quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Futebol e a ausência de meias e centroavantes!

Me refiro aqueles jogadores que atuam no meio campo, encostando sempre no ataque, e dos centroavantes de área mesmo...fixos! Entenderam? Pois bem...no futebol de hoje, Jádson e Renato Augusto, do Corínthians; Douglas, do Grêmio; D’Alessandro, do Inter; Conca...que está no futebol chinês; Paulo Henrique Ganso, do São Paulo; Ronaldinho Gaúcho, do Fluminense; Marquinhos, do Avaí. Cito alguns...de boa qualidade que jogariam em qualquer clube do País. Mesmo assim, com esta qualificação que me atenho, é “peça rara” nos gramados do Brasil hoje em dia. Quanto aos atacantes que jogam mais centralizados...Neto Baiano, do Criciúma; Fred, do Fluminense; Rafael Moura, do Internacional; Wálter, do Atlético Paranaense; Leandro Damião, do Cruzeiro; Leandro Pereira, do Palmeiras; Diego Tardélli, que está no exterior; Luís Fabiano, do São Paulo...dentre outros que também merecem destaque.

De qualquer modo, entendo que são posições carentes no jeito dito moderno de jogar futebol. Na atualidade prevalece o futebol total!! Ou seja, quase todos em campo não guardam posição, procuram se movimentar o máximo possível...tudo com o intuito de marcar MUITO e procurar surpreender o adversário num eventual contra-ataque. Claro que há diferenças entre os jogos que já observamos este ano nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Massss...o objetivo é o mesmo!! Primeiro marcar...recompôr e, depois, tentar roubar a bola e chegar ao gol oponente o mais rápido possível! E dá-lhe bom condicionamento físico pra fazer tudo isso!! Notamos que, cada vez mais, o futebol ganha velocidade...mas perde técnica e habilidade! Quando se consegue reunir um grupo bastante razoável, como o Cruzeiro, por exemplo, que ganhou duas vezes o Brasileiro...nos dois últimos anos; o Internacional, que chegou a conquistar Libertadores e até o Mundial Interclubes; o Atlético Mineiro...enfim, clubes que marcaram época...os resultados acontecem e há reconhecimento! Entretanto, a coisa não é tão simples assim!

Nosso futebol, o brasileiro....aqui da “terrinha”...está cada vez mais fraco sob o ponto de vista técnico! A qualificação de nossos atletas é de baixo nível. Sei que, mesmo assim, há quem seja considerado “top”. Mas, temos que admitir...só temos Neymar!! Ou há outro atleta “canarinho” em nível mundial, com maior projeção, que possa ser chamado de craque na verdadeira acepção do termo?? Diferentemente de 10 anos atrás, por exemplo. Tínhamos em alto nível...Rivaldo, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Kaká, Robinho...!! Dá uma saudade!! Hoje há escassez de jogadores bem acima da média! A coisa, nitidamente, nivelou por baixo!! Até o fatídico 7 a 1 que a Alemanha nos impôs com ares de vexame...talvez estivéssemos mascarando uma situação que se deflagrou justamente a partir do ocorrido! Ainda vieram a goleada sofrida pra Holanda, na decisão do 3º lugar no Mundial de 2.014, e outra decepção, esta mais recente...a pífia campanha na última Copa América! E olha que o tempo está passando e não observamos nenhuma medida, de maior impacto, para evitar que novos “desastres” aconteçam!!

Passarinho Arrepiado está criando grande expectativa para acompanhar a rodada da Série B neste meio de semana. Só que Série B do Campeonato Catarinense!! Em Tubarão, nesta quinta-feira(06), tem “Tuba-Luz”!! Sim, o clássico de Tubarão, entre Atlético Tubarão e Hercílio Luz. Obviamente que, não cercado de grande rivalidade como em outros tempos! No entanto, cria certa expectativa...sim! Na “segundona” catarinense, os dois melhores, somadas as pontuações de turno e returno, fazem a final e, automaticamente, se qualificam pra disputar a Série A, ou 1ª Divisão de 2.016, substituindo Guarani de Palhoça e Marcílio Dias, que caíram este ano! Faltando 4 rodadas pra acabar a fase de classificação, o Brusque é líder com 28 pontos; e o 2º colocado é o Camboriú, com 26. Já, os dois da “Cidade Azul”, Tubarão...3º com 26: Hercílio Luz, 6º, com 21 pontos. Ainda dá pra chegar!!
Estádio Aníbal Costa, palco de mais um "Tuba-Luz"... pela Segundona de S. C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário