sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Faltam só 13!!

Parafraseando um dos profissionais mais vitoriosos da história do futebol, no caso...Mário Jorge Lobo Zagallo, refiro-me ao número de jogos que falta para o Criciúma neste Campeonato Brasileiro: 13. Pela ordem, o Tigre tem...Luverdense, em casa; Atlético, em Goiânia... jogo atrasado; América Mineiro, fora; Paraná, no Heriberto Hülse; Bragantino, em São Paulo; Ceará, em Criciúma; Bahia, em Salvador; Santa Cruz, no Arruda; Botafogo e Oeste, na sequência, em casa; Boa Esporte, em Varginha; Payssandú, em Belém; e, CRB, no Heriberto Hülse. Assim, serão 6 partidas no Heriberto Hülse e 7 fora dele. Pra chegar ao acesso quantos pontos serão necessários?? As últimas competições da Série B indicam que quem atinge entre 59 e 71 pontos...garante-se no G-4! Só pra se ter uma idéia, o Vitória, em 2.007, subiu com 59 pontos. Por outro lado, ano passado, o Avaí teve que fazer 62 pontos para retornar à Série A. Os indicativos atuais são de 65 pontos...conforme estudos matemáticos. Pois bem...o Criciúma tem 34 e hoje está há 11 pontos atrás do 4º colocado, o Bahia que tem 45. E...se são necessários 65 pontos, o Criciúma precisará somar mais 31. Então ...10 vitórias e um empate!! Assusta?? Claro que sim!! Cá entre nós...pelo que temos visto do futebol apresentado pelo Criciúma neste Campeonato Brasileiro é mais fácil empatar 10 e ganhar um do que empatar um e ganhar 10!!! Não é corneta, e, sim realidade!!!

Em cima destes dados e projeções...qual o grau de confiança que o Criciúma passa a seu torcedor e simpatizante no sentido de conseguir um “sprint” final alucinante e obter o acesso? Não vamos nos enganar...por favor!! Só se acontecer algo meio que surreal!! O torcedor do Criciúma, por mais fanático que seja, deve estar consciente que o mais provável é o Tigre se encaminhando para finalizar sua campanha “no meio da tabela de classificação”! Insisto que risco de rebaixamento...a chance é quase zero! O primeiro que cai, na posição atualizada, é o Ceará que tem 25 pontos. O Criciúma tem 9 na frente!! Uma boa vantagem que, embora não garanta absolutamente nada, mas que tende a se manter ou até aumentar em razão da pouca eficiência dos demais concorrentes! Pelo que observo...mesmo com a baixíssima qualidade do futebol mostrado, tem time pior do que o Criciúma!! Então...nada de acesso, nada de descenso!!!
        As faixas de “Vamos subir Tigre!”...vão ficar pra 2.016!!

Na Série A do Campeonato Brasileiro começa a chamar atenção uma briga muito particular que pode se intensificar nas rodadas seguintes da competição. Ou seja, o “entra e sai” da zona do rebaixamento da dupla da Capital, Figueirense e Avaí. Como o Leão ganhou o clássico do meio de semana, foi a 29 pontos e deixou o “pepino” pro rival que é 17º com 27 pontos!! E, na próxima rodada, o Figueirense estará em Porto Alegre para pegar o Internacional; o Avaí atuará na Ressacada diante do São Paulo. No jogo do Beira Rio, tem promoção onde torcedores que forem ao estádio com traje tradicionalista gaúcho, não pagarão ingresso. Isso, por conta da semana Farroupilha, festa comemorada anualmente nos pampas. Já imaginaram a disputa até o fim do ano, entre Avaí e Figueirense pra ver quem sobrevive na Série A??? Mesmo à distância...bom de ver, não é mesmo?? 
Os dois rivais de Florianópolis podem brigar até o fim do Brasileiro por permanência na Série A.

Um comentário:

  1. Com esse time aí o cálculo deve ser outro Gilberto. Temos que fazer mais 11 pontos para nos garantir na B.
    Só vamos subir no momento em que o Criciúma se tornar um clube humilde novamente, sem esta arrogância de C. Gomes, F. Ximenez e M. Teixeira, valorizando mais o profissionais da região e tendo dentro de campo um time com sangue e raça.

    ResponderExcluir