só contribui para que ele próprio tenha rendimento pífio! Maurinho teve algum destaque no Metropolitano jogando pela esquerda e procurando usar de sua velocidade. No Criciúma ele vem sendo utilizado para atuar pela direita, no ataque, e com muita responsabilidade de ajudar na marcação. Assim, fugindo de suas características e do que pode render! Resumindo...se Maurinho já não é o “bicho” jogando na sua...imaginem fora de posição!!! Insisto que o melhor para os padrões do nosso futebol...sem inventar...um goleiro e o 2-2-2-2-2: dois laterais, dois zagueiros, dois volantes, dois meias e dois atacantes...!!!

Como a coluna e o Passarinho Arrepiado já haviam antecipado, os organizadores da Copa Sul Minas optaram pelo rancking de cada estado para escolher os representantes na competição que volta a ser disputada em 2.016. Assim, em Santa Catarina, Criciúma e Figueirense jogarão o torneio. Nos demais...Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional; Paraná...Coritiba e Atlético; Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético; e, do Rio de Janeiro, por convite...a dupla Fluminense e Flamengo. Se bem que os cariocas querem participar da Sul Minas...mas ainda há certo impasse a ser resolvido com a Federação do Rio de Janeiro. Na minha opinião agiram corretamente as pessoas envolvidas na elaboração do evento. O rancking é o melhor caminho para definir quem tem direitos! E...na atual conjuntura...o Criciúma é o único da Série B a jogar a Sul Minas de 2.016...!!

3 comentários:

  1. Pet ta tirando leite de pedra e mto mais... realmente é pouca experiência a dele, mas está tentando e, momentaneamente, conseguindo efetuar um bom trabalho. Porém, sem sombra de dúvidas, o principal motivo é a falta de qualidade técnica e de vontade, raça, de alguns jogadores... Luiz, o melhor e o único bom.
    Criciúma na Sul Minas foi muito bom, ranking com certeza é o melhor caminho...Não estamos na "A", mas estamos na frente no ranking.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADO POR EXCLUIR MEUS COMENTÁRIOS.. DA P PERCEBER CADA VEZ MAIS AS COISAS PIORES EM CRICIUMA, CIDADE , TIME E AGORA IMPRENSA.. PARABENS SERIÉ C É LOGO ALI...Q PENA

    ResponderExcluir