quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Roberto Cavalo vem aí...!!

Ele estará na área técnica do banco de reservas do Oeste, comandando seu time diante do Criciúma, nesta sexta-feira(07). Roberto Cavalo é um dos maiores ídolos da história do Criciúma! Fez parte daquele time que todo torcedor sabe na ponta da língua: Alexandre; Sarandi, Vilmar, Evandro ou Wílson e Itá; ele...Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo; Vanderlei, Soares e Jairo Lenzi. Timaço...no verdadeiro sentido da palavra!! E...ainda tinha Adílson Gomes, Zé Roberto, Émerson Almeida e Everaldo, dentre outros. Nenhum deles ganhava exorbitâncias financeiras!! Aliás, o então presidente Moacir Fernandes determinou que o teto máximo de ganhos atingisse o patamar de 10 salários mínimos. Bichos e premiações? Dez por cento desse valor ou metade ainda, dependendo da importância de cada vitória ou objetivo alcançado. Massss...havia comprometimento e espírito de luta, além de um altíssimo grau de profissionalismo! Um grupo que começou a ser formado em 1.985/86... atingindo seu ápice em 1.992 com a campanha história na Taça Libertadores da América. Durante esse tempo, o Criciúma conquistou quatro títulos estaduais, uma Copa do Brasil, além de um honroso quinto lugar na Libertadores!

Entre algumas histórias da época...está uma que envolve Roberto Cavalo e Grizzo, amigos inseparáveis naqueles anos. A internet ainda “engatinhava” por aqui. Não havia whatsapp, mensagens de texto e a telefonia celular era precária e com acesso a uma parcela muito pequena da população. Algumas mulheres, uma ou outra chamada de “maria chuteira”... elas sempre queriam manifestar admiração e, se rolasse, oportunidade...um “namorico”!! E uma maneira usada...a de mandar cartas! Roberto Cavalo era um dos mais !estilo Don Juan”! Já, seu parceiro, Grizzo...não tinha tanta sorte assim! Certo dia, passando pelos corredores do Heriberto Hülse antes de um treino, a recepcionista corre e diz: “Cavalooo! Tem cartas pra ti! Pega aqui!!”. Este, por sua vez, não se fez de rogado: “Ué...só pra mim? Pro feio do Grizzo não?”. Gargalhada geral!! Grizzo levou na brincadeira...claro! Ambos tinham amizade inabalável!!
Aqui, ainda como atleta, segurando a Copa do Brasil, ao lado de Felipão e Humberto Ferreira, em 1991.

Roberto Fernando Schneiger hoje está com 43 anos. Adquiriu “alguns” quilos e decidiu enveredar pela carreira de técnico de futebol! É, sem a menor sombra de dúvida, um cara do bem! Passou pelo Marcílio Dias...lá no começo de sua carreira como jogador. Jogou em mais 6 clubes: Atlético Paranaense, Criciúma, Vitória, Botafogo, Sport e Avaí. Encerrou suas atividades como atleta em 1.997. Além de ter marcado seu nome no Tigre, os torcedores do Vitória e do Avaí também o reverenciam bastante! Já como treinador, trabalhou no Criciúma em 2.007...sem muito sucesso! No momento, faz uma boa campanha com o Oeste, de Itápolis-SP, no Brasileiro da Série B. Inclusive, está na frente do Criciúma: é 9º...o Tigre, 12º! Particularmente, torço muito pelo sucesso de Roberto Cavalo! Contra o Criciúma também? Não! Que ele se dê bem depois de sexta!! Esxtão compreendendo??
Nesta foto, mais recente, já como treinador do Oeste e com alguns quilos acumulados...!

Muito boa essa iniciativa do Depto. de Marketing do Criciúma em disponibilizar promoção de dois mil ingressos, com o preço de 60 reais, para os jogos contra Oeste e Payssandú. E tal oferta para torcedores sócios e não-sócios!! Assim, cada jogo sai no preço de 30 reais! Dessa forma, cria-se expectativa positiva em relação à presença de público. Aliás, o público médio dos jogos no estádio Heriberto Hülse tem sido bastante inferior aos do ano passado, por exemplo. E...até...se formos comparar com 2.012, ano em que o Tigre também disputou a Série B. Está claro que a queda em 2.014, somada à “mágoa” de ver os rivais jogando Série A e, ainda, o fato de o time em campo não estar correspondendo dentro do atual Brasileiro... fatores que desmotivam boa parte da torcida! De ambos os lados...jogadores e torcedores... há tempo para reação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário